Outubro Rosa: cosméticos sem toxinas para pacientes em tratamento contra câncer

Outubro Rosa: cosméticos sem toxinas para pacientes em tratamento contra câncer

O Outubro Rosa é uma das principais campanhas em prol da saúde feminina e visa a conscientização e detecção precoce do câncer de mama.

Conhecer mais sobre a data e, especialmente, sobre a doença, é fundamental para uma assistência médica adequada. A seguir, vamos falar mais sobre:

Para nós, o mais importante é que você se cuide emocional e fisicamente. Confira no post:

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, quando vários estados se reuniram para promover ações em prol da prevenção do câncer de mama.

O símbolo da data, o laço rosa, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, e que, posteriormente, espalhou-se pelos hospitais do país.

No Brasil, o Outubro Rosa é comemorado desde o ano de 2002, inicialmente com ações pontuais, mas, desde 2010, ganhou mais expressão com a promoção realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O objetivo do Outubro Rosa é informar, conscientizar e promover ações, como mutirões de exames, que contribuem no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Câncer de mama: fatores de risco e sintomas

O câncer de mama consiste em uma doença na qual há crescimento anormal de células neoplásicas em decorrência de alterações genéticas.

O câncer de mama acomete anualmente mais de 65 mil mulheres no Brasil e resulta em mais de 18 mil óbitos a cada ano, sendo a patologia que mais vitima as mulheres.

Diversos fatores são associados às chances aumentadas de desenvolver câncer de mama, como ter mais de 50 anos, obesidade, sedentarismo, não ter filhos, consumo excessivo de álcool, menarca precoce ou menopausa tardia, entre outros.

Uma forma de prevenir o câncer de mama é observar alterações mamárias significativas, como:

  • presença de nódulo fixo ou indolor que aparenta ser carocinhos abaixo da pele;
  • pele da mama avermelhada ou enrugada;
  • alterações no mamilo;
  • presença de nódulos ou caroço nas axilas ou pescoço;
  • líquido anormal saindo pelo mamilo.

A presença de quaisquer desses sintomas, principalmente se a paciente for de risco, demanda assistência médica especializada com urgência para iniciar a investigação do quadro.

Como prevenir câncer de mama?

cancer de mama

Saber como prevenir o câncer de mama é fundamental para mulheres de todas as idades, uma vez que o diagnóstico é essencial às melhores chances no tratamento. 

Mamografia 

A principal prática para prevenção do câncer de mama e a mais incentivada durante o Outubro Rosa é a realização da mamografia, inclusive com mutirões para atender o aumento da demanda nesse mês.

Na mamografia a mulher é posicionada em frente o aparelho que comprime as mamas e gera uma imagem radiológico que permite avaliar os tecidos mamários, o que permite identificar nódulos, calcificações e outras alterações suspeitas.

A mamografia é indicada a cada dois anos entre mulheres de 50 a 59 novos. Fora dessa faixa etária, o exame só é recomendado em casos específicos, como se a paciente tiver chances elevadas com histórico de casos na família ou se apresentar sintomas.

Autoexame da mama 

O autoexame da mama não é uma conduta atualmente recomendada pelo Ministério da Saúde, pois não apresenta benefícios significativos.

Apesar disso, é sempre recomendado que a mulher tenha conhecimento do próprio corpo para que possa reconhecer alterações suspeitas.

Assim, o autoexame pode ser realizado, desde que não como substituto da mamografia em casos nos quais esse método é indicado.

Produtos de Skincare sem toxinas

Os cuidados pessoais das mulheres inclui o acompanhamento médico periódico, mas também os produtos que coloca no corpo.

Alguns agentes presentes em cosméticos estimulam a produção de estrogênio, que está diretamente relacionado a maior tendência de desenvolver câncer de mama quando em níveis elevados no organismo.

Entre as substâncias com esse efeito incluem-se: formol, alumínio, triclosan, fragrâncias sintéticas, parabenos e outros.

Por tais razões é indispensável escolher cosméticos seguros e com formulações limpas, como os desenvolvidos pela CARE Natural Beauty. Algumas opções de produtos de skincare sem toxinas incluem:

CARE Mist

  • CARE Mist: água de beleza revitalizante que promove sensação de frescor, hidrata, nutre e tonifica a pele devido à sua ação antioxidante, anti-inflamatória e de fortalecimento da barreira de proteção da pele;

Skindrops Hialu

A opção por formulações limpas dos cosméticos é importante para todas as pessoas, em todas as idades, mas especialmente para mulheres realizando o tratamento oncológico de câncer de mama.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma importante data de conscientização e informação. Busque pelo seu médico e cuide-se com cosméticos limpos e seguros para sua saúde.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.