pH da pele: entenda o que é e sua importância!

pH da pele: entenda o que é e sua importância!

A pele é a principal barreira protetora entre o nosso organismo e o ambiente externo. E, para que ela exerça sua função de maneira eficiente, o pH da pele é de extrema importância.

Mas você sabe o que é o pH da pele e por que é importante adotar alguns cuidados especiais com ele? Pensando nisso, vamos abordar a seguir:

Sendo um mecanismo essencial de proteção, você deve entender exatamente qual é a função do pH e por que é fundamental manter alguns cuidados no dia a dia. Confira o que a CARE preparou sobre o assunto.

O que é o pH da pele?

pH_1

A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico e refere-se à concentração de [H+] em uma solução.

O pH varia entre 0 e 14, sendo que em soluções com valores menores que 7 ele é considerado ácido (o pH do limão é 1.8), em valores acima de 7 é uma solução alcalina (o pH da água sanitária fica entre 11,5 e 13,5) e o pH 7 é considerado neutro.

Entendendo o que é esse índice, constata-se que o pH da pele varia entre 4,6 a 5,8, a depende de alguns fatores, sendo levemente ácido, o que contribui na proteção dérmica.

A acidez da pele pode ter leves flutuações sem afetar a saúde dérmica, pois aspectos como idade, gênero, região cutânea e temperatura externa, por exemplo, influenciam as medidas ideais do pH da pele.

Um exemplo é que, com o avanço da idade é normal que haja uma redução da acidez, de forma que o pH da pele fique cada vez mais neutro, o que aumenta a propensão a problemas de pele causados por fatores externos e ressecamento.

Importância do pH da pele

pH_2

O manto ácido (ou manto hidrolipídico) ajuda a tornar a nossa barreira externa mais resistente, pois a leve acidez dérmica contribui para prevenir a proliferação de bactérias e fungos, além de reduzir os danos de agressões externas, seja com agentes alcalinos abrasivos, como a poluição, ou a radiação solar.

O equilíbrio do pH também é importante para um ambiente favorável à restauração da flora da pele, o que viabiliza a renovação celular continua.

Por fim, o pH da pele é importante para sintetização dos lipídios epidérmicos, que viabilizam a retenção da água e garantem a hidratação. Por essa razão, peles com pH mais neutro tendem a ser mais ressecadas.

Quando isso acontece, a camada dérmica externa, a epiderme, perde sua barreira de proteção.

Sintomas de um pH desequilibrado

Quando utilizamos produtos com um pH diferente da nossa pele, alteramos a nossa barreira cutânea e prejudicamos sua proteção.

Os sintomas de um pH desequilibrado podem incluir ressecamento, vermelhidão, sensação de desconforto ou repuxamento, descamação ou alguma outra alteração desagradável.

O pH pode ser alterado por diferentes fatores além da escolha dos dermocosméticos utilizados. Alguns exemplos externos incluem alterações de temperatura, umidade do ambiente, nível de poluição, pele suja e/ou oleosa, temperatura da água no banho, medicamentos e exposição a agentes químicos.

Já no que se refere aos elementos intrínsecos, destacam-se fatores como tendência genética, idade, equilíbrio hormonal e outros.

Entenda o pH dos cosméticos

O pH dos cosméticos pode tanto prejudicar como melhorar o da sua pele. Por isso, é importante se atentar às sensações que um produto deixa quando entra em contato com a pele.

Um exemplo é quando utilizamos produtos de limpeza com o pH muito alcalino e ficamos com aquela sensação de repuxamento no rosto. Isso significa que, além da limpeza, o produto também removeu a oleosidade natural da pele, o que é prejudicial.

O mais comum é que os produtos de limpeza, devido conter substâncias abrasivas do tipo detergente, causem esse tipo de alteração.

Além disso, o ritual de skinCARE também pode interferir no pH da pele. Isso acontece porque cada produto tem um pH específico para que as substâncias presentes em sua composição funcionem.

É por esse motivo que a ordem de aplicação correta dos produtos na rotina de beleza é essencial para manter o cuidado com a pele.

E, para evitar problemas futuros e estar sempre com a saúde da pele em dia, a melhor solução é optar por dermocosméticos ou maquiagens que tem biocompatibilidade com o nosso organismo.

A biocompatibilidade dérmica consiste na capacidade da substância de mimetizar a estrutura molecular da pele, favorecendo a absorção e melhor interação.

Dicas para um pH da pele saudável

limpeza de pele

Pequenas escolhas podem fazer muita diferença quando falamos de cuidados com a nossa pele.

O ideal é escolher produtos apropriados ao seu tipo de pele. Nem sempre ter uma rotina de skincare mais longa será benéfico se incluir opções incompatíveis com suas necessidades dérmicas.

Além disso, a sequência correta e etapas básicas da rotina de skincare também são importantes. Lembrando: limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar.

Também é favorável escolher produtos com biocompatibilidade, como os desenvolvidos pela CARE Natural Beauty que tem foco em componentes naturais e de alta tecnologia para entregar cosméticos mais compatíveis à derme.

Skindrops Hialu

Na etapa de hidratação uma dica é o Sérum Facial de Hidratação Profunda Skindrops Hialu, que promove uma nutrição profunda e tem como substância base o ácido hialurônico, naturalmente encontrado no organismo.

SunCARE Powder

Já para proteção solar nossa recomendação é o Protetor Solar em Pó SunCARE Powder FPS 30 que protege contra as radiações UVB e UVA e a luz azul dos eletrônicos.

Tudo isso para transformar o seu momento de autocuidado também em um ritual de amor-próprio. Acesse o nosso site e conheça todos os nossos produtos.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.