Máscara de argila: saiba como utilizar e seus benefícios

Máscara de argila: saiba como utilizar e seus benefícios

A máscara de argila se tornou a queridinha na rotina de skincare de muita gente, e não é à toa. 

Os benefícios são amplos e variam de acordo com o tipo de máscara de argila, permitindo personalizar o tratamento de acordo com as características e necessidades da pele.

Mas, apesar do uso crescente da máscara de argila, nem sempre ele é correto, o que pode resultar em problemas na pele e resultados limitados mesmo sendo um cosmético natural.

Considerando isso, vamos abordar tudo sobre a máscara de argila a seguir, garantindo resultados mais satisfatórios nos seus tratamentos. Para isso, esse conteúdo inclui:

Pronta para esse super conteúdo sobre a máscara de argila? Então não perca a seguir!

O que é Máscara de Argila?

A argila consiste em um mineral proveniente da sedimentação de rochas profundas que adquire a consistência de um pó muito fino.

A máscara de argila consiste na versão umedecida desse pó, formando uma pasta com bioafinidade com a pele por ser rica em compostos minerais.

A argila pode ser de diferentes tipos de acordo com as características do solo e também da região do mundo na qual ela é extraída. No Brasil, temos vários pontos de extração de argila, incluindo a região amazônica.

Os componentes e, consequentemente, as propriedades da argila vão variar de acordo com o local de extração, mas é comum que entre as substâncias presentes estejam:

  • cálcio;
  • potássio;
  • magnésio;
  • sódio;
  • silício;
  • boro;
  • alumínio;
  • cobre;
  • ferro;
  • titânio;
  • selênio;
  • zinco.

Devido à presença desses minerais, a máscara de argila promove diversos benefícios à pele, incluindo limpeza, esfoliação, controle da oleosidade e remoção de toxinas.

A diferença entre argila e barro é que, para ser usada em dermocosméticos, ela é purificada, eliminando matérias orgânicas que estejam presentes, e deve apresentar estabilidade microbiológica para garantir segurança no uso.

Quais são os benefícios da máscara de argila?

máscara de argila

Como visto, as propriedades da máscara de argila varia m de acordo com o tipo de solo do qual ela é extraída e os minerais presentes na composição.

Por isso, cada argila pode ser mais indicada para uma determinada função, como hidratar, controlar a oleosidade, tonificar etc. 

Controle da oleosidade da pele

Um uso muito comum da argila é para controlar a oleosidade. Isso é possível devido ao efeito anti-inflamatório e antibacteriano de algumas argilas, como a verde e a preta, contribuindo diretamente nos casos de pele acneica. 

Para quem tem a pele mais oleosa, a rotina de tratamento com argila pode ser realizada até duas vezes por semana.

Clareadora de manchas

A argila também pode ter efeito como clareadora de manchas dérmicas, desde que elas sejam mais superficiais.

A principal indicação para esse caso é a argila branca, que também pode ser usada para hidratação da pele, especialmente em caso de pessoas com a pele sensível, com dermatites ou ressecadas, devido seu poder de hidratação.

Limpeza da pele

Todas as argilas vão contribuir para promover uma leve limpeza de pele, pois o pó promove uma leve esfoliação com remoção da camada de células mortas da derme.

São frequentemente usadas nesses casos a argila preta, branca, rosa e verde.

A argila também pode ser usada para outros fins, como tonificação da pele, hidratação, e amenização de dermatites e psoríases.

Para que os diversos benefícios com a máscara de argila sejam obtidos é fundamental escolher o tipo mais apropriado à sua pele e também fazer o uso correto e regular do produto.

Tipos de máscara de argila

Como visto, existem diferentes tipos de máscara de argila de acordo com o local de extração, o que influencia a tonalidade do produto, mas também suas propriedades minerais.

Conheça a seguir alguns dos tipos de argila mais usados nos tratamentos estéticos. 

Argila branca

A argila branca é muito comum, sendo a mais indicada para tratamento de peles sensíveis, irritadas e com manchas, pois tem propriedades clareadoras, hidratantes, antissépticas e cicatrizantes.

Devido à presença do silício também tem função adstringente e purificante e estimula a produção de colágeno e elastina.

Os sais minerais presentes na composição promovem efeito antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres.

Leia também: Argila branca: como usar e para que serve?

Argila rosa

A argila rosa é uma versão obtida a partir da mistura da argila branca com a argila vermelha.

Essa opção é mais indicada para peles sensíveis, pessoas com tendência à reação alérgica, como dermatite, rosácea e psoríase.

O tratamento regular com máscara de argila rosa vai ajudar a amenizar os sinais de envelhecimento facial, devido à ação antioxidante do composto, e reduzir a oleosidade, garantindo a hidratação, com retenção de lipídios.

Leia também: Argila rosa: como usar e para que serve?

Argila verde

Trata-se de uma argila muito usada por pessoas com pele oleosa e acneica, pois sua composição contribui no controle da produção sebácea e fechamento dos poros.

Tem ação purificante, adstringente, tonificante e antibacteriana podendo ser usada não apenas na face, mas em outros locais que também apresentam oleosidade, como o couro cabeludo.

Leia também: Argila verde: descubra como usar e seus benefícios!

Argila preta

A argila preta está entre as mais usadas no Brasil, pois é indicada para tratamento da pele oleosa e acneica.

Essa opção destaca-se principalmente pela ação antioxidante, anti-inflamatória e por estimular a circulação sanguínea. É rica em silício, titânio e alumínio.

Apesar de essas serem as opções mais usadas na cosmética, existem diversas outras opções de argilas, como:

  • argila amarela: indicada para redução da oleosidade e de manchas e para peles com tendência à irritação, por ser estimulante e tonificante;
  • argila azul: recomendada para proporcionar equilíbrio na pele devido às suas propriedades tonificantes;
  • argila marrom: usada para regulação sebácea, sendo recomendada para o tratamento de acne;
  • argila cinza: também usada para tratar a oleosidade cutânea e capilar, especialmente em peles inflamadas devido sua ação anti-inflamatória;
  • argila vermelha e roxa: opção indicada para tratamento de peles secas devido à ação hidratante.
  • argila Rhassoul: encontrada apenas no solo do Marrocos, é mais uma opção para cuidado com as peles sensíveis e secas.

Portanto, são diversos os tipos de argila, sendo fundamental selecionar aquela mais adequada ao tipo de pele para um tratamento com melhores resultados.

Como aplicar a máscara de argila?

Uma das dúvidas comuns é sobre como fazer o uso da máscara de argila em casa. O produto pode ser comercializado pronto para aplicação facial ou em pó.

No caso da versão em pó, use utensílios de cerâmica na preparação e separe duas colheres de sopa da argila escolhida. Aos poucos, misture água mineral, filtrada ou hidrolato até obter uma consistência pastosa.

Aplique na face de forma abundante, evitando pontos com camada muito fina do produto e deixe agir entre 15 e 30 minutos.

Caso o dia esteja quente e a argila comece a secar, use um spray com água mineral ou filtrada para umedecer a argila, evitando que ela fique seca no rosto o que prejudica a hidratação do tratamento.

Para remover a máscara de argila pode-se usar uma esponja ou gaze umedecidas com água fria ou lavar abundantemente com água.

Após a aplicação da máscara de argila a pele fica mais favorável à absorção de dermocosméticos, sendo um bom momento para usar um sérum hidrante, por exemplo.

A máscara de argila pode ser usada entre uma e duas vezes por semana, de acordo com as características da pele.

Geralmente, peles oleosas podem fazer uso mais frequente do tratamento, enquanto pessoas com pele sensível ou seca têm mais benefícios optando pela rotina semanal com argila. 

A frequência pode mudar de acordo com orientações dermatológicas e caso optar por dermocosméticos com argila na composição que, geralmente, contém outros ativos.

Como escolher a máscara de argila?

Uma vez que a argila é extraída do solo, é fundamental que ela passe por um processo de purificação e estabilidade para que seus componentes sejam seguros.

Apesar dos benefícios da máscara de argila, estudos já identificaram cosméticos com presença de metais pesados e tóxicos, como o chumbo (Pb) e bário (Ba) relacionados a problemas de saúde, como doenças neurológicas e alterações hormonais.

Dessa forma, é fundamental escolher uma máscara de argila confiável, de uma marca comprometida com beleza natural e limpa, como a CARE Natural Beauty.

Kit Multimasking

No catálogo da CARE, estão disponíveis dermocosméticos veganos, orgânicos e limpos com argila. Você pode escolher o Kit Multimasking que contém:

  • Detox Mask: desenvolvida com argila branca, carvão ativado, extratos de pepino eco, chá verde, folha de oliveira e óleo de jojoba, essa máscara de argila vem pronta para o uso e promove benefícios, como acalmar e hidratar a pele. Também combate a ação dos radicais livres devido à formulação antioxidante; 
  • Anti Acne Mask: formulada com argila verde, extratos de hamamelis, óleos essenciais de lemongrass e melaleuca, óleo de jojoba, cristais de quartzo, rizoma de gengibre e pimpinela e casca de canela, essa máscara apresenta efeito adstringente, cicatrizante e antisséptico e controla a oleosidade, sendo recomendada para peles acneicas e oleosas;
  • Calming Mask: desenvolvida com argila rosa e extrato natural de camomila, auxiliando a acalmar a pele, principalmente para pessoas com dermatites e rosácea. Tem ação hidratante, tonificante, emoliente, cicatrizante, anti-inflamatória, além de estimular a microcirculação sanguínea.

Em vez de precisar escolher uma única máscara de argila, com o Kit Multimasking da CARE você pode fazer um tratamento mais completo e que seja ideal e seguro para o seu tipo de pele.

A recomendação é a que Detox Mask e a Anti Acne Mask sejam usadas até duas vezes por semana, enquanto a Calming Mask pode ser usada até três vezes na semana.

A máscara de argila é um item quase que indispensável na rotina de skincare mais completa, personalizada e eficiente. Escolha a sua aqui na CARE!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.