óleos essenciais

Óleos Essenciais: como utilizá-los no seu skincare!

Os óleos essenciais são a base da aromaterapia, prática terapêutica baseada no olfato. No entanto, eles também podem fazer parte da rotina de skincare e já há vários estudos comprovando seus benefícios.

Apesar do crescimento do uso dos óleos essenciais, muitas pessoas desconhecem a origem desses compostos e também suas recomendações e contraindicações. 

Essas informações são fundamentais antes de começar o uso de óleos essenciais, seja para fins terapêuticos, seja na sua rotina de skincare. Pensando nisso, confira a seguir:

Quer começar a usar óleos essenciais na sua rotina de beleza? Então, não perca esse conteúdo completinho sobre o tema!

O que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias extraídas de vegetais, visando uma elevada concentração dos seus compostos.

Para obter 1 litro de óleo essencial de lavanda, por exemplo, um dos mais usados em todo o mundo, é necessário cerca de 300 kg da planta.

Existem diversas técnicas para extração dos óleos essenciais, como prensagem a frio e destilação e podendo ser obtidos a partir de flores, folhas, raízes, sementes, frutos e dos troncos das plantas.

Apesar de natural, isso não significa carta branca no uso dos óleos essenciais. Um frasco do composto pode conter mais de 300 substâncias, devendo ser usado com cuidado.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão dicas para sua rotina de SkinCARE, lançamentos e descontos exclusivos

Para que  servem?

Os óleos essenciais têm diversas aplicações físicas e emocionais, podendo ser usados como antisséptico, anti-inflamatório, antifúngico e antibacteriano, mas também para conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e como agente de limpeza,r exemplo.

Os múltiplos usos do óleo essencial explica a sua elevada adesão, mas essa versatilidade também exige responsabilidade.

Os óleos têm cargas químicas elevadas, seja no seu uso na aromaterapia, por meio da inalação, seja na aplicação na pele.

Nesse sentido, os óleos essenciais podem ser usados para acalmar, estimular, aumentar a concentração, ajudar na memória, contribuir para a introspecção, elevar a libido, entre outros usos.

óleo essencial no skincare

Na cosmética, um dos usos mais comuns do óleo essencial é devido à sua ação antibacteriana e anti-inflamatória, auxiliando no tratamento de peles irritadas, como em decorrência da acne.

Apesar disso, o óleo essencial não deve ser aplicado diretamente sobre a pele por conta da sua concentração. Fique com a gente que já chegamos lá!

Benefícios dos óleos essenciais

Os benefícios dos óleos essenciais dependem diretamente do óleo usado e das motivações para esse uso. Portanto, é algo que deve ser avaliado de forma personalizada.

Para uma pessoa ansiosa, o uso de óleo essencial estimulante, como o de alecrim, pode deixá-la ainda mais agitada, mas tudo vai depender do momento do uso.

Considerando que cada óleo essencial tem propriedades específicas que vão desencadear uma reação em uma área do cérebro, podemos citar benefícios como:

  • alivia sintomas como ansiedade, depressão e insônia;
  • melhora de sintomas respiratórios, como de asma, bronquite, rinite e sinusite;
  • aumento da imunidade;
  • aumento do bem-estar;
  • contribui para a memória, concentração e disposição;
  • ajuda a relaxar;
  • alivia dores de cabeça e problemas estomacais;
  • alivia a tensão muscular.

Esses são os benefícios principalmente emocionais, mas também é possível observar benefícios físicos, como alívio de inflamações e infecções.

Aromaterapia e os óleos essenciais

Na aromaterapia, existem diversas formas de incorporar os óleos essenciais no dia a dia, especialmente para obter seus benefícios emocionais e mentais, como:

  • inalação por meio de um difusor, que pode ser pessoal, como um colar no qual as gotas são colocadas no algodão para o processo de evaporação, liberando a substância aos poucos, ou com difusor de ambiente, que vai na tomada com água e de duas a três gotas do óleo essencial para aromatizar o local;
  • vaporização, usada principalmente quando o foco do tratamento é o alívio de sintomas respiratórios. Nesse caso, deve-se colocar algumas gotas do óleo escolhido em uma bacia com água fervente e inalar o vapor. Também pode ser feita durante o banho;
  • em contato com a pele, na qual o óleo essencial é aplicado diluído na pele, como nos pulsos, o que permite que as substâncias sejam absorvidas e gerem os benefícios físicos e emocionais do tratamento. Também podem ser feitas massagens relaxantes, especialmente em regiões nas quais a pele está irritada.

óleo essencial de lavanda

O óleo essencial não deve ser aplicado diretamente na pele devido à sua carga química. A recomendação é sempre diluí-lo em um óleo vegetal, como de girassol, copaíba, rosa mosqueta, semente de uva, abacate ou outros.

Nesse caso, deve-se observar as orientações de diluição específica do óleo e do fabricante na embalagem, sendo comum entre 1 e 3 gotas de óleo essencial para 10 ml de óleo vegetal.

Para massagens, uma opção é diluir o óleo essencial em um hidratante neutro, ou seja, sem perfume e outros compostos que possam reagir com o óleo.

Óleos essenciais no skincare, vem ver!

Para o uso do óleo essencial no skincare, geralmente, é preciso diluí-lo antes da aplicação em um carregador-base (como o óleo vegetal). 

O óleo essencial não é diluído em água; portanto, se for usar em compostos, como com a máscara de argila, é necessário adicionar um carregador para que ele penetre na pele e gere o resultado desejado.

Algumas opções de tratamento com óleo essencial na rotina de skincare incluem:

  • pele oleosa: o óleo essencial de melaleuca é muito indicado para peles oleosas e acneicas devido à sua ação fungicida, antibacteriana, antisséptica e cicatrizante;
  • pele seca e sensível: óleo essencial de lavanda, devido à sua ação anti-inflamatória e que promove a regeneração celular;
  • pele madura: óleo essencial de olíbano, devido à ação antioxidante, hidratante e de regeneração da célula. 

Mesmo com essas dicas, dada a volatilidade dos óleos essenciais, se você deseja incorporá-los à sua rotina de skincare, uma opção mais segura é incluir cosméticos que já tenham esses componentes na formulação.

Dessa forma, você garante os benefícios dos óleos essenciais sem os problemas que podem ocorrer devido ao uso inadequado.

sérum com óleo essencial

O Skindrops Filler da CARE Natural Beauty é uma opção vegana, natural e que tem na composição óleo essencial de alecrim e de lavanda, em conjunto com EPS Seafill e Linefill 3%.

O sérum apresenta efeito hidratante e preenchedor, com redução dos sinais de envelhecimento facial e aumento da firmeza da pele. 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.