Niacinamida: Vitamina B3 e seus benefícios!

Niacinamida: Vitamina B3 e seus benefícios!

A niacinamida está entrando com tudo nas formulações cosméticas devido aos amplos benefícios que propícia ao tratamento da pele.

A substância pode ser incorporada a diferentes cosméticos, como de tratamento anti-aging, hidratantes, tônicos, séruns, primes, protetor solar e outros.

Antes de inserir a niacinamida na sua rotina de skincare, recomendamos saber mais sobre a formulação, seus benefícios e como usá-la. Pensando nisso, esse conteúdo inclui:

Com essas informações você vai poder escolher o melhor produto com niacinamida para suas necessidades e incorporá-la corretamente nos seus cuidados diários. Confira!

niacinamida

O que é a niacinamida?

A niacinamida consiste na forma ativa da vitamina B3, sendo uma vitamina solúvel em água, também chamada de nicotinamida em alguns dermocosméticos.

A vitamina B3 estimula a síntese de ceramidas naturalmente presentes na derme, o que resulta em seu alto poder de hidratação e seu uso versátil em diferentes produtos para pele.

Um dos fatores-chave para o aumento do uso da niacinamida é que a substância não degrada em decorrência da exposição à luz solar ou temperaturas elevadas, prolongando a proteção.

Indicada para peles sensíveis e irritáveis, a niacinamida consegue amenizar quadros de vermelhidão, coceira e inflamação na pele.

Além disso, seu uso associado com outras substâncias, como ácido hialurônico, retinol e vitamina C tornam seus resultados ainda mais satisfatórios.

Concentração de niacinamida

Na hora de escolher o produto com niacinamida uma das dúvidas comuns refere-se a concentração de vitamina B3 na formulação.

Nesse sentido, é fundamental saber que existem sim diferentes concentrações disponíveis, mas que não há uma delas que é ideal, visto que, em geral, apresentam características específicas.

Os produtos com niacinamida com concentração entre 2% e 4% geralmente são associados a outros compostos que potencializam os efeitos da vitamina B3, entregando hidratação profunda e nutrição à pele.

Também é possível encontrar a niacinamida com concentração entre 5% e até 10% sendo que nesses casos é mais comum que ela seja concentrada e com menos combinações.

Portanto, ainda que a concentração de niacinamida varie entre os produtos dermocosméticos disponíveis, é importante avaliar a formulação completa do produto para verificar quais resultados ele entrega.

Outro aspecto relevante é dar preferência para formulações veganas, orgânicas e limpas, garantindo um produto mais comprometido com sua saúde como um todo.

Benefícios da niacinamida para pele

A niacinamida entrega diferentes benefícios à pele quando inserida regularmente na rotina de skincare. Conheça a seguir o que esperar dessa substância.

Melhora a hidratação

O principal efeito da niacinamida nos dermocosméticos é promover a síntese de ceramidas e ácidos graxos, o que contribui na hidratação cutânea.

Além disso, a substância também estimula a queratina e a filagrina que atuam na retenção de água e ajudam a manter a pele hidratada por meio de uma barreira cutânea que impede a perda de lipídios.

Dessa forma, o resultado inclui uma pele mais hidratada, evitando o ressecamento, e também amenização de quadros de irritação cutânea, como com vermelhidão.

 

Controla a produção sebácea

A niacinamida também atua na regulação sebácea da pele, contribuindo na estética e saúde de peles acneicas.

A redução do sebo com o tratamento com vitamina B3 é acompanhada de ação anti-inflamatória, o que é fundamental para minimizar coceiras nas acnes que desencadeiam quadros irritadiços.

Auxilia no reparo do DNA

A ação da radiação solar somada aos radicais livres resulta no estresse oxidativo da pele, processo que, no longo prazo, causa danos ao DNA dificultando a regeneração celular.

A niacinamida contribui na aceleração do reparo do DNA das células e ajuda a reduzir os danos causados às células, prevenindo o envelhecimento cutâneo resultante desse processo.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Controla a pigmentação

A vitamina B3 é uma das aliadas nos tratamentos de manchas e melasmas na pele, tanto na prevenção quanto na amenização desses sinais.

A niacinamida atua prevenindo que a melanina se espalhe de forma concentrada, causando a hiperpigmentação que resulta nas manchas.

Trata-se de uma opção de cuidado mais segura que a hidroquinona, mas igualmente eficaz no tratamento do melasma.

Previne o envelhecimento

Devido estimular a produção das fibras de colágeno e elastina, a niacinamida apresenta resultados na prevenção do envelhecimento facial, reduzindo e amenizando as rugas e linhas finas e também mantendo a cútis com textura mais viçosa e firme.

Combate os radicais livres

Os radicais livres estão entre os principais responsáveis pelo envelhecimento celular e, consequentemente, envelhecimento da cútis.

Eles consistem em moléculas instáveis que promovem a oxidação celular como resultado de reações químicas para estabilizar sua carga de elétrons.

Dessa forma, eles causam o estresse oxidativo, que ocorre quando há a oxidação das células saudáveis em decorrência do excesso de radicais livres.

Para combatê-los é importante ingerir alimentos e usar cosméticos com ação antioxidante, como a niacinamida, que combate os radicais livres e reduz os danos à pele causados pela radiação solar e pelo estresse oxidativo das células dérmicas.

Reduz os danos da luz azul

Atualmente, a luz azul também é um problema devido à ampla exposição às telas, como de computador e celular, e luzes internas.

Ainda que me menor medida que a radiação solar, a luz azul também é prejudicial à saúde da pele, pois penetra profundamente na derme e estimula a presença de radicais livres.

A niacinamida ajuda a reduzir os danos causados pela luz azul devido sua elevada ação antioxidante que contribui no combate aos radicais livres aumentados.

Os danos causados pela luz azul explica a necessidade de ter uma rotina de skincare e usar protetor solar mesmo quando permanecer em ambientes internos.

Reduz danos da poluição e fatores ambientais

A poluição e fatores ambientais, como vento, poeira e outros, também são danosos à pele e causam o aumento dos radicais livres e maior estresse oxidativo das células.

A vitamina B3 também contribui na rotina de skincare amenizando esses danos causados pelo meio no qual vivemos, principalmente nos centros urbanos.

Redução da sensibilidade

A sensibilidade e intolerância da pele aos dermocosméticos são desafios às pessoas com esse tipo de pele, pois é difícil encontrar produtos apropriados ao mesmo tempo em que a falta deles pode desencadear mais irritações.

A niacinamida apresenta-se como uma opção nesses casos, pois ajuda a criar uma barreira cutânea mais espessa para evitar a perda de água e consequente ressecamento da derme.

Portanto, pessoas com pele sensível e também com tendência a problemas dermatológicos, como a rosácea, beneficiam-se do uso regular da vitamina B3.

Outro aspecto importante para quem tem a pele assim é dar preferência aos dermocosméticos naturais, orgânicos e limpos, que não tem componentes tóxicos, sendo mais amigáveis à pele sensível.

Como usar a niacinamida?

A niacinamida pode ser inserida na rotina de skincare por meio de diferentes produtos e combinações de acordo com suas necessidades, tipo de pele, idade e estilo.

Como a vitamina B3 está presente em produtos diversos, como protetor solar, ajudando a bloquear a radiação solar, em hidratantes, séruns e outros, separamos uma lista de combinações possíveis com a substância. Confira!

  • niacinamida + vitamina C: opção muito eficaz, pois as substâncias tem seus resultados potencializados quando usadas conjuntamente. Elas têm ação antioxidante, combatendo os radicais livres e também ajudam no clareamento da pele e estímulo à produção de elastina e colágeno;
  • niacinamida + retinol: combinação também inteligente, pois ambos atuam no tratamento anti-aging principalmente pelo estímulo ao colágeno promovido pelo colágeno e a ação antioxidante da vitamina B3;
  • niacinamida + gluconolactona: em conjunto essas substâncias vão ajudar no combate às manchas e melasmas, amenizar rugas e aumentar a barreira da pele promovendo maior hidratação da derme;
  • niacinamida + ácido salicílico: quando usadas na rotina de skincare as substâncias vão promover ação anti-inflamatória e contribui para renovação das células;
  • niacinamida + ácido lactobiônico: junção indicada pela elevada ação antioxidante, contribuindo ainda na hidratação e produção de colágeno e na renovação celular;
  • niacinamida + ácido mandélico: as substâncias agem no clareamento da pele e tratamento de manchas e melasmas promovendo efeito iluminador, além de ter ação antiacne e suavizar linhas finas;
  • niacinamida + ácido tranexâmico: junção indicada para clareamento da pele;
  • niacinamida + ácido glicólico: contribui no tratamento anti-aging devido melhorar a textura da pele graças ao aumento do colágeno e renovação celular;
  • niacinamida + ácido hialurônico: promovem hidratação profunda com efeito preenchimento e amenização das rugas e linhas leves, além de melhorar a textura da derme.

Lembre-se que é fundamental avaliar com um especialista a necessidade de tratamentos de clareamento, principalmente com o uso de ácidos, reduzindo as chances de agravar o quadro.

Além disso, o uso diário do protetor solar físico, com reaplicações a cada três horas, é fundamental sempre, mas especialmente se estiver usando ácidos na sua rotina de skincare.

Sérum Skindrops Hialu

Quer uma dica de produto com niacinamida? Nós indicamos o Sérum Skindrops Hialu da CARE Natural Beauty.

O Sérum Skindrops Hialu é natural, orgânico e vegano e, além da formulação limpa e livre de componentes tóxicos, ele tem uma composição rica, incluindo:

  • ácido hialurônico vegetal: resultante da fermentação de substratos vegetais, o ácido hialurônico entra na rotina de skincare para promover hidratação profunda, com efeito preenchimento e nutrição da cútis;
  • niacinamida 2%: nessa formulação, a vitamina B3 tem sua ação antioxidante potencializada, além de resultados na uniformização e textura da pele. Na CARE, a niacinamida é obtida a partir da sintetização de sementes de romã e de toranja garantindo resultados incríveis de um produto vegano e limpo;
  • complexo de aminoácidos;
  • blend de antioxidantes: chá-verde, extrato de rosas, extrato purple flower, extrato de banana, vitamina E, extrato de calêndula, extrato de arnica e probiótico de Saccharomyces cerevisiae;
  • Óleo de damasco orgânico;
  • Extrato vegetal de alecrim.

Essa formulação de alta performance e componentes veganos e orgânicos resulta em diversos benefícios com o uso diário na rotina da manhã e da noite, como:

  • aumento da barreira de proteção e hidratação da pele;
  • suavização das linhas finas;
  • aumento da elasticidade da pele;
  • melhor uniformização e textura da pele;
  • diminuição dos poros.

O Sérum Skindrops Hialu pode ser incorporado à rotina de skincare na etapa de tratamento, após a limpeza e tonificação e antes da hidratação e proteção solar.

O produto da CARE com niacinamida é indicado para todos os tipos de pele e todos os gêneros, podendo integrar a rotina para quem ama muitos produtinhos ou para quem prefere uma rotina minimalista.

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.