Chá verde: o que é e quais os benefícios para a pele

Chá verde: o que é e quais os benefícios para a pele

Nas últimas décadas, houve uma redescoberta do chá verde no ocidente, com um grande aumento no consumo devido aos seus benefícios à saúde e também à pele.

No oriente o consumo regular do chá verde é uma tradição milenar devido às propriedades medicinais.

No entanto, com a ampliação do consumo é importante conhecer mais informações sobre o chá verde, suas propriedades e benefícios. Confira a seguir:

Venha com a gente descobrir mais sobre o chá verde, seus benefícios à saúde e estéticos.

O que é o chá verde?

O chá verde é nativo da China e da Índia, sendo extraído das folhas da planta Camellia sinensis.

As subespécies e variedades da Camellia sinensis também dão origem ao chá branco, chá amarelo, chá preto, chá oolong e Dark tea, que é uma opção fermentada.

No caso do chá verde, que pode ser consumido quente ou frio, as folhas são menos oxidadas em comparação com o processamento do chá preto, o que resulta na coloração mais suave.

Uma característica desse chá é o sabor mais amargo, mas esse e outros aspectos dependem de fatores, como a qualidade e tamanho das folhas, origem, a latitude da plantação, a estação da colheita e também se o consumo será diretamente a partir das folhas ou de sachês.

Qual a composição do chá verde?

A planta que dá origem ao chá verde é rica em diferentes componentes como antioxidantes, aminoácidos, cafeína, vitaminas B, E e C e minérios, como cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.

As propriedades medicinais e benefícios à saúde promovidos pelo chá verde devem-se aos componentes ativos presentes na planta. São três os mais importantes:

  • catequinas: antioxidantes naturais que agem no combate aos radicais livres responsáveis pelo estresse oxidativo e envelhecimento celular;
  • L-Teanina: aminoácido com funções ansiolíticas, contribuindo na saúde mental e cerebral, além de ter relação com o aumento nos níveis de dopamina;
  • cafeína: tem ação antioxidante e influencia positivamente no humor, memória e vigilância.

Por fim, a união da cafeína e da L-teanina no mesmo composto resulta em benefícios à função cerebral devido à sinergia entre as substâncias, melhorando a concentração e aliviando o estresse.

Benefícios do chá verde para o corpo

Devido à combinação dessas poderosas substâncias, o chá verde tem diversos benefícios cientificamente comprovados que geram melhoras na saúde física e emocional, além de ganhos estéticos.

Prevenção de doenças

Os ativos presentes no chá verde fazem com que ele seja benéfico na prevenção de várias doenças, contribuindo no funcionamento do organismo como um todo, incluindo:

  • melhora da função cerebral, especialmente das atividades cognitivas, como memória e concentração;
  • redução dos riscos de desenvolver câncer, especialmente câncer de próstata e colorretal;
  • prevenção de doenças neurodegenerativas incluindo Parkinson e o Mal de Alzheimer devido à ação antioxidante;
  • melhora da saúde bucal, prevenindo infecções causadas por bactérias;
  • prevenção da diabetes devido aos benefícios propiciados para o pâncreas;
  • prevenção de doenças cardiovasculares;
  • redução das chances de desenvolver depressão, ansiedade e estresse crônico devido à melhora do humor resultante da ação da L-teanina.

É por conta desses benefícios que a ingestão do chá verde tem crescido, mas existem outras motivações.

Auxilia no emagrecimento

A presença da substância epigalocatequina galato é responsável por uma das principais propriedades do chá verde que é o aumento do gasto energético.

O metabolismo acelerado ajuda na queima de calorias, principalmente quando associado ao exercício físico, como corrida, musculação ou natação, por exemplo.

O chá verde ajuda assim na melhora do desempenho físico, potencializando os resultados do exercício.

Além disso, a ação diurética do chá verde contribui para redução do inchaço, problema normalmente atribuído ao contorno corporal indesejado.

Ajuda na digestão

O chá verde estimula a ação dos ácidos estomacais, o que melhora a capacidade digestiva devido ao estimulo à microbiota intestinal.

O composto ainda eleva a absorção de nutrientes presentes nos alimentos, melhorando a saúde geral, e reduz a de gorduras e colesterol.

Benefícios do chá verde para a pele

skincare

Além dos benefícios medicinais e à saúde, o chá verde tem aplicações estéticas cada vez mais amplas devido aos benefícios à saúde e aparência da pele.

Previne o envelhecimento da pele

Os antioxidantes presentes no chá verde desempenham um importante papel no combate ao envelhecimento celular, resultando no rejuvenescimento e prevenção dos sinais.

Essa mesma característica também é responsável por reduzir os danos causados pela radiação solar, minimizando a infiltração dos leucócitos na pele. 

Auxilia no clareamento de manchas

Os polifenóis presentes no chá verde inibem a enzima tirosinase que está relacionada à produção de melanina. Dessa forma, um dos benefícios à pele é contribuir no clareamento de manchas e reduzir os impactos negativos da radiação solar.

Ajuda a combater acnes

O chá verde contribui na regulação da produção sebácea, podendo ser um aliado na amenização de cravos e espinhas e desobstrução dos poros que resultam nesses sinais indesejados.

Como usar o chá verde na pele

Além do consumo de chá existem diversas outras formas de extrair os benefícios do chá verde na pele, desde alternativas caseiras, como as compressas, até as especializadas, como dermocosméticos.

 Compressas 

O uso do chá verde na região dos olhos, por exemplo, pode ser feito por meio de compressas.

Para isso é só fazer o chá normalmente e deixar resfriar. Em seguida, umedeça o algodão no chá gelado e aplique sobre os olhos por 15 minutos.

Máscaras

Para tratamento é possível usar as máscaras faciais à base de chá verde que promovem benefícios como a hidratação, combate ao estresse oxidativo e melhora da luminosidade da pele.

Um exemplo é a Detox Mask da CARE Natural Beauty, que contém argila branca e chá verde, o que faz com que o tratamento resulte em limpeza profunda da pele e ação antioxidante. 

Hidratantes 

O chá verde também está presente na formulação de dermocosméticos, principalmente para promover hidratação.

O Sérum Skindrops Hialu é um exemplo. O ácido hialurônico vegetal e a niacinamida 2% são mais abundantes na fórmula, mas ativos antioxidantes naturais e orgânicos também estão presentes, com destaque para o chá verde.

Hialu

Os resultados do Sérum Skindrops Hialu com chá verde incluem hidratação e nutrição profundas, melhora da firmeza, uniformidade e textura da pele e amenização das linhas de expressão. Conheça aqui os produtos CARE com chá verde.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.