Pegada Hídrica: Saiba como podemos melhorar no dia a dia!

, por Mcc Kyraly
Pegada Hídrica: Saiba como podemos melhorar no dia a dia!

Desde a sua criação, em 2002, o indicador de pegada hídrica ou Water Footprint, no inglês, é fundamental para aumentar a conscientização sobre o uso de água.

Globalmente, há um desafio relacionado ao uso mais consciente e sustentável dos recursos naturais, incluindo a água, de forma a reduzir os danos causados pelos seres humanos e ao meio ambiente.

A pegada hídrica promove essa conscientização quando o assunto é gasto, direto e indireto de água. A seguir, vamos falar mais sobre isso, incluindo:

O nosso objetivo é informar sobre a pegada hídrica, mas principalmente compartilhar como cada um de nós pode fazer uma partezinha para contribuir com o planeta. Vamos?

pegada hídrica

O que é Pegada Hídrica?

A pegada hídrica calcula a quantidade de água consumida, direta e indiretamente nos diversos processos produtivos, como na fabricação de alimentos, roupas, bebidas e outros, no uso humano e também na prestação de serviços.

O conceito foi desenvolvido pelo professor Arjen Hoekstra, da Universidade de Twente, em 2002. Ele elaborou o documento “Manual de Avaliação da Pegada Hídrica”, no qual apresenta as bases para o cálculo.

O objetivo é ser um indicador multidimensional que contribua para a identificação do consumo de água por segmento e produto e também da poluição.

Um dos desafios da conscientização sobre o consumo de água é que muitas vezes o consumidor final vê apenas a quantidade de água usada em casa. Entenda melhor a seguir.

Direta

A pegada hídrica direta consiste no consumo de água pelas pessoas, não apenas ingerindo, mas todo o uso no cotidiano: para cozinhar, limpar a casa, tomar banho, lavar roupa e outras tarefas.

Esse tipo de consumo de água é mais fácil de ser observado uma vez que a conta vem todos os meses com a medição do consumo familiar. 

Indireta

O desafio principal é sobre o consumo de água indireto, ou seja, todo aquele necessário para produção dos produtos e serviços consumidos no dia a dia.

A produção de uma calça jeans, por exemplo, consome, em média, 10 mil litros de água. Uma camiseta leva aproximadamente 2.700 litros de água.

Esses valores costumam ser desconsiderados pelos consumidores e, muitas vezes, não são nem conhecidos.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

A divulgação desses valores é um dos objetivos do projeto Pegada Hídrica, inclusive para que seja possível que os consumidores façam escolhas mais conscientes e bem informadas.

No Brasil, o consumo médio de água por pessoaé de 2027 metros cúbicos ao ano Além disso, o Brasil é um “exportador de água” em seus produtos, sendo que 9% da pegada hídrica nacional vai para outros países.

A estimativa da pegada hídrica dos brasileiros é de aproximadamente 5,559 mil litros de água por dia considerando costumes, alimentação, roupas e acessórios.

tipos de pegada hídrica

Tipos de Pegada Hidríca

O documento sobre pegada hídrica fala sobre três diferentes tipos de acordo com a natureza da origem e uso. São eles:

  • pegada hídrica azul: consiste no uso de água superficial e subterrânea, com destaque ao uso em produção agrícola, lavagens, irrigação e uso doméstico;
  • pegada hídrica verde: refere-se a consumo ou evaporação de água da chuva, sendo mais comum em demandas hortícolas e plantas;
  • pegada hídrica cinza: consiste no volume de água doce demandado para diluir os poluentes gerados na produção de um produto.

Essas diferentes noções da pegada hídrica proporcionam mais clareza na mensuração do impacto da humanidade na Terra.

Como calcular a pegada hídrica?

O cálculo da pegada hídrica se estende aos indivíduos, permitindo a mensuração aproximada do gasto individual de acordo com os hábitos de vida e práticas cotidianas.

Para calcular a sua pegada hídrica, acesse o site do projeto Water Footprint e faça o teste!

Pegada Hídrica de um produto

Todo produto tem algum gasto de água no processo produtivo, considerando o plantio ou extração de matéria-prima, desenvolvimento, transporte, produção em si e comercialização.

De fato, o volume de água embutido no produto é, na maior parte dos casos, irrisório em comparação ao volume gasto no processo produtivo.

Ainda assim, alguns produtos são significativamente mais sustentáveis do que outros, como:

  • produtos veganos;
  • produtos oriundos de processos de reciclagem/reaproveitamento;
  • produtos orgânicos;
  • produtos naturais.

Empresas comprometidas com um consumo consciente, em geral, também se engajam em práticas que viabilizam reduzir a pegada hídrica.

como diminuir o uso de água

Dicas para reduzir o gasto de água no dia a dia

Independentemente de qual é a sua pegada hídrica hoje, é possível atuar diariamente para reduzi-la aos poucos. Algumas dicas incluem:

  • revise seus hábitos pessoais, verificando se fecha a torneira ao escovar os dentes; se o banho não pode ser um pouco mais curto e outros;
  • planeje as tarefas da casa pensando na economia de água, como evitando o uso de água corrente para lavar as coisas; esperando juntar roupa o suficiente antes de ligar a máquina e evitando lavar quintais, por exemplo;
  • o consumo também é uma forma de reduzir a pegada hídrica indireta. Nesse sentido, compre apenas o que é realmente necessário e invista em marcas mais conscientes e engajadas, preferencialmente com opções veganas e naturais, ou reutilize, como ao comprar em brechós;
  • busque adaptar seus hábitos alimentares. Se não está pensando em uma dieta vegana ou vegetariana para esse momento da sua vida, considere passos menores, como aderir à campanha segunda sem carne e opte por alimentos orgânicos que não fazem uso de agrotóxicos.

Com a construção de hábitos mais saudáveis e conscientes, você está fazendo bem para você e para o mundo, e reduzir a pegada hídrica acaba sendo uma consequência de um estilo de vida mais minimalista e sustentável.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.