Desmitificando a leitura dos rótulos de cosméticos

Desmitificando a leitura dos rótulos de cosméticos

 

Com a quantidade de cosméticos existentes no mercado atualmente, é comum ficarmos em dúvida sobre qual a principal finalidade de um produto e se ele suprirá as nossas necessidades. Por isso, observar atentamente as embalagens e fazer a leitura dos rótulos de cosméticos é uma prática muito importante e deve ser colocada em prática desde já.

Afinal, a maioria das dúvidas que podem surgir a respeito de um produto estão disponíveis para serem consultadas nos rótulos.

Mas, cá entre nós, pode parecer fácil, mas não é tão simples entender as nomenclaturas existentes em uma embalagem, não é mesmo? Pensando nisso, a CARE preparou esse texto para ensinar você a ler os rótulos de cosméticos da melhor forma e evitar possíveis frustrações. Anote aí! 

Como decifrar os rótulos de cosméticos

No rótulo de um cosmético, você consegue encontrar praticamente tudo de que precisa sobre um produto: nome, marca, conteúdo, modo de uso, data de validade e mais.

O que muitas pessoas passam a questionar é a dificuldade em decifrar as nomenclaturas das substâncias presentes nos produtos, principalmente os consumidores que seguem o movimento clean beauty e tratam essa análise como prioridade.


Mas não seria mais fácil se deixassem os nomes em português? Não, pois os nomes “estranhos” que encontramos nos rótulos dos cosméticos são a identidade do ingrediente, ou seja, seu nome químico.

Um breve exemplo disso é o silicone volátil com nome INCI Cyclopentasiloxane. Caso fosse traduzido para o português, se tornaria ciclopentasiloxano. Além disso, as denominações químicas existentes podem possuir inúmeros nomes comerciais, o que dificultaria o seu reconhecimento.

Pode parecer controverso, mas essa regra é adotada mundialmente pelo INCI Name (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients), responsável pela codificação dos rótulos, para facilitar as nossas vidas. Ou seja, as nomenclaturas presentes nos produtos são padronizadas no mundo inteiro, simplificando o entendimento dos consumidores para com a embalagem.

A ordem dos ingredientes também auxilia essa descoberta

Ao fazer a leitura dos rótulos, podemos notar que os ingredientes obedecem a uma ordem decrescente de acordo com a sua concentração no produto. Em resumo, as substâncias que aparecem no topo da lista estarão sempre em maior quantidade.

Essa é uma informação muito importante, pois a dosagem nos ajuda a entender qual produto poderá atender melhor às nossas necessidades com base em seus ativos. Lembre-se de observar sempre a data de vencimento.

Para fazer a pesquisa de um nome INCI, basta consultar aqui.

Observação: é essencial entender se a matéria-prima encontrada no rótulo contém mais de uma substância em sua composição, pois assim todos os componentes podem ser declarados no momento de registrar a formulação na ANVISA, evitando possíveis problemas futuros.

Tudo que você precisa saber sobre os rótulos de cosméticos naturais

Agora, caso você seja uma amante de cosméticos naturais e queira analisar produtos orgânicos, veganos e "cruelty free", basta observar se, na embalagem, eles possuem os seguintes selos e certificados:

  • Reciclável: seja o símbolo de reciclagem ou algum outro relacionado à sustentabilidade, esse selo é responsável por mostrar que a empresa se preocupa com o meio ambiente e com o destino das embalagens produzidas. Nos produtos da CARE, temos o selo EuReciclo.

  • "Cruelty free": significa que o produto não é testado em animais e é reconhecido pela imagem de um coelho. É importante verificar se o símbolo faz parte de alguma instituição conhecida, como a PETA.

  • Orgânico: muitos selos podem indicar que o cosmético é orgânico. Nesse caso, vale a pena pesquisar qual o selo de maior confiança. A CARE utiliza o Organic Production.

Além disso, algumas informações que são relevantes para o consumidor e podem não estar presentes nas embalagens dos produtos devido à falta de espaço são encontradas no site da ANVISA.

Lembre-se de sempre pesquisar e buscar referências antes de consumir os produtos, procurando informações sobre a empresa que os produz antes de adquiri-los. Isso contribuirá para que você não caia em uma propaganda falsa de alguma indústria praticante do greenwashing!


Leia também: Dicas para diminuir o lixo em uma rotina de beleza sustentável

Aposte em uma marca transparente e confiante como a CARE Natural Beauty

A CARE trabalha com total transparência na produção de produtos naturais, orgânicos e veganos.

Aqui não existe clean beauty mais ou menos, mas apenas cosméticos ricos em ativos naturais e com muita tecnologia para entregar sempre o melhor, mantendo a alta performance dos produtos.

Venha mergulhar conosco nessa jornada pela beleza consciente. Acesse o nosso site e confira a coleção de maquiagens e produtos de skinCARE que preparamos para você!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.