Cosméticos veganos: o que são e como usar

Cosméticos veganos: o que são e como usar

A adesão aos cosméticos veganos cresce conforme aumenta a conscientização sobre o consumo e, principalmente, sobre os impactos ambientais do estilo de vida moderno.

O objetivo é reduzir os impactos ambientais da sociedade e promover o bem-estar animal, principalmente por meio de mudanças no consumo.

Para que um produto seja classificado como vegano não deve haver exploração de animais em nenhuma etapa. Nesse contexto, um dos novos mercados para atender esse público é o de cosméticos veganos.

Uma vez que os cosméticos veganos são opções ainda recentes, veganos e não-veganos têm dúvidas sobre o tema. Pensando nisso, vamos abordar:

Conheça tudo sobre produtos veganos a seguir, como escolhê-los e como eles são fabricados!

O que são cosméticos veganos?

A primeira dúvida comum é sobre o que são os cosméticos veganos. Trata-se de produtos de beleza, como maquiagem, acessórios e de skincare que não usam matéria-prima de origem animal em nenhuma etapa de desenvolvimento e fabricação.

Dessa forma, esses produtos não têm na formulação ingredientes de origem animal usados frequentemente como mel, cera de abelha, lanolina (extraída da lã do carneiro), colágeno natural (extraído da pele e cartilagens de animais), leite e outros.

Associado aos cosméticos veganos também está uma maior consciência ambiental de forma geral, pois o processo de fabricação de produtos naturais e veganos propõe-se à menor exploração do solo, redução dos níveis de desmatamento, especialmente para criação de gado para atender o mercado, e gasto de água.

Portanto, não se trata apenas de um cosmético vegano que é usado na rotina de skincare ou maquiagem, mas sim a redução dos danos socioambientais em todas as etapas que precedem o consumo do produto.

Cruelty-free

O cruelty-free, traduzido para o português como “livre de crueldade”, é um fator fundamental para o desenvolvimento de um cosmético vegano.

O selo cruelty-free indica que não houve testagem em animais em nenhuma fase do desenvolvimento do cosmético, o que é essencial para os valores veganos de redução da exploração animal.

Dessa forma, um cosmético vegano invariavelmente deve ser cruelty-free, no entanto, ser cruelty-free não significa que o produto é vegano, pois ele pode não ser testado em animais, mas ter matérias-primas de origem animal em sua formulação.

Nem todas as marcas com produtos veganos são totalmente cruelty-free, podendo ter linhas específicas para atender esse público.

Quais são as diferenças entre os cosméticos veganos, naturais e orgânicos?

cosmeticos_veganos

Uma das dúvidas comuns entre pessoas interessadas em cosméticos veganos refere-se a outras terminologias comuns da beleza natural, como cosmético natural e orgânico.

Como visto, o cosmético vegano é aquele que sem componentes de origem animal na formulação e cruelty-free. Os outros tipos de produtos são:

  • cosméticos naturais: como indica o nome, o cosmético natural deve ter, predominantemente, ingredientes de origem natural e não sintéticos. Nas maquiagens é estipulado pelos órgãos de controle, por exemplo, 95% de ingredientes naturais e 5% de orgânicos, ou seja, sem agrotóxicos ou metais pesados;
  • cosméticos orgânicos: são os produtos de beleza, maquiagem ou skincare, que têm na composição até 95% de ingredientes orgânicos, portanto, livres de agrotóxicos ou origem transgênica.

Em geral, a beleza consciente é apoiada por marcas veganas, naturais e orgânicas, de forma que muitas vezes esses atributos caminham juntos.

No entanto, não necessariamente um cosmético vegano é natural, pois pode ter produtos sintéticos na sua formulação, como parabenos, da mesma forma que um cosmético pode ser natural ou orgânico, mas não vegano.

A associação desses atributos, entretanto, costuma resultar em formulações menos nocivas ao meio ambiente e também aos consumidores, com opções livres de ingredientes tóxicos ou com efeitos colaterais danosos à saúde, como que aumentam a predisposição a câncer, alterações hormonais e outros problemas de saúde.

Como saber se um cosmético é vegano?

Para saber se um cosmético é vegano, é preciso investigar a marca e também a embalagem do produto.

Posicionamento da marca

Quanto à marca, acompanhe ela nas redes sociais e busque informações. Algumas marcas que testam em animais e não são veganas podem ter linhas de produtos veganos, aí a compra vai da escolha de cada um e das motivações para optar por cosméticos veganos.

Outras marcas, por sua vez, adotam o veganismo enquanto filosofia e valor, de forma que não têm produtos com matéria-prima animal e nem testes em animais, além de adotar processos que mais sustentáveis e socialmente comprometidos em todas as áreas.

Composição dos cosméticos

Outro aspecto importante é conferir a lista de ingredientes a fim de identificar itens da fórmula que sejam de origem animal, como: cera, mel de abelha, lanolina, cochonilha, almíscar, esqualano, entre outros.

Certificação

Uma das principais formas de identificar produtos veganos é por meio do Selo Vegano, criado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em 2013 para atestar a procedência de produtos veganos disponíveis no mercado, incluindo cosméticos.

O selo não é obrigatório, mas contribui para que consumidores tenham segurança na aquisição dos produtos veganos de diferentes tipos.

Outros selos que também podem ser verificados para atestar a confiabilidade dos cosméticos veganos incluem: Certified Vegan, Cruelty Free and Vegan (PETA) e Vegan Society,

Benefícios dos cosméticos veganos e naturais

Os cosméticos de beleza natural entregam diferentes benefícios aos consumidores, razão pela qual o mercado de cosméticos veganos está crescendo e deve atingir o valor global de US$ 20,8 bilhões até 2025, segundo pesquisa do instituto Grand View Research.

Além disso, análise do Market Research Future estima que o mercado de produtos cruelty-free cresça 6% entre 2017 e 2023.

Esses números refletem a grande adesão aos cosméticos veganos e à beleza natural, tanto por pessoas adeptas do veganismo como estilo de vida, como por não-veganas satisfeitas com a responsabilidade das marcas veganas e os resultados alcançados nos tratamentos estéticos.

Comprometimento ambiental

O primeiro e mais destacado benefício dos cosméticos veganos é justamente o comprometimento ambiental em todas as fases de desenvolvimento das formulações.

Além de acreditar em um mundo sem exploração animal e com práticas mais responsáveis e conscientes de interação com outros serem vivos, a beleza natural contribui em diferentes esferas, como redução do lixo produzido, investimento em embalagens sustentáveis, diminuição do uso de água no processo produtivo e outras.

Saúde

A saúde dos consumidores também é um tema importante na beleza natural, tanto nos cosméticos veganos como nas formulações naturais e orgânicas.

O uso de muitas substâncias sintéticas em produtos de beleza tradicionais tem sido questionado por estudos recentes que indicam riscos à saúde no longo prazo, como desenvolvimento de alergias, câncer, alterações hormonais e sensibilidade.

Dessa forma, o debate sobre cosméticos mais conscientes e ambientalmente responsáveis também passa pelo diálogo sobre uso de agrotóxicos, hormônios sintéticos e outras substâncias que podem comprometer a saúde humana.

Responsabilidade social

Como visto, muitas vezes o comprometimento ambiental dos movimentos de beleza natural integram-se ao diálogo sobre responsabilidade social, buscando processos e produtos que respeitem as sazonalidades, os conhecimentos de populações tradicionais e matérias-primas regionais.

Assim o segmento de beleza pode sim contribuir em processos produtivos socialmente mais responsáveis e inclusivos, com respeito e integração dos fornecedores.

Qualidade

Entre os principais benefícios dos cosméticos veganos está a qualidade das formulações que entregam resultados estéticos satisfatórios devido à união entre tecnologia e matéria-prima natural.

Os cosméticos veganos são uma tendência entre diferentes públicos tanto devido à proteção animal e consciência ambiental, como pela qualidade e demanda por uma cosmetologia focada na saúde dos consumidores.

Como usar produtos veganos no seu skincare

Os cosméticos veganos são versáteis e variados, com opções para todos os passos da rotina de skincare, como:

  • agentes de limpeza, como sabonetes faciais, espumas, demaquilantes e água micelar;
  • hidratação, com opções para todos os tipos de pele que vão desde os séruns, até cremes e brumas;
  • tratamento, como com máscaras faciais, cuidado com os olhos e blend de óleos;
  • proteção, com protetores solares minerais que garantem a proteção solar com responsabilidade com a saúde;
  • maquiagens, visando opções ecologicamente responsáveis, saudáveis e que valorizam a beleza natural.

Assim, os cosméticos veganos não mudam a rotina de skincare básica, com limpeza, hidratação e proteção e as etapas opcionais, de tratamento e maquiagem.

Conheça o nosso Kit Skindrops para um skincare perfeito

Na CARE Natural Beauty, contamos com um catálogo só com cosméticos veganos, porque mais do que qualidade e saúde, acreditamos em um mundo sem exploração animal.

Ao adicionar cosméticos veganos à sua skincare não podemos esquecer de uma das etapas mais importantes: a hidratação.

Kit Skindrops

É por isso que nós da CARE criamos um kit incrível para um skincare perfeito: o Kit Skindrops, com dois queridinhos:

  • Sérum Facial de Hidratação Profunda Skindrops Hialu, que nutre e hidrata a pele;
  • Sérum Facial Hidratante e Iluminador Skindrops Glow, que ilumina, dá viço e protege.

Você pode usar os dois séruns na sua rotina diária de cuidados, com o Skindrops Hialu primeiro, para hidratação profunda, e o Skindrops Glow depois, para iluminar e proteger a pele. Também pode usar de cada vez, garantindo versatilidade.

Quer saber mais sobre a importância de cosméticos com ingredientes naturais? Então, assista ao nosso vídeo no canal do YouTube:

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.