Acne: saiba o que é, as principais causas e como cuidar!

Acne: saiba o que é, as principais causas e como cuidar!

Muito provavelmente, em algum momento da vida, você já teve que lidar com a acne mesmo que não tenha uma pele com tendência oleosa.

A acne é uma dermatose muito comum e que pode acometer pessoas de diferentes idades, apesar de ser mais comum na adolescência.

Entender exatamente o que é a acne é um primeiro ponto para iniciar um tratamento adequado. Pensando nas dúvidas sobre o tema, preparamos um conteúdo completo, incluindo:

Acreditamos que com esse conteúdo você terá melhores condições de identificar, cuidar e, principalmente, prevenir a acne. Continue com a gente!

O que é acne;

A acne consiste em uma dermatose que causa lesões na pele, como os cravos e espinhas, e é decorrente do aumento da produção de secreção pelas glândulas sebáceas que produzem um óleo/sebo que tem como objetivo primordial proteger a pele e manter a hidratação cutânea.

A inflamação dos folículos pilossebáceos, responsáveis pelo crescimento dos pelos faciais e corporais, também resulta na obstrução dos poros que leva ao surgimento dos cravos e espinhas.

Um terceiro processo relacionado ao desenvolvimento da acne é a proliferação local de bactérias que favorece a inflamação cutânea.

Além das manifestações mais tradicionais como o surgimento de formações pápulo-pustulosa (espinha) a paciente pode apresentar sintomas adicionais, como vermelhidão, irritação e dor, nos quadros mais severos.

Os cravos brancos ocorrem quando as glândulas sebáceas estão obstruídas com orifício fechado. Já os cravos pretos são glândulas sebáceas obstruídas com orifício aberto e com exposição ao ar, o que escurece o sebo.

Já as pústulas (espinhas) ocorrem quando as glândulas sebáceas estão inflamadas e com proliferação de bactérias, causando vermelhidão e, as vezes, com presença de pus.

Causas da acne;

Acne

Apesar de o incômodo de meninas e mulheres com a acne, por vezes, ser maior, a acne pode apresentar-se com maior gravidade e, estudo publicado na revista médica Anais Brasileiros de Dermatologia identificou que a enfermidade acomete cerca de 85% dos adolescentes.

De fato, a acne manifesta-se principalmente na adolescência por conta do aumento da produção dos hormônios sexuais nesse período da vida.

Outras alterações hormonais, como pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e durante a gravidez, também podem desencadear ou intensificar a condição.

A acne também tem causas hereditárias, de forma que algumas pessoas com quadros mais severos na família terão tendência aumentada à pele oleosa e acneica.

A condição também pode ser intensificada pelo uso de corticoides e outros medicamentos, aumento do estresse devido à maior presença de cortisol no organismo que favorece processos inflamatórios, exposição demasiada ao sol sem proteção, tabaco, rotina de skincare imprópria ao tipo de pele e alimentação rica em gorduras.

Na face, onde se manifesta mais frequentemente, é comum de ocorrer na testa, nariz, queixo, têmporas e próximo aos lábios, que são locais com maior tendência à oleosidade.

Podem surgir também no corpo, especialmente no tórax, pescoço, costas e ombros.

Tipos de acne;

Um equívoco comum é achar que acne é tudo igual e, por conta disso, não personalizar o tratamento de acordo com as necessidades individuais.

Entender que a acne pode ser diferentes manifestações e intensidades é um passo fundamental para uma rotina de cuidados mais apropriada. Entenda mais a seguir. 

  • acne neonatal: consiste na acne que acomete os bebês recém-nascidos, sendo uma versão leve que ocorre devido à transferência hormonal entre mãe e bebê pela placenta ou pelo estresse do parto. Ameniza sozinha em alguns dias;
  • acne grau 1: consiste na formação de cravos e poros abertos;
  • acne grau 2:  quando o paciente apresenta cravos e algumas espinhas com aparência avermelhada e inflamada com presença de pus;
  • acne grau 3: além dos cravos e espinhas, os pacientes apresentam nódulos e cistos enrijecidos no tecido subcutâneo;
  • acne grau 4: também chamada de acne conglobata, consiste em uma versão mais grave na qual os sinais anteriores somam-se a formação de abcessos que deixam marcas permanentes e cicatrizes devido sua profundidade, resultante na deformação da pele;
  • acne da mulher adulta: mulheres adultas estão mais suscetíveis que os homens a ter espinhas na idade adulta em decorrência do fator hormonal, especialmente quando acrescido de tendência genética e maus hábitos. Pode ocorrer mesmo em pacientes que não apresentam a condição na adolescência.  

Entendendo que existem diferentes tipos de acne e a gravidade deles é variável é possível determinar a melhor abordagem de diagnóstico e tratamento.

Diagnóstico e tratamento da acne;

O diagnóstico da acne é feito, em geral, pelo dermatologista a partir de uma avaliação clínica do quadro, do histórico do paciente e de fatores de risco.

Quando em graus mais leves ou neonatal, em geral, a acne não demanda avaliação especializada, mas mesmo nesses casos a abordagem pode ser mais efetiva quando o tratamento é indicado por um especialista.

A solicitação de exames clínicos e laboratoriais pode contribuir, por exemplo, na identificação das causas da acne, ajudando a combater a raiz do problema.

No caso de graus mais severos de acne, como do grau 3 e grau 4, o acompanhamento médico é importante, pois além de produtos tópicos podem ser recomendados tratamentos de via oral, como antibióticos de uso oral ou tópico.

Em casos mais graves de acne ou quando o tratamento não responde de forma satisfatória com outras abordagens o médico pode fazer a prescrição da isotretinoína, conhecida popularmente com o nome de Roacutan, que tem como função diminuir a glândula sebácea para controlar produção de sebo e, consequentemente, a infecção.

O tratamento da acne pode incluir o uso de dermocosméticos com função secativa para alivia a produção sebácea, cremes para aliviar os desconfortos estéticos e físicos e também ácidos tópicos, principalmente para amenizar cicatrizes e manchas resultantes da acne.

Cuidados com a pele acneica!

A principal forma de tratar a acne também é a estratégia indicada para preveni-la, que consiste na manutenção diária de cuidados com a pele acneica para minimizar quadros de inflamação e infecção.

Por conta disso, um dos primeiros passos após o diagnóstico de acne é informar e conscientizar o paciente sobre o problema, ressaltando a importância de cuidados diários.

pele acneica

A rotina de skincare para pessoas com pele acneica deve seguir alguns passos, como:

  • lavar o rosto 2 vezes por dia, de manhã e a noite, com sabonete neutro indicado para pele oleosa e utilizar água fria para evitar o efeito rebote;
  • hidratar a pele, pois a manutenção de níveis adequados de água e sebo evita com que as glândulas sebáceas produzam óleo em excesso;
  • usar vitamina C ou outro antioxidante antes de aplicar o protetor solar visando uma proteção aumentada para reduzir as chances de manchas na pele e evite a exposição solar direta;
  • evite tocar a face com as mãos, pois esse hábito aumenta a propensão a quadros inflamatórios e aumento da oleosidade. Evite também penteados e cortes nos quais os cabelos caiam no rosto, o que aumenta a produção de sebo no local;
  • faça esfoliação semanalmente, mas evite esfregar locais que estejam com espinhas inflamadas e use máscaras faciais para controlar a produção sebácea, como as formulações com argila verde ou preta;
  • evite maquiagens pesadas que obstruam os poros e sempre use demaquilante ou água micelar antes de lavar o rosto para potencializar a higienização da face.

Uma boa rotina de skincare e com cuidados focados na pele acneica reduz significativamente a ocorrência de cravos e espinhas, mas práticas adicionais também são indicadas.

Não cutuque ou esprema cravos e espinhas, pois essa prática pode intensificar o quadro inflamatório e resultar em cicatrizes de acne.

Tenha uma alimentação saudável, evitando principalmente alimentos gordurosos e excesso de açúcar, especialmente se estiver com a derme mais inflamada.

E, por fim, selecione dermocosméticos específicos para pele acneica e que ajudem no controle da oleosidade, como o Kit Pele oleosa/acneica da CARE Natural Beauty com:

  • CARE Mist para preparar a pele e abrir os poros para melhor penetração dos produtos de tratamento;
  • Skindrops Hialu para nutrir e hidratar a pele, regulando a produção sebácea;
  • Instant Eye Lift para hidratar e prevenir o surgimento de rugas na região dos olhos.

Kit Pele Oleosa Acneica

A união de cuidados diários para prevenir a acne e assistência especializada são pilares para uma pele mais saudável e bonita.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.