Ação Antioxidante: como funciona e seus benefícios para a pele!

Ação Antioxidante: como funciona e seus benefícios para a pele!

A ação antioxidante é um tema em alta, principalmente quando se fala em dermocosméticos e prevenção ao envelhecimento da pele.

Apesar de ser um assunto muito falado, ainda existem muitos equívocos sobre a ação antioxidante, como obtê-la em níveis adequados nos cosméticos e alimentação e quais os benefícios reais.

Pensando nisso, esse conteúdo vai abordar tudo sobre ação antioxidante, incluindo:

A seguir conheça mais sobre ação antioxidante e como potencializar os benefícios à saúde do corpo e da pele.

O que são os antioxidantes?

Os antioxidantes são substâncias que promovem a inibição ou redução da oxidação de uma substância oxidável. No organismo, essa função consiste em proteger as células sadias da ação oxidativa desempenhada pelos radicais livres.

Os radicais livres são os agentes oxidantes do organismo, consistindo em moléculas instáveis devido à ausência de um número par de elétrons na cadeia que a constitui.

Para se estabilizar, os radicais livres promovem reações químicas com transferência de elétrons com células próximas, processo chamado de oxi-redução.

Em proporções normais e saudáveis, os radicais livres e a ação oxidante desencadeada são benéficos ao organismo e ao sistema imunológico, pois promovem a queima de oxigênio e, consequentemente, a conversão de nutrientes em energia.

No entanto, quando em excesso, os radicais livres podem resultar em oxidação das células saudáveis, como de DNA, proteínas e lipídios, processo chamado de estresse oxidativo.

Quando as taxas de radicais livres permanecem elevadas por um longo período resulta na peroxidação lipídica, que é a eliminação dos ácidos graxos poli-insaturados presentes nas membranas celulares o que, no longo prazo, está associada a doenças crônicas e degenerativas.

Os benefícios dos antioxidantes?

A ação antioxidante no organismo atua de diferentes formas em relação aos radicais livres:

  • inibe a formação de mais radicais livres;
  • repara as lesões, eliminando células danificadas e reconstituindo as membranas celulares danificadas pela peroxidação lipídica;
  • intercepta os radicais livres impedindo que eles ataquem tecidos e células saudáveis. 

A ação antioxidante os radicais livres do organismo para que eles sejam mantidos em níveis saudáveis, garantindo um melhor funcionamento do corpo.

Como funciona a ação antioxidante?

Os sistemas antioxidantes podem ser divididos em dois mecanismos:

  • sistema enzimático ou endógeno: depende da produção natural de enzimas pelo organismo e depende de fatores como genética, imunidade e idade;
  • sistema não-enzimático ou exógeno: são antioxidantes adquiridos, como por meio da alimentação e dermocosméticos.

Assim, uma boa alimentação que provém os níveis adequados de antioxidantes, especialmente com o envelhecimento que tende a reduzir o sistema enzimático.

Como inserir antioxidantes na rotina?

Como visto, parte da ação antioxidante do organismo é resultado do sistema endógeno, no entanto, é fundamental complementá-lo com o sistema exógeno que se baseia, principalmente, na alimentação.

Alguns alimentos e substâncias são particularmente benéficos quando o assunto é ação antioxidante. Conheça os principais a seguir!

Beta-caroteno e licopeno

Os carotenoides, como o beta-caroteno e licopeno, consistem em corantes naturais oriundos de frutas e vegetais. Ao usar oxigênio na metabolização dessas substâncias, a reserva para os radicais livres é reduzida.

São alimentos ricos em beta-caroteno e licopeno aquelas com coloração vermelha, amarela e laranja, como cenoura, tomate, laranja, pêssego, abóbora e vegetais verde-escuros, como brócolis, ervilha e espinafre.

Curcumina

Com boa ação antioxidante também estão os alimentos com curcumina, que consiste no pigmento das raízes da cúrcuma. 

Flavanoides

Os flavanoides são substâncias que protegem os vegetais da radiação solar e de doenças. Eles combatem a formação de enzimas responsáveis pelos radicais livres, inibindo sua produção. São alimentos ricos em flavanoides:

  • frutas como uva, morango, maçã e outras frutas vermelhas;
  • vegetais verde escuros como brócolis, espinafre, salsa e couve;
  • oleaginosas e grãos, como nozes, soja e linhaça.

Portanto, uma dieta variada e que seja rica em frutas e vegetais garante a ingestão suficiente de flavanoides.

Vitamina A

A vitamina A, ou retinol, associa-se a alguns tipos de radicais livres impedindo que eles causem oxidação celular. Para obter a ação antioxidante da vitamina A opte por alimentos como cenoura, espinafre, manga e mamão.

Vitamina C

Uma das principais substâncias com ação antioxidante é a vitamina C, ou ácido ascórbico, que é fundamental na dieta e também na rotina de skincare.

A vitamina C é solúvel em água de forma que reage com os radicais livres presentes em meio aquoso, como aqueles no interior das células. Ela está presente em alimentos como:

  • frutas como a laranja, limão, mexerica, melão, acerola, kiwi, manga, mamão, abacaxi e vermelhas;
  • vegetais como brócolis, couve, pimentão, espinafre, batatas e tomate.

Vitamina E

A vitamina E, ou tocoferois, exerce ação antioxidante por ser solúvel em gordura e, portanto, proteger as membranas celulares da oxidação. São opções de alimentos: óleos vegetais, azeite, verduras verdes, vegetais com folhas, oleagionosas, sementes e cereais integrais.

Cobre

O cobre é um dos sais minerais obtidos por meio da alimentação que também tem ação antioxidante. São alimentos ricos em cobre o feijão, lentilhas, nozes, amendoim, amêndoas, semente de girassol, grão de bico e legumes.

Selênio

O selênio contribui nas funções da vitamina E e  evita o efeito oxidativo das células. Ele está presente em opções como a castanha-do-pará, arroz integral e sementes de girassol.

Zinco

O zinco, assim como o cobre, atua na ação da enzima superóxido dismutase prevenindo a oxidação celular. São opções ricas em zinco as sementes de abóbora, soja, amendoim e amêndoas.

Quais os mitos e verdades sobre os antioxidantes?

Mesmo entendendo como a ação antioxidante funciona e sua importância no organismo são comuns algumas dúvidas baseadas principalmente em afirmações falsas que são erroneamente difundidas. Conheça as mais frequentes a seguir!

Quanto mais ação antioxidante, melhor

Mito – a saúde do organismo está diretamente relacionada com o equilíbrio, e isso inclui na ação antioxidante.

Apesar de serem temidos devido sua participação no envelhecimento celular – e estético – os radicais livres desempenham diferentes funções no organismo, como a conversão de células adiposas em músculos.

A alimentação faz diferença

Verdade – como vimos anteriormente, muitos alimentos são fontes de antioxidantes e garantem a redução do estresse oxidativo.

Os hábitos influenciam no estresse oxidativo

Verdade – assim como a alimentação, os hábitos de vida fazem toda a diferença na ação antioxidante do organismo.

Alguns exemplos de hábitos que intensificam o estresse oxidativo estão: cigarro, consumo excessivo de bebidas alcoólicas (mesmo o vinho e cerveja que contêm flavanoides), exposição excessiva ao sol sem proteção, noites mal dormidas e outros.

O excesso de exercícios físicos ajuda o organismo

Mito – como todo o restante, os exercícios físicos são importantes na saúde e na ação antioxidante do organismo, mas, como todo o resto, são danosos quando em excesso.

No caso de exercícios físicos, há uma elevação do consumo de oxigênio no organismo, favorecendo a formação de radicais livres.

O estresse oxidativo tem relação com o surgimento de doenças

Verdade – quando a presença de radicais livres é excessiva ela compromete a resposta do sistema imunológico, podendo resultar no surgimento de diferentes doenças, especialmente as inflamações crônicas.

A ação antioxidante é curativa

Mito – uma alimentação rica em antioxidantes e balanceada é sempre indicada, mas o consumo de antioxidantes não pode tratar ou reverter quadros de doenças.

A alimentação saudável e bons hábitos de vida devem ser preservados, mas em conjunto com assistência médica especializada quando necessário.

Antioxidantes previnem o envelhecimento?

skincare

Em níveis adequados e equilibrados, os antioxidantes contribuem sim na prevenção do envelhecimento, uma vez que a oxidação celular é uma das responsáveis pela diminuição e danos às células.

Mas, como visto, é preciso considerar que todo o organismo funciona em equilíbrio. Para prevenir o estresse oxidativo a dica é manter uma rotina saudável.

Além disso, na pele, a rotina de skincare desempenha um papel fundamental para combater o envelhecimento cutâneo causado pela ação dos radicais livres. Entenda a seguir:

  • limpeza: responsável pela remoção das impurezas da pele acumuladas devido à poluição ambiental e acúmulo de resíduos que influenciam diretamente no estresse oxidativo e causam o envelhecimento precoce;
  • hidratação: além de garantir a absorção de água, geralmente utiliza-se produtos com ação antioxidante, especialmente a vitamina C durante o dia e vitamina A à noite;
  • proteção solar: cuidado que protege contra o fotoenvelhecimento e reduz o estresse oxidativo.

Para um melhor resultado também é importante considerar a qualidade dos dermocosméticos selecionados, dando preferência para opções antioxidantes de fontes naturais, veganas e com fórmulas limpas.

Na CARE Natural Beauty, uma opção com alto poder antioxidante é Kit Summer Essentials, que contém:

  • Bruma Hidratante CARE Mist: tem ação tonificante e hidratante com fórmula que inclui Vitamina A e E, além de zinco, selênio; lavanda, camomila e outros;
  • Protetor Solar em Pó SunCARE Powder FPS 30: pó translúcido que protege da radiação UVA e UVB.

Kit Summer Essentials

O Kit da CARE, além de componentes com alto poder antioxidante, ainda conta com nécessaire exclusiva.

Portanto, é possível trazer a ação antioxidante para a rotina de skincare com opções naturais, orgânicas e veganas com alta performance e resultado em todos os tipos de pele.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.