Rosácea: o que é e como tratar!

Rosácea: o que é e como tratar!

A rosácea é uma doença crônica que acomete predominantemente pessoas de pele clara. Nos Estados Unidos, estima-se que exista em torno de 16 milhões casos; no entanto, não se sabe qual é o total de pacientes no Brasil.

Entender a rosácea e conhecer suas manifestações são fundamentais para buscar auxílio médico precoce e adotar cuidados mais propícios ao controle da patologia.

Considerando isso, conversamos com a médica dermatologista Livia Fadel M. S. Petrolini para esclarecer aspectos como:

Confira essas dúvidas comuns a seguir e entenda melhor sobre a rosácea.

O que é rosácea?

A rosácea consiste em uma inflamação crônica na pele, manifestando-se principalmente na região centrofacial, podendo acometer outras áreas, inclusive olhos.

Nos locais acometidos, ocorre um aumento da sensibilidade que se manifesta como eritema, que é a vermelhidão que aparece na pele.

Além de ser mais comum em pessoas de pele clara, a rosácea é preponderante em mulheres e na faixa etária entre 30 e 50 anos, apesar de poder acometer outros grupos etários e homens.

Ainda que possa acometer pessoas de pele negra, trata-se de uma ocorrência rara.

Causas da rosácea

A rosácea é causada pela disfunção imune-neuro-vascular, sendo que são múltiplos os fatores associados à manifestação dessa doença dermatológica.

Estima-se que a predisposição genética seja o principal fator envolvido, mas existem alguns gatilhos clássicos relacionados à piora do quadro, como:

  • consumo de bebidas alcóolicas;
  • exposição à radiação ultravioleta sem proteção;
  • ingestão de comidas apimentadas;
  • estresse;
  • rotina e intensidade dos exercícios físicos;
  • calor.

Dessa forma, o paciente acometido com rosácea deverá adotar estratégias de controle e amenização do quadro, não apenas com base em cuidados dermatológicos, mas todo um contexto de promoção da saúde e qualidade de vida.

Sintomas da rosácea

rosacea_1

De acordo com a Dra. Livia, a rosácea caracteriza-se principalmente por vermelhidão no centro da face, podendo ter pápulas e pústulas semelhantes à acne.

Entre os demais sintomas da condição estão:

  • flushing facial, que consiste na manifestação abrupta de uma sensação de vermelhidão e calor na face, simulando um surto de vasodilatação;
  • telangiectasias, que se trata da dilatação de pequenos vasos que ficam arroxeados no local acometido;
  • eritema persistente;
  • formação de nódulos pápulo-pustulosos, que podem formar placas granulomatosas quando em número elevado, sendo caracterizados como rosácea lupoide;
  • rinofima, que se trata do espessamento irregular e lobulado da pele do nariz, podendo expandir o nariz, além de causar deformações na estrutura nasal, sem comprometimento da respiração;
  • alterações oculares que acometem 50% dos pacientes e podem incluir quadros de irritação, ressecamento, blefarite, conjuntivite e ceratite.

Entender os sintomas da rosácea é importante para buscar auxílio especializado de um dermatologista caso identifique as manifestações mais comuns do quadro.

Como tratar a rosácea?

A rosácea é uma doença dermatológica crônica, de forma que não existe cura para a condição, mas períodos de progressão e regressão conforme os cuidados adotados.

Segundo a Dra. Livia o tratamento da rosácea fundamenta-se no tripé: compreensão da doença e desencadeantes, skincare adequado e medicamentos prescritos pelo médico dermatologista.

Informações

O primeiro aspecto importante é compreender a doença, de forma a conseguir reconhecer os sintomas para buscar orientação especializada.

É comum nas doenças de pele que haja gatilhos pessoais que deverão ser monitorados pelo paciente, a fim de evitar práticas que desencadeiam o quadro.

Como visto, elas podem incluir alimentação, exercícios físicos, estresse e outras.

Além de informações confiáveis buscadas na internet – como essas aqui –, também é importante ter mais dados orientados pelo dermatologista responsável pelo acompanhamento clínico.

Skincare

De acordo com a Dra. Livia, na rotina de skincare para rosácea, devem ser priorizados os produtos para pele sensível, pois pessoas com rosácea apresentam alteração na barreira cutânea.

É comum que o agravamento do quadro esteja relacionado com a escolha dos dermocosméticos, sendo recomendado evitar formulações mais pesadas, especialmente aquelas com álcool e derivados de petróleo. Opções naturais e orgânicas devem ser consideradas.

"Para a etapa de limpeza da pele é preferível optar pelos sabonetes syndet, que é uma opção que contém menos de 10% de sabonete e tem o pH entre 5,5 e 7", afirma a Dra. Livia.

Deve-se evitar tônicos ou adstringentes que agridem a derme, sendo uma opção a escolha por formulações naturais para peles sensíveis, como a Bruma Hidratante CARE Mist, que tonifica ao mesmo tempo em que hidrata.

CARE Mist

A hidratação deve ser caprichada, pois pacientes com rosácea têm tendência ao ressecamento cutâneo, que agrava o quadro.

A formulação do hidratante também é importante, sendo preferíveis aquelas com textura mais leve para melhor absorção e componentes que nutrem profundamente a derme, como o Sérum Facial de Hidratação Profunda Skindrops Hialu.

Hialu

A proteção solar diária é indispensável e deve-se optar pelos filtros minerais, que são menos agressivos à pele sensível.

Em intervalos semanais ou quinzenais, pode-se usar ainda a máscara de argila para hidratar a pele e acalmá-la. Nós recomendamos a Calming Mask, desenvolvida especialmente para peles sensíveis e para amenizar quadros de rosácea, vasodilatação e ressecamento da pele.

Calming Mask

Suporte dermatológico

Mesmo com todos os cuidados da rotina de skincare e redução dos hábitos que intensificam os problemas de pele, o suporte dermatológico é indispensável para pacientes com rosácea.

O dermatologista vai orientar sobre os melhores cuidados, seja em relação aos hábitos diários como na rotina de skincare, ajudando na avaliação e seleção dos produtos.

Além disso, pode ser necessário o uso de medicações dermatológicas prescritas conforme a gravidade, intensidade, recorrência e manifestação do quadro.

Assim, unir todos esses cuidados é o mais indicado para conhecer, prevenir e tratar a rosácea.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.