Saiba a diferença entre maquiagem vegana, orgânica e natural

Saiba a diferença entre maquiagem vegana, orgânica e natural

 

A indústria da beleza captou a mensagem de consumidoras cada vez mais conectadas a um estilo de vida que valoriza a saúde e o autocuidado e possuem uma consciência gigantesca acerca do meio ambiente

Por isso, cada vez mais ouvimos falar em maquiagem vegana, orgânica e natural. Algumas vezes, esses tipos de maquiagens são confundidos pela semelhança entre si, mas nem todo cosmético vegano é natural, assim como os naturais podem não ser orgânicos e etc.

Para que você entenda a diferença entre maquiagem vegana, orgânica e natural e adquira um olhar mais crítico na hora de escolher, a CARE Natural Beauty preparou um conteúdo especial. 

Diferença da maquiagem vegana, orgânica e natural

Para entendermos as principais diferenças entre esses tipos de maquiagem, vale a pena aprender de onde vêm essas definições.

Os órgãos EcoCert e Instituto Biodinâmico (IBD), responsáveis pelo inspecionamento dos cosméticos produzidos no Brasil, estabeleceram as particularidades de cada tipo de maquiagem de maneira bem didática, como verá adiante.

Maquiagem vegana

A maquiagem vegana é aquela que não contém ingredientes derivados de animais, como cera da abelha, leite, gordura bovina, carmim e lanolina. Além disso, não é testada em animais.

Esse tipo de maquiagem vem ganhando força no universo dos cosméticos, sendo possível encontrá-lo com muita facilidade.

Marcas que adotam essa causa se apoiam em voluntários credenciados pela ANVISA para testes em laboratórios de maneira segura e bem-sucedida.

É importante entender que o fato de um produto ser vegano não significa que está livre de ingredientes sintéticos nocivos em sua fórmula. Portanto, produtos veganos não são necessariamente naturais.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Maquiagem natural

Para uma maquiagem ser considerada natural, é necessário que 95% de sua formulação seja feita com ingredientes naturais e 5% orgânicos (sem metais pesados e agrotóxicos).

Quando pesquisamos esse tipo de maquiagem, normalmente percebemos que é produzido por marcas que apoiam uma beleza consciente, e que se preocupam com a saúde da consumidora e também com o meio ambiente, sendo, muitas vezes, livre de testes em animais.

Mesmo que a maquiagem natural não seja vegana, pois alguns ingredientes de origem animal também são considerados naturais (como a cera de abelha), a maioria é cruelty free, ou seja, não faz testes em animais

Maquiagem orgânica

O que faz um produto ser orgânico é ele ter em sua composição no mínimo 95% de matéria-prima orgânica. Isso significa que a maquiagem é livre de toxinas e agrotóxicos. 

A semelhança dos ingredientes que estão presentes nas maquiagens com os componentes encontrados de forma natural em nosso corpo é essencial para que a pele aceite facilmente esse contato, diminuindo o potencial para causar qualquer tipo de reação indesejada.

Tudo isso é de extrema importância para tornar essas fórmulas muito mais nutritivas.

Leia também: Biocompatibilidade: o diferencial da maquiagem orgânica

A importância de uma beleza natural

Praticar o autocuidado traz à tona o que há de melhor em nós, como o amor-próprio e a consciência de ajudar toda a cadeia produtiva, do jeitinho que podemos. 

Por isso, ao trocar seus produtos convencionais por uma maquiagem vegana, orgânica e natural, você passa a cuidar não só da sua saúde, como também do nosso planeta! 

Se quiser apoiar essa causa e conhecer produtos que são veganos, orgânicos e naturais, acesse o site da CARE e confira nossas opções.

Beleza e propósito andam sempre lado a lado: é nisso que acreditamos!

#weCAREAboutPlanet #weCAREAboutYou

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.