Proteção solar: cuide da pele do jeito certo!

Proteção solar: cuide da pele do jeito certo!

Por sorte, vivemos em um período em que o assunto proteção solar é cada vez mais falado – o que traz benefícios à saúde e também à estética.

Além de mais informações e conhecimento sobre a proteção solar, também aumentaram as opções de protetor no mercado, englobando mais diversidade no que se refere a tons e tipos de pele e rotinas.

Com isso, apesar de quase todo mundo saber que precisa aplicar protetor solar diariamente, há mais dúvidas sobre o tema, relacionadas à multiplicidade de questões. Assim, preparamos esse post completinho no qual você vai conferir:

Entender mais sobre a proteção solar não é só uma questão de beleza, mas especialmente de saúde, então não perca esse conteúdo riquíssimo que preparamos!

Por que a proteção solar é indispensável na sua rotina

Diariamente estamos expostos à radiação solar, mesmo em dias mais nublados, pois mesmo quando não vemos o sol, lá está ele.

Apesar de ser a fonte da vida, o sol emite a radiação solar que é a principal responsável pela degradação celular, especialmente de células mais concentradas na pele – que absorve parte significativa dessa radiação.

Assim, a maior exposição ao sol sem proteção resulta na degradação das células colágeno, elastina etc. de forma que a radiação está diretamente associada a sinais de envelhecimento cutâneo, como flacidez, rugas e manchas.

No entanto, outro aspecto que faz a proteção solar indispensável na rotina é o efeito cumulativo da radiação solar.

No longo prazo, ela causa alterações no DNA das células mais expostas, resultando em casos de câncer de pele.

Assim, a proteção solar diariamente é fundamental para prevenção do câncer de pele no longo prazo e, como bônus, ainda contribui na prevenção do envelhecimento.

Como o rosto é a parte mais exposta ao sol é também a área que exige maior cuidado com a aplicação diária do protetor solar e reaplicação durante o dia.

Apesar de o rosto ser o local mais destacado e falado, também é importante proteger as demais áreas expostas, especialmente colo, ombros, braços e mãos.

O que é o FPS do protetor solar?

Uma primeira dúvida muito comum em relação à proteção solar refere-se ao Fator de Proteção Solar (FPS).

O FPS é o sistema relacionado à proteção contra os raios ultravioleta B, chamado pela sigla UVB. Ele varia de baixo (fator 6 a 10); médio (de 15 a 25); alto (de 30 a 50); e muito alto (mais de 50).

A recomendação dos especialistas é optar por um FPS de, no mínimo, 30 no dia a dia. 

Mas o que realmente significa esses números? Apesar de o FPS ser padronizado, há fatores individuais envolvidos.

Um aspecto a ser considerado é o tempo de queima, que consiste no período que você fica exposto ao sol, sem proteção, até que comecem a surgir manchas vermelhas na pele.

Se esse tempo é de 15 minutos, por exemplo, ao usar um protetor solar com FPS 15 você faz o cálculo 15x15 = 225 minutos antes de se queimar.

No entanto, se estiver diretamente exposto ao sol, como na praia ou em atividades ao ar livre, a recomendação é sempre reaplicar o protetor solar a cada 180 minutos – ou três horas.

Isso significa que não adianta escolher um protetor solar com FPS 50+ com a intenção de reaplicar apenas uma vez ao dia, por exemplo. O indicado é sempre reaplicar.

Os raios UVB são responsáveis por danos à superfície da cútis, resultando em ocorrências como queimaduras, vermelhidão e ardência. Assim, você também precisa considerar a proteção UVA no protetor escolhido.

Proteção solar UVA

Os raios ultravioletas A (UVA) são os responsáveis por danos mais profundos no nível celular. Enquanto o UVB é mais intenso no verão, o UVA permanece durante todo o ano e está mais associado aos quadros de câncer de pele no longo prazo.

O sistema de proteção solar UVA é medido por PPD (Persistent Pigment Darkening, ou escurecimento persistente do pigmento em português).

A recomendação é utilizar um protetor solar no qual o PPD é, pelo menos, 10. 

Como escolher o filtro solar ideal

filtro_solar

Atualmente, existem diferentes tipos de filtro solar disponíveis no mercado, sendo importante considerar alguns fatores na escolha do produto ideal.

Como visto, a primeira recomendação é que o FPS seja de, pelo menos, 30 e o PPD de, pelo menos, 10. 

É fundamental considerar o fototipo da pele. Por exemplo, ruivos e loiros têm maior tendência a se queimar e menos de se bronzear, enquanto pessoas de pele preta se queimam menos.

Além disso, deve-se considerar o tipo de pele. Alguns produtos não reagem bem à pele oleosa, por exemplo, e apesar de protegerem da radiação solar, vão gerar desconforto e podem ficar com a consistência melada.

A textura do produto, portanto, influencia no conforto e adaptação no uso diário. Entre as opções estão:

  • protetor solar em gel: é uma opção com textura mais fluída e, geralmente, a base de água. Apesar de ser mais transparente e melhor absorção, pode deixar a pele oleosa mais pegajosa, a depender da composição;
  • protetor solar em creme: a opção mais comum, tem como vantagem a fácil aplicação, mas tem a desvantagem de deixar residual branco em peles pretas. Uma opção pode ser a versão de filtro solar com cor;
  • protetor solar em pó: é uma versão com fácil aplicação e também que é mais prática de reaplicar durante o dia, podendo ser usada acima da make.

Escolher a textura adequada do protetor solar, apesar de não interferir diretamente na proteção UVA e UVB, contribui diretamente no conforto durante o uso, o que acaba por influenciar as chances de consolidação desse hábito.

Protetor solar físico x químico

Também é importante entender que existem opções de protetor físico ou químico.

O protetor solar físico, também chamado de mineral, é frequentemente desenvolvido com partículas de dióxido de titânio e o óxido de zinco minerais, que são visíveis a olho nu.

Nesse tipo de produto, os ativos bloqueiam a radiação solar, mas não são absorvidos pelo organismo, razão pela qual tem sido mais indicado, especialmente por especialistas, para pessoas de pele sensível, mas pode ser usado em todos os tipos de pele.

O protetor solar químico é o mais comercializado e nessa versão o produto contém ativos que absorvem a radiação solar para reduzir o nível de danos às células. Como fator negativo, está o fato de que os ativos são absorvidos pelo organismo.

Quais são os riscos de não usar alguma proteção solar?

protecao_solar

A falta de proteção solar pode causar danos no curto prazo, como em um único dia de exposição ao sol sem proteção, como no longo prazo, devido ao efeito cumulativo da radiação no organismo.

Conheça a seguir os principais riscos de não usar o protetor solar com regularidade.

Queimaduras na pele

Ocorrem em decorrência da falta de proteção FPS que protege contra os raios UVB.

A depender do fototipo, alguns minutos ou horas de exposição solar sem proteção podem resultar em vermelhidão, ardência e, até mesmo, queimaduras na pele.

Esse tipo de ocorrência é mais frequente no verão, especialmente nas praias e ao realizar atividades ao ar livre, até mesmo um passeio no parque.

É muito comum ver o tempo mais nublado e, por essa razão, ignorar a aplicação ou reaplicação do protetor solar, resultando em lesões na pele.

Para amenizar as queimaduras na pele evite a exposição da região ao sol ou calor – mesmo água quente do chuveiro, hidrate abundantemente e, se necessário, busque auxílio médico.

Envelhecimento precoce da pele

O envelhecimento cutâneo associado à exposição solar é um tipo de ocorrência de longo prazo, mas cumulativa.

Após alguns danos na pele, como flacidez, rugas e manchas, é muito mais difícil reverter tais sinais do que seria preveni-los.

É muito comum ouvir falar que o uso do protetor solar não parece “fazer diferença” no dia a dia, mas é justamente porque ele previne um problema que leva anos para aparecer.

A radiação solar, devido à degradação celular e ao aumento dos radicais livres, está entre as principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.

É por essa razão que é tão comum ver pessoas mais idosas, especialmente aquelas que não tiveram acesso ao uso/informação sobre proteção solar, com a pele mais flácida, enrugada e manchada nas regiões mais expostas do corpo (face, colo, braços e mãos) em comparação às áreas que são naturalmente menos expostas.

Manchas na pele

O surgimento de melasma e melanoses solares é mais comum nos meses de maior incidência solar.

Algumas pessoas têm predisposição ao problema e a exposição solar sem proteção intensifica o quadro que pode ser tratado por meio de peeling, cremes clareadores e alguns procedimentos estéticos.

Entretanto, no longo prazo, há a formação da ceratose actínica que consiste em mancha escamosa áspera devido à exposição solar de longo prazo e que tem potencial cancerígeno.

Câncer de pele

O câncer de pele pode ser de três tipos: melanoma, carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas da pele.

Os três estão relacionados a exposição ao sol sem proteção solar, especialmente se ela for crônica ao longo da vida, como pessoas com profissões ao ar livre ou com intensa atividade externa.

O câncer de pele ocorre devido às alterações do DNA das células, o que está relacionado à exposição aos raios UVA.

Protetor solar é para todos os tipos de pele?

Um mito muito prejudicial à saúde de parte da população é que pessoas com a pele negra – com mais melanina – não precisam aplicar protetor solar diariamente.

De fato, a principal função da melanina é a fotoproteção, de forma que peles com mais melanina tem uma maior proteção contra os danos da radiação solar no DNA celular.

Entretanto, isso não significa que essas pessoas não precisem usar protetor solar, sendo indispensável o uso diário, especialmente por quem fica mais tempo em atividades externas.

Como aplicar o protetor solar?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica que o protetor solar seja aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol.

A reaplicação do produto deve ser feita a cada três horas, independentemente do tipo de pele e FPS utilizado. Caso entre na piscina ou mar, a reaplicação deve ser feita logo após sair da água.

Um fator que sempre gera dúvidas é quanto à quantidade de protetor solar a ser aplicado. A recomendação da SBD é a seguinte:

  • uma colher de chá de protetor solar na face e pescoço;
  • uma colher de sopa para os dois braços;
  • uma colher de sopa de protetor solar para a parte frontal do tronco e outra para a posterior;
  • uma colher de sopa para cada perna.

Apesar de parecer muito protetor, essa quantidade é a testada pelos laboratórios, de forma que quando um produto afirma determinado nível de proteção solar é considerando essa aplicação generosa em todo o corpo.

Pode haver pequenas variações na quantidade aplicada a depender da estatura física individual.

Uma opção de aplicação do protetor solar para reduzir o residual branco é segmentar em duas camadas, utilizando metade da quantidade indicada de cada vez e esperando secar para reaplicar a segunda.

Reaplicação do protetor solar

Uma questão que gera muita dúvida sobre proteção solar é quanto à reaplicação do produto.

O recomendado é que a reaplicação do protetor solar seja feita a cada três horas. 

Caso esteja fazendo atividades ao ar livre em um dia mais ensolarado, seja de lazer ou a trabalho, ou tenha transpiração excessiva, a reaplicação deve ser feita a cada duas horas.

Caso você trabalhe o dia todo em um ambiente fechado, expondo-se ao sol apenas no trajeto pela manhã e tarde e no horário do almoço, a aplicação do protetor solar também é indispensável, mas nesse caso o FPS e frequência de reaplicação podem ser menores.

A necessidade de reaplicação deve-se ao fato de que a radiação solar, em vez de danificar as células do corpo, degrada o protetor solar.

Dessa forma, quanto maior a exposição ao sol, mais importante é a reaplicação do produto para garantir os níveis desejados de proteção solar.

Para reaplicar o protetor solar não é necessário lavar o rosto e remover a maquiagem ou camada anterior de protetor.

Caso você esteja maquiada e use protetor solar em creme ou gel, a recomendação é reaplicar o produto com leves batidinhas para garantir a proteção solar e manter a make.

Outra dica é optar pelo protetor solar em pó, uma versão muito propicia para ser aplicada acima da make durante o dia para não perder o visual, ficar protegida e ainda controlar a oleosidade.

Make e protetor solar: qual a ordem ideal?

Outra dúvida que a gente sempre ouve é quanto à ordem de aplicação dos produtos de skincare, seja de tratamento, proteção solar ou finalização.

O protetor solar deve ser aplicado – em quantidade generosa como vimos anteriormente – após a hidratação e outras etapas de tratamento que você adote.

A maquiagem, mesmo quanto ela tem proteção solar (FPS em geral) não substitui o protetor.

A make vem depois do protetor solar e você pode fazer todas as camadas que quiser – base, corretivo, primer, iluminador etc. - sem riscos de comprometer a proteção solar.

No entanto, lembre-se que o protetor solar deverá ser reaplicado durante o dia.

Pó SunCARE

suncare_powder

Nossa super dica é o Pó SunCARE da CARE Natural Beauty. Trata-se de um filtro físico com ativos de origem mineral como vimos anteriormente, portanto, não é absorvido pelo organismo.

A tecnologia de micronização garante a redução das partículas visíveis, o que reduz o residual branco mais típico nesse tipo de produto.

Além disso, o Pó SunCARE, com FPS 30, proteção UVA e contra a luz azul dos eletrônicos, tem aplicação fácil com pincel acoplado e finalização matte.

Assim, ele pode ser usado antes da make e também como finalizar a maquiagem com sua cobertura suave com alta proteção.

O bônus? Ele é fácil de reaplicar durante o dia, garantindo acabamento seco e alta proteção solar. Compre seu Pó SunCARE aqui!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.