Psoríase: o que é e como se cuidar!

Psoríase: o que é e como se cuidar!

A psoríase é uma doença que acomete entre 1 e 5% da população mundial. No Brasil, estima-se que a patologia afete cerca de 2 milhões de pessoas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Infelizmente, é comum que os pacientes acometidos com a psoríase tenham inseguranças estéticas devido ao estigma social que envolve a condição e sua manifestação.

A seguir, preparamos um conteúdo para esclarecer dúvidas comuns sobre o tema e, principalmente, como promover o autoamor. Vamos abordar:

Acreditamos que o acesso à informação de qualidade e confiança é um passo essencial para combater os estigmar e promover a valorização dos pacientes com psoríase. Confira a seguir!

O que é psoríase?

psoríase_1

A psoríase se manifesta, com frequência, entre 16 a 22 anos idade e, tardiamente, entre os 57 a 60 anos de idade. De forma geral, a condição é mais comum antes dos 30 ou depois dos 50 anos, mas cerca de 15% das manifestações ocorrem ainda na infância.

A psoríase consiste em uma doença dermatológica inflamatória, crônica e não contagiosa. A manifestação mais comum é a ocorrência de lesões vermelhas, em placas com textura, e escamas esbranquiçadas.

A patologia pode acometer qualquer local do corpo, mas é mais comum no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Por ser uma doença crônica, a psoríase não tem cura, mas o acompanhamento e tratamento médico contribuem diretamente no controle na condição e melhor qualidade de vida do paciente.

Sintomas da psoríase

Os sintomas da psoríase variam de acordo com o tipo da doença. Estima-se que 90% dos quadros sejam de psoríase vulgar, a manifestação mais comum d a doença e que se caracteriza por lesões em placas vermelhas com escamas brancas com maior tendência de acometer couro cabeludo, joelhos, dorso e cotovelos.

As variações da patologia podem ocorrer de diferentes formas, como:

  • psoríase invertida na qual a incidência das lesões de pele é maior em locais com dobras e suor, como axilas, embaixo dos seios e virilha;
  • psoríase gutata apresenta lesões em formato de gota com infecção, ocorrendo no tronco, membros superiores e inferiores e couro cabeludo;
  • psoríase ungueal na qual as lesões atingem as mãos e pés e pode causar deformidade e amarelamento nas unhas;
  • psoríase artropática quando as lesões de pele estão associadas com sintomas nas articulações, como dor, rigidez e inchaço nas juntas;
  • psoríase pustulosa na qual as lesões cutâneas apresentar pus;
  • psoríase palmo-plantar, que são lesões que se desenvolvem nas solas das mãos e pés;
  • psoríase eritrodérmica, quadro raro no qual mais de 75% do corpo fica com lesões vermelhas que ardem e coçam.

Portanto, os sintomas da doença podem variar conforme a classificação, mas as lesões na pele são características do quadro.

Causas da psoríase

psoríase_2

Um dos desafios nos quadros de psoríase é que se trata de uma doença multigênica, de forma que diferentes aspectos podem influenciar seu desenvolvimento.

Já é sabido que, uma das causas da psoríase, é a herança genética, pois cerca de 30% dos casos apresentam hereditariedade dos progenitores.

A manifestação e gravidade do quadro também vão ser influenciadas por aspectos ambientais e estilo de vida. Entre eles destacam-se:

  • fatores psicológicos e emocionais;
  • estresse;
  • exposição a temperaturas frias;
  • banhos muito quentes e longos;
  • presença de quadros infecciosos na pele;
  • alguns tipos de medicamentos;
  • consumo de bebida alcoólica.

A tendência individual, juntamente com os hábitos e a exposição a fatores prejudiciais, portanto, determinam a manifestação da psoríase e também as crises, uma vez que a doença se manifesta em períodos de remissão e recidivas.  

Saiba como se cuidar!

Saber se cuidar é fundamental nos quadros de psoríase devido ao caráter crônico da doença que tende a estar presente durante toda a vida.

Diagnóstico e acompanhamento médico

O primeiro passo para se cuidar é buscar auxílio dermatológico logo que identifique sinais suspeitos no corpo, como as placas avermelhadas características da psoríase, mas qualquer outra alteração cutânea.

O diagnóstico médico é determinante para lidar com a psoríase e controlar a manifestação.

O especialista vai avaliar as lesões cutâneas para definir um diagnóstico e também classificar o tipo da doença. Em alguns casos, pode ser necessário recorrer à biópsia.

É fundamental que pacientes com diagnóstico de psoríase tenha um acompanhamento dermatológico regular, especialmente em períodos de crises mais ativas.

O acompanhamento médico é indicado para receber orientações para controlar a doença e também prescrição de medicamentos, quantos estes forem necessários.

Hábitos diários

Apesar de o acompanhamento médico ser importante, o controle das doenças dermatológicas se dá no dia a dia, com os hábitos de saúde em geral e aqueles voltados especificamente ao cuidado da derme.

Hidratação

O principal cuidado para controlar a psoríase e muitas outras doenças de pele é investir em uma rotina de hidratação cutânea.

hidratante

Use diariamente o hidratante, o que reduz as chances de desenvolver as lesões, e associe esse cuidado com outras práticas que previnam o ressecamento da pele, como evitar banhos muito quentes ou temperaturas muito frias. 

Banhos de sol

banho de sol

O paciente com psoríase deve se atentar a hidratar bem a pele antes de se expor ao sol e também usar protetor solar, especialmente nas regiões lesionadas, para evitar agravamento do quadro e surgimento de manchas.

Apesar desses cuidados, a exposição moderada ao sol, dando preferência para horários de menor radiação, é fundamental para saúde da pele.

Emocional

Apesar de não se saber ao certo como os fatores psicológicos e emocionais desencadeiam as crises de psoríase, é certo que há uma relação.

Dessa forma, o paciente com a doença deve buscar consolidar uma rotina mais tranquila que minimize o estresse.

Além disso, é importante que pessoas com psoríase não se isole, visto que a convivência social é um fator importante na promoção do bem-estar.

Práticas ruins

Alguns hábitos são particularmente prejudiciais a qualquer condição de saúde, como consumo de bebidas alcóolicas e tabaco.

álcool e cigarro

Da mesma forma, eles são contraindicados para pessoas com doenças de pele, pois aumentam a tendência inflamatória do corpo, agravando quadros patológicos.

Escolha dos produtos

Mesmo em períodos nos quais as lesões de pele estão em remissão, a pessoa com psoríase tem maior tendência a pele seca e sensível, o que significa que precisa ficar mais atenta aos produtos dermocosméticos escolhidos.

A opção por produtos limpos, que são aqueles sem componentes polêmicos na formulação, é preferível. Também é positivo fazer uso de cosméticos naturais e orgânicos.

A CARE Natural Beauty desenvolve cosméticos limpos, veganos, naturais e orgânicos com formulações tecnológicas. Algumas opções que podem ser incorporadas na rotina de pessoas com pele sensível e ressecada incluem:

CARE Mist

  • Bruma Hidratante CARE Mist: tonificante de pele com propriedades anti-inflamatórios e hidratantes, ele é desenvolvido com altas concentrações de vitamina A e vitamina E, além de óleos vegetais e essenciais;

Skindrops Hialu

Lip CARE

  • Lip CARE: são opções para proteção labial, nutrindo e hidratando os lábios e a região ao redor, ao mesmo tempo em que contribui para mais volume.

A escolha dos produtos aplicados na pele é sempre importante, visto que os componentes entram no organismo e podem causar danos de saúde quando as formulações contêm ativos polêmicos.

O paciente com psoríase deve ficar ainda mais atento a esse aspecto, devido à tendência sensível da pele.

As formulações da CARE garantem que elas possam ser usadas por todos, independentemente da idade, gênero e tipo de pele!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.