Cuidados com o rosto durante o verão

O Brasil é um país tropical e, por isso, a temperatura que mais prevalece durante o ano é a quente. A grande vantagem disso é que podemos aproveitar o sol em praticamente todas as estações, mas sempre lembrando os cuidados com o rosto, principalmente durante o verão.

A região do rosto é uma das partes do nosso corpo que mais se expõe aos raios solares no dia a dia. Pode parecer um contato inofensivo, mas o calor em excesso pode causar queimaduras, manchas e até mesmo câncer de pele, em função dos perigos do raio UV.

Por isso, para manter o rosto saudável enquanto você curte os dias ensolarados, lembre-se dos cuidados com o rosto durante o verão. Continue a leitura e confira com a CARE que cuidados são esses!

Entenda os raios UV e seus perigos para a pele

Os raios UV estão presentes durante todo o ano, mas, nos meses em que a estação principal é o verão, eles se tornam ainda mais intensos.


Por isso, é importante entender o que são os raios ultravioletas e o que eles podem causar na nossa pele se não nos atentarmos aos cuidados necessários de prevenção dos males provocados pelo sol.

A radiação solar é composta por ondas eletromagnéticas de comprimentos variados, conhecidas como raios UV, UVB e UVA. Esses raios não são luzes visíveis a olho nu e, graças à camada de ozônio que envolve a Terra, apenas uma pequena quantidade deles consegue nos atingir.

A maioria das pessoas já ouviu falar dos raios UV (ultravioletas), pois essa sigla está presente em embalagens de protetor solar, óculos de sol e até mesmo roupas. Esses raios podem nos causar alguns problemas, como o envelhecimento precoce, problemas oculares (catarata, por exemplo), câncer de pele, alteração no pigmento da pele e até mesmo mudanças no nosso sistema imunológico.

Os raios UVB são aqueles responsáveis por deixar a nossa pele avermelhada quando ficamos um bom tempo expostos ao sol sem proteção solar. Já os raios UVA, mesmo não trazendo reações superficiais, conseguem atingir uma camada ainda mais profunda da pele, contribuindo para o surgimento do câncer de pele.

Infelizmente, algumas ações do ser humano, como a emissão de CO², têm contribuído para que a camada de ozônio se enfraqueça ano após ano, aumentando assim o aquecimento global. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, a cada 1% de perda dessa barreira, cerca de 50 mil casos de câncer de pele podem surgir no planeta.

Dicas para manter os cuidados com o rosto durante o verão

Pode parecer que o sol é um grande inimigo, mas isso só será verdade se não tivermos alguns cuidados durante o verão. Afinal, a exposição ao sol também é importante para a nossa saúde, pois é dessa forma que nosso organismo é estimulado a produzir vitamina D.

Evite se expor nos horários mais quentes do dia

Entre 10h e 16h, o calor é mais forte, e os raios UV atingem a superfície da terra de maneira ainda mais intensa. Por isso, fique atenta e evite exposição direta ao sol durante esses horários.

Caso precise caminhar no sol nesses horários, ande pela sombra e, se necessário, use sombrinhas.

Invista em protetor solar

Essa é a etapa principal dos cuidados com o rosto durante o verão. O protetor solar é responsável por criar uma barreira protetora na nossa pele que bloqueia os raios UV e previne o envelhecimento precoce.

Faça uso do protetor solar diariamente, até mesmo quando não houver contato direto dos raios solares na pele. Porém, caso esteja na praia ou na piscina, aplique-o em todo o corpo 20 a 30 minutos antes da exposição e reapliqu-o a cada 3 horas.

Existem diversos produtos no mercado; faça uma pesquisa para entender qual é o ideal para o seu tipo e tom de pele.

Utilize acessórios que cobrem o rosto

Mesmo com o uso do protetor solar, é importante criar algumas barreiras para evitar o contato direto com os raios solares. Por isso, use e abuse de acessórios como lenços, chapéu e óculos escuros.

Assim, é possível proteger duplamente o rosto durante o verão e ainda caprichar no visual, seja ele casual ou praiano. Dica extra: na hora de escolher óculos de sol, lembre-se de checar se eles possuem proteção contra raios UV.

Mantenha a pele hidratada

Para cuidar do rosto durante o verão, manter a pele hidratada é muito importante. Durante essa época do ano, a tendência é que o nosso tecido cutâneo perca bastante água devido à transpiração excessiva, o que pode causar ressecamento.

Beber muita água é essencial para cuidar do corpo como um todo. Já no rosto, além do protetor solar, aplique um produto com ação antioxidante e hidratante para restabelecer a camada lipídica da pele.

Para essa etapa, indicamos o nosso sérum hidratante ultraleve: SkinDrops Hialu. Além de proteger a pele naturalmente com seus produtos orgânicos e naturais, o Skin Drops Hialu sela a hidratação, nutre a pele e aumenta a eficácia antioxidante em até 200%.

Leia também: Rotina de cuidados para uma beleza sustentável

Com a CARE a sua única preocupação é aproveitar o verão

Agora que você já sabe como manter a sua pele saudável e radiante durante o verão, conheça os produtos naturais e orgânicos que vão ajudá-la a brilhar ainda mais!

Acesse o site da CARE Natural Beauty e confira tudo que você precisa para deixar o seu skinCARE completo e ainda aproveitar o verão com muito cuidado e proteção.  

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.