Niacinamida: o que é, para que serve e como usar

Niacinamida: o que é, para que serve e como usar

A niacinamida está entrando com tudo nas formulações cosméticas devido aos amplos benefícios que propicia aos tratamentos de pele.

A substância pode ser incorporada a diferentes cosméticos, como de tratamento contra o envelhecimento precoce, hidratantes, tônicos, séruns, primes, protetores solares e outros, além de ser usada isoladamente.

Antes de inserir a niacinamida na sua rotina de skincare, recomendamos saber mais sobre a formulação, seus benefícios e como usá-la. Pensando nisso, esse conteúdo vai te mostrar:

Com essas informações você vai poder escolher o melhor produto com niacinamida para suas necessidades e incorporá-la corretamente nos seus cuidados diários.

Niacinamida: o que é?

A niacinamida, ou vitamina B3, é uma substância solúvel em água que pode ser encontrada em alimentos como carnes, peixes, ovos, legumes e grãos integrais.

Além disso, ela também está disponível em forma de suplemento e como ingrediente em produtos de cuidados com a pele.

Para que serve a niacinamida?

A niacinamida tem uma série de funções benéficas para a pele. Ela ajuda a manter a barreira de proteção da pele intacta, o que pode diminuir a perda de água e aumentar a hidratação.

niacinamida-serum-rosto

Além disso, a niacinamida também pode reduzir a produção de sebo, tornando-a útil para pessoas com pele oleosa.

Ela também pode auxiliar a diminuir a inflamação e a vermelhidão da pele, o que a torna um ingrediente eficaz para pessoas com pele sensível ou propensa a acne.

Qual é a função da niacinamida?

A niacinamida tem diferentes funções quando inserida regularmente na rotina de skincare. Conheça a seguir o que esperar dessa substância:

1. Melhora a hidratação

O principal efeito da niacinamida nos dermocosméticos é promover a síntese de ceramidas e ácidos graxos, o que contribui na hidratação cutânea.

Além disso, a substância também estimula a queratina e a filagrina, que atuam na retenção de água e ajudam a manter a pele hidratada por meio de uma barreira cutânea que impede a perda de lipídios.

Dessa forma, o resultado inclui uma pele mais hidratada, evitando o ressecamento, e também amenização de quadros de irritação cutânea, como vermelhidão.

2. Controla a produção sebácea

A niacinamida também atua na regulação sebácea da pele, contribuindo na estética e saúde de peles acneicas.

A redução do sebo com o tratamento com vitamina B3 é acompanhada de ação anti-inflamatória, o que é fundamental para minimizar coceiras nas acnes que desencadeiam quadros irritadiços.

3. Auxilia no reparo do DNA

A ação da radiação solar somada aos radicais livres resulta no estresse oxidativo da pele, processo que, no longo prazo, causa danos ao DNA dificultando a regeneração celular.

A niacinamida contribui na aceleração do reparo do DNA das células e ajuda a reduzir os danos causados às células, prevenindo o envelhecimento cutâneo resultante desse processo.

4. Controla a pigmentação

A vitamina B3 é uma das aliadas nos tratamentos de manchas e melasmas na pele, tanto na prevenção quanto na amenização desses sinais.

A niacinamida atua prevenindo que a melanina fique concentrada após a produção pelos melanócitos, o que causa a hiperpigmentação que resulta nas manchas.

Trata-se de uma opção de cuidado mais segura que a hidroquinona, mas igualmente eficaz no tratamento do melasma.

5. Previne o envelhecimento

Devido estimular a produção das fibras de colágeno e elastina, a niacinamida apresenta resultados na prevenção do envelhecimento facial, reduzindo e amenizando as rugas, linhas finas e marcas de expressão.

6. Combate os radicais livres

Os radicais livres estão entre os principais responsáveis pelo envelhecimento celular e, consequentemente, envelhecimento da cútis.

Eles consistem em moléculas instáveis que promovem a oxidação celular como resultado de reações químicas para estabilizar sua carga de elétrons.

Dessa forma, eles causam o estresse oxidativo, que ocorre quando há a oxidação das células saudáveis em decorrência do excesso de radicais livres.

Para combatê-los, é importante ingerir alimentos e usar cosméticos com ação antioxidante, como a niacinamida, que combate os radicais livres e reduz os danos à pele causados pela radiação solar e pelo estresse oxidativo das células dérmicas.

7. Ameniza os impactos da luz azul

Atualmente, a luz azul também é um problema devido à ampla exposição às telas, como de computador e celular, e luzes internas.

Ainda que me menor medida que a radiação solar, a luz azul também é prejudicial à saúde da pele, pois penetra profundamente na derme e estimula a presença de radicais livres.

A niacinamida ajuda a reduzir os danos causados pela luz azul devido à sua elevada ação antioxidante que contribui no combate aos radicais livres aumentados.

Os danos causados pela luz azul explica a necessidade de ter uma rotina de skincare e usar protetor solar mesmo quando permanecer em ambientes internos ou em dias nublados.

8. Diminui danos da poluição e fatores ambientais

A poluição e fatores ambientais, como vento, poeira e outros, também são danosos à pele e causam o aumento dos radicais livres e maior estresse oxidativo das células.

A vitamina B3 também contribui na rotina de skincare amenizando esses danos causados pelo meio no qual vivemos, principalmente nos centros urbanos.

9. Redução da sensibilidade

A sensibilidade e intolerância da pele aos dermocosméticos são desafios às pessoas com esse tipo de pele, pois é difícil encontrar produtos apropriados ao mesmo tempo em que a falta deles pode desencadear mais irritações.

A niacinamida apresenta-se como uma opção nesses casos, pois ajuda a criar uma barreira cutânea mais espessa para evitar a perda de água e consequente ressecamento da derme.

Portanto, pessoas com pele sensível e também com tendência a problemas dermatológicos, como a rosácea, beneficiam-se do uso regular da vitamina B3.

Outro aspecto importante para quem tem a pele assim é dar preferência aos dermocosméticos naturaisorgânicos e limpos, que não têm componentes tóxicos, sendo mais amigáveis à pele sensível.

Veja também: Clean Beauty: conheça a nova tendência de beleza limpa!

    Qual a melhor niacinamida para o rosto?

    Existem muitos produtos de cuidados com a pele que contêm niacinamida. Ao escolher um produto, é importante procurar uma concentração de niacinamida entre 2% e 10%.

    niacinamida-serum

    Também é importante procurar produtos de qualidade de marcas confiáveis. Um exemplo de produto de niacinamida de qualidade é o Sérum Skindrops Niacinamida da CARE, que é formulado com ingredientes cuidadosamente selecionados para ajudar a melhorar a saúde da pele.

    Qual é melhor, niacinamida ou vitamina C?

    Tanto a niacinamida quanto a vitamina C são ingredientes benéficos para a pele, mas cada uma tem suas próprias vantagens.

    A niacinamida é conhecida por suas propriedades hidratantes, redutoras de oleosidade e calmantes, enquanto a vitamina C é conhecida por seus benefícios antioxidantes e clareadores.

    A escolha entre os dois ingredientes depende das necessidades individuais da pele.

    Tratamento com niacinamida para a pele

    A niacinamida pode ser usada como parte de uma rotina de cuidados com a pele para tratar uma variedade de problemas de pele. Ela pode ser especialmente útil para pessoas com pele oleosa, acneica ou com manchas.

    A niacinamida pode ajudar a diminuir a produção de sebo, reduzir a inflamação e clarear manchas escuras. No entanto, é importante lembrar que a niacinamida não é uma solução mágica e os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

    Niacinamida para pele oleosa

    A niacinamida é um ingrediente altamente recomendado para pessoas com pele oleosa:

    • ela ajuda a regular a produção de sebo, diminuindo a oleosidade e o brilho da pele;
    • fortalece a barreira de proteção da pele, o que é importante para manter a hidratação balanceada e evitar a perda de água.

    niacinamida-pele-oleosa

    Para obter os melhores resultados, é recomendado usar produtos com niacinamida regularmente e combiná-los com uma rotina de cuidados com a pele adequada.

    Niacinamida para pele acneica

    A acne é um problema comum de pele que afeta muitas pessoas. Felizmente, a niacinamida pode ser uma opção eficaz para tratar a acne:

    • auxilia na redução da produção de sebo, que é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da acne;
    • tem propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a acalmar a pele irritada e reduzir a vermelhidão associada à acne.

    niacinamida-pele-acneica

    No entanto, é importante mencionar que a niacinamida pode levar algum tempo para mostrar resultados visíveis, então é necessário ter paciência e ser consistente com o uso.

    Niacinamida para manchas

    As manchas escuras e a hiperpigmentação são problemas comuns de pele que podem afetar a aparência geral. A niacinamida pode ser uma opção eficaz para clarear manchas e uniformizar o tom da pele:

    • ajuda a inibir a produção excessiva de melanina, que é o pigmento responsável pela cor da pele;
    • contribui para reduzir a transferência de melanina para as camadas mais superficiais da pele, o que pode levar a uma aparência mais clara e radiante.

    niacinamida-pele-com-manchas

    Niacinamida em combinação com outros ingredientes para cuidados com a pele

    A niacinamida pode ser usada em combinação com outros ingredientes para cuidados com a pele para potencializar seus benefícios:

    • niacinamida + vitamina C: opção muito eficaz, pois as substâncias tem seus resultados potencializados quando usadas conjuntamente. Elas têm ação antioxidante, combatendo os radicais livres e também ajudam no clareamento da pele e estímulo à produção de elastina e colágeno;
    • niacinamida + retinol: combinação também inteligente, pois ambos atuam no tratamento anti-aging, principalmente pelo estímulo ao colágeno promovido pelo colágeno e a ação antioxidante da vitamina B3;
    • niacinamida + gluconolactona: em conjunto, essas substâncias vão ajudar no combate às manchas e melasmas, amenizar rugas e aumentar a barreira da pele promovendo maior hidratação da derme;
    • niacinamida + ácido salicílico: quando usadas na rotina de skincare, as substâncias vão promover ação anti-inflamatória e contribuir para a renovação das células;
    • niacinamida + ácido lactobiônico: junção indicada pela elevada ação antioxidante, contribuindo ainda na hidratação e produção de colágeno e na renovação celular;
    • niacinamida + ácido mandélico: as substâncias agem no clareamento da pele e tratamento de manchas e melasmas, promovendo efeito iluminador, além de terem ação antiacne e suavizarem linhas finas;
    • niacinamida + ácido tranexâmico: junção indicada para clareamento da pele;
    • niacinamida + ácido glicólico: contribuem no tratamento anti-aging devido melhorar a textura da pele graças ao aumento do colágeno e renovação celular;
    • niacinamida + ácido hialurônico: promovem hidratação profunda com efeito preenchimento e amenização das rugas e linhas leves, além de melhorar a textura da derme.

    Quer uma dica de produto com niacinamida?

    Nós indicamos o Sérum Facial de Hidratação Profunda Skindrops Hialu da CARE Natural Beauty.

    niacinamida-serum-hidratante-skindrops-hialu-care

    O Sérum Skindrops Hialu é natural, orgânico e vegano e, além da formulação limpa e livre de componentes tóxicos, ele tem uma composição rica, incluindo:

    • ácido hialurônico vegetal: resultante da fermentação de substratos vegetais, o ácido hialurônico entra na rotina de skincare para promover hidratação profunda, com efeito preenchimento e nutrição da cútis;
    • niacinamida 2%: nessa formulação, a vitamina B3 tem sua ação antioxidante potencializada, além de resultados na uniformização e textura da pele. Na CARE, a niacinamida é obtida a partir da sintetização de sementes de romã e de toranja garantindo resultados incríveis de um produto vegano e limpo;
    • complexo de aminoácidos;
    • blend de antioxidantes: chá verde, extrato de rosas, extrato purple flower, extrato de banana, vitamina E, extrato de calêndula, extrato de arnica e probiótico de Saccharomyces cerevisiae;
    • óleo de damasco orgânico;
    • extrato vegetal de alecrim.

    niacinamida-serum-rosto-mulher

    Essa formulação de alta performance e componentes veganos e orgânicos resulta em diversos benefícios com o uso diário na rotina da manhã e da noite, como:

    • aumento da barreira de proteção e hidratação da pele;
    • suavização das linhas finas;
    • aumento da elasticidade da pele;
    • melhor uniformização e textura da pele;
    • diminuição dos poros.
    Primeira vez por aqui?
    Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

    Como usar niacinamida?

    A niacinamida pode ser usada em diferentes formatos, como séruns, cremes e loções. Para obter os melhores resultados, é recomendado aplicar a niacinamida na pele limpa e seca, de preferência após a limpeza e tonificação.

    Aplique uma quantidade adequada de produto e espalhe suavemente no rosto e pescoço. Em seguida, siga com o hidratante e protetor solar, se necessário.

    niacinamida-como-usar

    É importante mencionar que a frequência de uso da niacinamida pode variar de acordo com a tolerância da pele; então, é recomendado começar com uma aplicação diária e ajustar conforme necessidade.

    A niacinamida pode ser inserida na rotina de skincare por meio de diferentes produtos e combinações de acordo com suas necessidades, tipo de pele, idade e estilo.

    Lembre-se que é fundamental avaliar com um especialista a necessidade de tratamentos de clareamento, principalmente com o uso de ácidos, reduzindo as chances de agravar o quadro.

    Além disso, o uso diário do protetor solar físico, com reaplicações a cada duas horas, é fundamental sempre, mas especialmente se estiver usando ácidos na sua rotina de skincare, combinado?

    Veja também: Protetor solar líquido ou em pó: qual o mais indicado para você?

    Dicas de especialistas para maximizar os benefícios da niacinamida

    Para maximizar os benefícios da niacinamida, aqui estão algumas dicas úteis:

    1. Use produtos de qualidade com uma concentração adequada de niacinamida.
    2. Introduza a niacinamida gradualmente em sua rotina de cuidados com a pele para evitar irritação.
    3. Combine a niacinamida com outros ingredientes benéficos para a pele para potencializar seus efeitos.
    4. Seja consistente com o uso da niacinamida para obter resultados visíveis a longo prazo.
    5. Não se esqueça de seguir uma rotina de cuidados com a pele abrangente, incluindo limpeza, tonificação e hidratação.

    Confira também: Qual a ordem de skincare: veja como usar os produtos

    Sérum Niacinamida da CARE

    Se você está procurando por um produto de qualidade com niacinamida, recomendamos experimentar o Sérum Skindrops Niacinamida da CARE Natural Beauty, com textura leve e fórmula rica que a pele ama.

    niacinamida-serum-care

    Este sérum é formulado com uma concentração adequada de niacinamida para ajudar a melhorar a saúde da pele: controla a oleosidade para tratar cravos e espinhas, hidrata, reduz poros dilatados e aumenta a elasticidade para uma pele viçosa e renovada.

    Além disso, ele tem ação antioxidante e clareadora que uniformiza o tom da pele, previne o envelhecimento precoce e ajuda a reparar a barreira protetora contra poluição e luz azul.

    niacinamida-serum-care-modelo

    Com fórmula vegana, orgânica, cruelty-free e 100% livre de toxinas e de metais pesados, como parabenos, petrolatos, sulfatos e chumbo, que podem prejudicar não só a pele, mas o corpo com o passar do tempo.

    A beleza limpa e sustentável que cuida de você e do nosso planeta ao mesmo tempo.

    Viu só quantos benefícios a niacinamida tem para a pele?

    A niacinamida é um ingrediente versátil e benéfico para a pele em muitos aspectos, como você pôde ver até aqui.

    Ao usar produtos com niacinamida, é importante escolher uma concentração adequada e seguir uma rotina de cuidados com a pele abrangente.

    Lembre-se de que a niacinamida pode levar algum tempo para mostrar resultados visíveis; então, seja paciente e consistente com o uso.

    Agora, conta para a gente: o que você achou deste conteúdo? Conseguimos te ajudar a entender melhor sobre a niacinamida?

    Deixe logo abaixo suas dúvidas ou comentários para que, juntos, possamos obter os melhores resultados para a sua pele.

    Aproveitando que você já conhece todo o poder da niacinamida, que tal conferir outros conteúdos super interessantes aqui do nosso blog?

    Sérum antiacne: para que serve, qual o melhor e como aplicar

    Tipos de cravos: quais as diferenças entre cravos brancos e pretos

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.