Rosa mosqueta: o que é e para que serve?

Rosa mosqueta: o que é e para que serve?

O crescimento da cosmética e da beleza natural tem viabilizado a descoberta de ricas propriedades em produtos já conhecidos, como o óleo de rosa mosqueta.

Apesar do aumento do uso devido aos seus ativos naturais, ainda existem muitas dúvidas sobre as origens da rosa mosqueta, como usá-la no dia a dia e benefícios, especialmente em dermocosméticos. Pensando nisso, esse conteúdo vai abordar:

A partir desses tópicos, você saberá tudo sobre o óleo de rosa mosqueta e poderá incluir esse óleo vegetal na sua rotina de beleza com melhores informações sobre os usos e funções. Vem com a gente!

Rosa mosqueta: o que é?

Uma das primeiras dúvidas quando se ouve falar em rosa mosqueta é sobre o que é isso e de onde ela vem.

O óleo de rosa mosqueta, que é a forma mais comum de uso, especialmente na estética, é extraído das sementes da planta rosa canina, que pertence à família das rosáceas.

A planta é originária da Europa, mas produzida também na Cordilheira dos Andes, no Chile. 

O óleo é extraído, geralmente, pela prensagem das sementes, mas as técnicas podem variar de acordo com produtor.

Benefícios do óleo de rosa mosqueta na pele

O óleo de rosa mosqueta contém ácidos graxos poli-insaturados, como ácido oleico e linoleico (ômega 6), alfa-linoleico (ômega 3) e ômega 9, além de vitaminas A, C, B1, B2, E e K e diversos minerais, incluindo potássio, cálcio, sódio, ferro, magnésio e fósforo.

rosa-mosqueta-rosto-de-mulher

O óleo de rosa mosqueta tem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana, além de estimular a renovação celular. Conheça a seguir os benefícios à pele.

Hidratação

A propriedade mais destacada do óleo de rosa mosqueta é relacionada à hidratação, sendo frequentemente usado em peles ressecadas e cabelos extras secos.

Por ser de origem vegetal, o óleo penetra mais profundamente na derme, contribuindo na hidratação e regeneração dos tecidos, o que evita ressecamento, rachaduras na pele e aparência esbranquiçada da pele.

O uso diário é mais indicado para regiões ressecadas, mas pessoas com pele oleosa também podem se beneficiar das propriedades desse óleo vegetal.

Além da pele, o óleo de rosa mosqueta também pode ser usado na hidratação capilar, especialmente em rotinas de umectação dos fios ressecados.

Antienvelhecimento

As propriedades antioxidantes do óleo de rosa mosqueta são destaque nos tratamentos antienvelhecimento, como ao prevenir e amenizar a formação de rugas, flacidez e marcas de expressão.

Esse resultado é possível devido à ação antioxidante do óleo, reduzindo os danos às células e contribuindo na sua regeneração.

Além disso, o produto evita a degeneração das células de colágeno e estimula sua produção por ser rico em vitaminas A e C, contribuindo na firmeza e elasticidade da pele.

Clareamento de manchas

Devido à presença de ácido trans-retinóico, que atua na pigmentação da pele, e as características antioxidantes do óleo de rosa mosqueta, ele contribui na suavização de manchas leves, como os melasmas causados pela exposição ao sol.

O óleo de rosa mosqueta pode ser usado em conjunto com outros tratamentos para manchas escuras na pele e mesmo em associação com procedimentos estéticos, quando indicado pelo dermatologista responsável.

Cicatrização

Uma pesquisa sobre o óleo de rosa mosqueta na cicatrização identificou resultados mais satisfatórios até 29 dias entre os participantes que fizeram uso da substância em relação aos demais.

As propriedades do óleo de rosa mosqueta podem contribuir na menor incidência de cicatrizes inestéticas, como as queloides.

As estrias, que também são cicatrizes, também podem ser amenizadas, especialmente quando elas ainda têm uma estética avermelhada, indicando surgimento recente.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Como usar o óleo de rosa mosqueta na pele?

Os benefícios do óleo de rosa mosqueta fazem com que ele tenha diferentes aplicações no dia a dia. Conheça como usar a seguir.

No rosto

No rosto, a rosa mosqueta pode ser usada para remover a maquiagem e também para reforçar a hidratação, seja na pele como nos lábios.

Para o uso diurno recomenda-se uma fina camada do óleo de rosa mosqueta após a limpeza e antes do protetor solar.

À noite, ele pode ser a última etapa de skincare, contribuindo na melhor hidratação e rejuvenescimento facial.

No corpo

No corpo, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado como outros óleos vegetais com o objetivo de nutrir e hidratar a pele, sendo usado puro ou na composição de dermocosméticos.

O uso diário em todo o corpo é uma opção, massageando a região de 2 a 3 minutos para melhor absorção do óleo.

Em áreas mais ressecadas, como cotovelos, pés, joelhos e outras, a aplicação do óleo de rosa mosqueta pode ocorrer até duas vezes por dia. 

Produtos CARE com rosa mosqueta

Com o aumento do uso odo óleo de rosa mosqueta, a recomendação é optar pela adição da substância em dermocosméticos com fórmulas suaves, clean, seguras e livres de toxinas.

Conheça a seguir opções de cosméticos veganos da CARE Natural Beauty que são desenvolvidos com rosa mosqueta em formulações limpas, veganas e cruelty-free.

Sérum Skindrops Glow

O Sérum Facial Hidratante e Iluminador Skindrops Glow protege a pele contra a poluição e toxinas com um lindo efeito radiante de pele viçosa.

rosa-mosqueta-serum-iluminador-rosto

O sérum Skindrops Glow promove a vitalidade da pele devido aos seus efeitos antioxidantes promovidos pela composição que, além de rosa mosqueta, inclui: vitamina E natural, óleo de açaí orgânico, argila rosa, argila branca, lavanda e alecrim.

O Skindrops Glow pode ser adicionado à rotina de skincare da manhã, após o uso do sérum hidratante.

Beauty Night Oil

Para completar a felicidade da sua pele com beleza limpa e sem toxinas, o Óleo Facial Regenerador Noturno Beauty Night Oil deve ser a última etapa do seu skincare noturno.

rosa-mosqueta-oleo-facial-regenerador-noturno-care

Ele é neurosmético que, além de promover a reparação da pele durante o sono, contém ativos que, comprovadamente, aumentam a “ß-endorfina”, hormônios que estimulam a sensação de bem-estar e relaxamento.

rosa-mosqueta-rosto-de-mulher-com oleo-facial-noturno

E aí, gostou desse conteúdo? Deixe suas sugestões, críticas e elogios aqui nos comentários para a gente saber!

Agora que você já conhece os benefícios da rosa mosqueta, garanta hoje mesmo seus queridinhos Clean Beauty e presenteie sua pele todos os dias!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.