Batom vegano: soft matte, alta pigmentação e zero toxinas

Batom vegano: soft matte, alta pigmentação e zero toxinas

O batom está entre as make-ups mais usadas pelas mulheres, mas muitas estavam revendo esse uso devido às questões de saúde e ambientais. Com isso, o batom vegano torna-se uma opção em alta.

O batom vegano une alta tecnologia para aumentar a durabilidade e pigmentação ao mesmo tempo em que oferece um produto livre de toxinas e sem crueldade animal no processo. Conheça a seguir:

Afinal, o queridinho das mulheres precisa ser saudável, ambientalmente consciente e entregar tudo na make. Confira!

Batom vegano, o que é?

O batom vegano é um produto com formulação natural, orgânica e cruelty-free, isso significa que não há crueldade animal em nenhuma etapa de desenvolvimento ou nas matérias-primas usadas.

O batom é o item mais popular da maquiagem, pois tem diferentes opções de cores, texturas, fixação e formatos e agora também está disponível para pessoas adeptas do veganismo.

Apesar de a alimentação vegana ser a característica mais conhecida desse estilo de vida, no veganismo nenhum produto de origem animal ou testado em animais é consumido, sejam em roupas, cosméticos, maquiagens, cultura etc.

Dessa forma, todo um mercado de produtos veganos é necessário para atender essa nova consciência sobre a relação entre humanos e animais.

O batom vegano é parte dessa filosofia de vida, mas garante resultados estéticos incríveis e até mesmo mais saudáveis. A seguir saiba porque adotar o batom vegano na sua rotina de make e abandonar, de vez, as opções comuns.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

O batom vai parar no seu organismo

Provavelmente você não experimentaria seu batom propositalmente, no entanto, isso não significa que uma pequena parte dele não seja ingerida diariamente.

De acordo com estudo divulgado na revista Environmental Health Perspectives uma pessoa com batom acaba ingerindo 24 miligramas do produto por dia.

Portanto, se você usa o produto diariamente – e o reaplica durante o dia – pode estar consumindo quantidades maiores do produto e precisa avaliar melhor a composição dele.

Metais pesados na formulação de batons normais

A presença de metais pesados e toxinas nos batons normais já é um fato conhecido da ciência e das consumidoras.

Uma pesquisa de 2018 revelou a presença de chumbo, cádmio, manganês, cromo, alumínio e outros metais pesados em batons e balm lips comprados em farmácias e lojas de departamento nos Estados Unidos.

A presença de metais, em geral, deve-se à coloração do produto visando a intensificação da pigmentação para resultados estéticos mais satisfatórios.

No entanto, eles são danosos a saúde. O chumbo, por exemplo, é um elemento tóxico bioacumulativo, o que significa que os níveis no organismo aumentam conforme o uso.

O excesso de chumbo no organismo é relacionado a diferentes problemas de saúde, como alterações no sistema nervoso e desregulação hormonal.

Geralmente, o chumbo e demais metais pesados presentes em formulações cosméticas como os batons não fazem parte da composição do produto, mas contaminam outros ingredientes.

Mesmo assim, a substância tóxica deve ser informada no rótulo e costuma ser descrita como: acetato de chumbo, cromo, timerosal, óleo de semente de algodão hidrogenado e hexametafosfato de sódio.

Contém petróleo

Muitas formulações de batons e cosméticos normais contêm derivados de petróleo na composição, especialmente óleo mineral e vaselina.

Essas substâncias são danosas à saúde humana, podendo causar alterações hormonais, por exemplo, mas também são prejudiciais ao meio ambiente uma vez que são de fontes não-renováveis e não são biodegradáveis.

Crueldade animal

A maior parte dos cosméticos e maquiagens disponíveis no mercado ainda fazem testes em animais. O selo cruelty-free indica quais marcas não fazem esse tipo de crueldade animal durante o desenvolvimento dos seus produtos.

Atualmente, estão disponíveis versões modernas e tecnológicas de testes sem animais, como em tecidos sintéticos e também em voluntários cadastrados na Anvisa.

Para identificar se um produto é cruelty-free deve-se observar no rótulo a presença de selos que comprovem esse cuidado, como o da Peta e da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

Além dos testes em animais, batons não veganos podem ser desenvolvidos com matéria-prima animal, como é o caso do pigmento carmim, entre os mais usados na indústria cosmética.

Ele é extraído de um inseto chamado Conchonilla, sendo que são necessárias 70 mil fêmeas para obter meio quilo do pigmento, de acordo com o livro “A Perfect Red”.

Portanto, os batons e cosméticos não veganos e não naturais estão associados com diferentes problemas, tanto na saúde das consumidoras como também com processos e matérias-primas frutos de exploração e crueldade animal.

Composição do batom vegano

O batom vegano da CARE Natural Beauty tem uma proposta totalmente diferente dessas formulações agressivas, tóxicas e baseadas em exploração animal.

O batom vegano CARE Natural Beauty tem diferentes certificações para comprovar a integridade e confiabilidade dos seus processos de pesquisa, desenvolvimento e comercialização, como:

  • selo PETA cruelty-free e vegan;
  • não usa conservantes artificiais;
  • livre de parabenos;
  • produto orgânico;
  • produto reciclável;
  • CO2 neutro.

Portanto, há um comprometimento com a saúde das consumidoras, mas também com o meio ambiente.

A composição do batom vegano CARE reflete esses princípios da marca, incluindo:

  • ácido hialurônico vegetal para aumento do volume labial e estímulo à produção de colágeno e elastina para combater o envelhecimento da região da boca, como os vincos, e valorizar o contorno dos lábios;
  • manteiga de cacau e de cupuaçu orgânicas para hidratação e nutrição profundas;
  • óleo de açaí orgânico para nutrição dos lábios;
  • cera de carnaúba e de candelilla para hidratação;
  • amido de tapioca;
  • esqualano de oliva.

A combinação de ingredientes do batom vegano CARE proporciona um soft matte, sem aparência quebradiça e ressecada, alta pigmentação, com cor intensa e duradoura, e zero toxinas, para saúde das consumidoras.

Benefícios dos ingredientes

Os benefícios dos ingredientes incluem uma coloração com alta durabilidade, cor intensa e viva e hidratação e nutrição dos lábios. Conheça as opções do batom vegano CARE Naural Beauty:

  • Batom Terracota: tom com o conceito nude, com tonalidade média e levemente fria para uma aparência sofisticada e versátil;
  • Batom Sparkling Peach: com tom pêssego, levemente rosado, ideal tanto para quem gosta do tom mais quente como mais frio, podendo ser usado em qualquer ocasião;
  • Batom Red Velvet: para amantes do batom vermelho, opção com tom de carmim equilibrado e obtido sem exploração animal.

O batom vegano CARE Natural Beauty é a opção ideal para diferentes gostos, além de garantir uma formulação limpa, vegana e livre de toxinas.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.