Poros: saiba como cuidar e reduzir

Poros: saiba como cuidar e reduzir

Um movimento de beleza artificial, especialmente com base nos filtros das redes sociais, fez com que os poros passassem a ser quase inimigos da beleza.

Você não precisa amar seus poros dilatados, calma! Mas também não podemos normalizar aquela pele de filtro do Instagram com um total de ZERO poros, afinal, isso não é nada natural.

Apenas na face temos mais de 300 mil poros – SIM 300 MIL – e eles têm funções fisiológicas essenciais. Pensando nisso vamos falar a seguir:

Vem com a gente e vamos tratar do assunto com seriedade e informação. Nada de tentar deletar seus poros como se fosse uma foto, combinado?

o que são os poros?

Os poros são pequenos orifícios na pele responsáveis pela secreção de líquidos, como suor e sebo (óleos naturais produzidos pelas glândulas sebáceas).

Os poros também concentram os folículos pilosos para crescimento dos pelos. Portanto, funções fisiológicas fundamentais à promoção da saúde.

A aparência dos poros vai depender de uma série de fatores que podem mudar ao longo do tempo, como:

  • idade, uma vez que a perda de elastina e colágeno com consequente maior flacidez cutânea tende a levar à maior dilatação dos poros;
  • fatores hormonais, sendo que algumas pessoas com desregulações podem ter maior tendência aos poros dilatados e eles podem mudar de aparência de acordo com a fase do ciclo hormonal;
  • tendência genética que determina as características prioritárias da pele;
  • manutenção de hábitos inadequados, como não higienizar o rosto como devido, dormir de maquiagem ou exposição demasiada ao sol sem proteção.

Portanto, a aparência dos poros pode mudar de acordo com o momento, sendo importante monitorar alterações para adequar sua rotina de cuidados. 

diferença entre poros dilatados e obstruídos

poros_obstruídos

Uma confusão muito comum quando falamos em poros é quando eles estão dilatados ou obstruídos.

Os poros dilatados são causados, principalmente, pela oleosidade da pele, ocorrendo devido ao acúmulo de sebo e células mortas ao redor dos poros, o que promove uma aparência inchada e maior aos orifícios dérmicos.

Também tem relação com poros dilatados tomar banho com água muito quente causando o efeito rebote, não higienizar a pele corretamente, suar excessivamente (hiperidrose) e o envelhecimento cutâneo.

Ter os poros dilatados pode ser um incômodo estético, mas ele não é um problema dérmico.

Pessoas com pele mais normal e seca tendem a ter poros mais fechados devido à menor secreção cutânea.

Já os poros obstruídos são sim um problema de pele. Eles podem ser chamados de acne grau 1 ou comedogenicidade, devido aos comedões, nome técnico dos conhecidos cravos.

Os cravos não são lesões inflamadas (como as espinhas) e decorrem do entupimento do poro ou folículo capilar pela oleosidade, células dérmicas mortas ou bactérias.

Os cravos podem ser esbranquiçados, quando fechados, ou pretos, quando aberto e passa pelo processo de oxidação.

Os poros obstruídos são causados por limpeza inadequada, resíduos de maquiagem ou dermocosméticos e mesmo por irritação cutânea. 

dicas para reduzir os poros!

poros_dilatados

Como visto, os poros dilatados não configuram um problema de pele, mas devido ao incômodo que geram, preparamos algumas dicas de como reduzir os poros!

Tenha uma rotina de skincare

Uma rotina adequada de skincare é o primeiro passo, pois ela inclui todos os cuidados para evitar o acúmulo de oleosidade e células mortas na superfície da pele.

Se estiver começando, nossa dica é investir no básico que funciona: limpeza de pele com sabonete facial adequado, hidratação com sérum e proteção solar.

Na rotina noturna, pode fazer apenas a limpeza facial e hidratação que já está ótimo! Caso queira um pouquinho mais pode incorporar etapas de tratamento específicas, como de manchas, área dos olhos etc.

Faça esfoliação

Para quem tem a pele oleosa e, consequentemente, com maior tendência aos poros dilatados, a dica é fazer esfoliação facial duas vezes por semana.

Você pode investir em esfoliantes físicos que eliminam as células mortas por meio do atrito ou esfoliantes químicos que têm ativos, normalmente ácidos, para essa limpeza mais profunda.

Use máscaras a base de carvão e argila

Outra recomendação é investir em máscaras faciais. Se você tem a pele oleosa pode se beneficiar especialmente daquelas a base de carvão e argila que são mais eficientes na remoção das células mortas e controle da produção sebácea.

Faça o uso de sérum

Para a etapa de hidratação das peles oleosas, nossa recomendação é a opção pelo sérum. Devido à textura mais leve, ele tem menor tendência de dilatar e obstruir os poros, contribuindo na textura da face.

Na CARE Natural Beauty, nós contamos com o Sérum Skindrops Antiacne Oil-free, o seu novo melhor aliado para redução dos poros.

Skindrops_Antiacne

Formulado com ativos naturais e poderosos, ele contém: Citobyol IRIS; ácido lático; niacinamida; malaquite e PCA zinco.

Entre os resultados está uma pele com controle da oleosidade e redução de acnes e cravos, maior hidratação, suaviza rugas e melhora o aspecto dos poros dilatados.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.