
Saúde mental: o skincare como aliado para o nosso equilíbrio
Por Luanda Vieira, jornalista de moda, beleza e bem-estar
Quem tem na rotina a prática de skincare sabe exatamente os benefícios, muitas vezes, imediatos (o Instant Eye Lift que o diga, né?) para a pele. Mas você já parou para pensar o quanto este momento é importante para o nosso equilíbrio?
Passei a pensar sobre isso durante a pandemia. Sendo mais específica, depois do meu burnout. Antes, cuidar da pele era mais uma etapa que eu fazia com pressa para não me atrasar no trabalho; ou prestando atenção no celular antes de dormir (tenho certeza de que você se identifica com uma das duas opções em algum momento da sua vida).
A verdade é que a ansiedade me fez adicionar no dia a dia instantes em que eu pudesse prestar mais atenção na minha respiração. Aboli o celular na hora do exercício, estudei sobre alimentos que poderiam ser aliados da minha saúde, separei uma hora para ler longe das telas e decidi que o tempo do skincare seria realmente o protagonista.
O resultado, acredite, foi mais disposição para iniciar o meu dia e tranquilidade para finalizá-lo. E eu não sou a única que passou a valorizar o autocuidado.
De acordo com o levantamento do Google Trends, a busca pela palavra “autocuidado” aumentou 70% em 2020, quando a importância do tema passou a ser discutida com mais força no Brasil. Já a pesquisa do Twitter com a Black Swan Data mostra que houve um crescimento de 47% em conversas sobre bem-estar e 39% em conversas sobre saúde mental.
E o que eu aprendi, com a ajuda da minha psicóloga, sobre os benefícios do skincare para a nossa cabeça? Sem romantizar qualquer doença mental, divido 4 tópicos abaixo.
Confira:
-
Autoestima
Prestar atenção em mim no espelho, enquanto cuido da pele, também me ajudou a mentalizar o quanto gostaria de deixar em segundo plano a ansiedade na minha vida. Entendi que uma pele bem cuidada vai muito além de estética, porque no momento em que eu estava em crise, a autoestima era uma das maiores aliadas para seguir.
-
Novas estratégias
Aprendi que os momentos de distração eram melhores que os momentos que eu escolhia me entregar ao desespero. Durante o skincare, adicionei algumas etapas além dos produtos para fazer a ocasião durar mais: 1) acender uma vela antes do ritual; 2) preparar um chá para tomar entre um creme e outro; 3) usei a função de cromoterapia do meu difusor para meditar enquanto esperava a ação de uma máscara facial.
-
Alimentação e Skincare
De volta à autoestima, também percebi o quanto prestar atenção na minha alimentação turbinava os efeitos do skincare, ao mesmo tempo em que aliviava os efeitos da ansiedade. De acordo com a nutricionista Aryane Emerick, alguns alimentos, como o peixe, rico em Ômega-3, “ajudam a organizar e processar os pensamentos”, além de ser anti-inflamatório para a pele.
-
O tal equilíbrio
Começar e terminar o meu dia cuidando da pele passou a ser o período mais gostoso da minha rotina. E quem busca equilíbrio em prol da saúde mental sabe que tudo que nós precisamos são ações genuínas que nos despertem prazer.