Marcas de expressão: por que surgem e como suavizar

Marcas de expressão: por que surgem e como suavizar

As marcas de expressão não são um problema, afinal, elas fazem parte da identidade facial de cada pessoa, inclusive garantindo características positivas, como o charme.

Elas também são responsáveis por transparecer sentimentos, como orgulho, alegria, medo, dúvida, confiança e outros.

Assim, as marcas de expressão, apesar da conotação negativa que algumas pessoas atribuem, são importantes até mesmo na comunicação e sociabilidade. 

Pensando na complexidade do tema – e também na estética, como não poderia faltar – vamos falar a seguir:

Confira esse conteúdo incrível para ver as marcas de expressão não como inimigas e saber lidar com elas, usando beleza limpa, aquela sem toxinas e que faz bem para a pele e o planeta.

O que são marcas de expressão?

As marcas de expressão, como indica o nome, são aprofundamentos cutâneos que ocorrem devido às expressões ou movimentos faciais.

Quando uma pessoa é chamada de “expressiva”, por exemplo, significa que, inconscientemente, ela recorre mais aos músculos faciais para expressar sentimentos.

Um exemplo são as “pessoas que sorriem com os olhos”, que é visto como um sinal de simpatia e transparência.

Entretanto, da mesma forma que tem essa conotação positiva, as pessoas mais expressivas também são as que têm maior tendência a ter marcas de expressão.

Elas surgem gradualmente devido à repetição dos movimentos da face que, apesar de não percebermos, são realizados constantemente.

Outro exemplo são as pessoas que tendem a franzir a testa. Com o tempo, elas tendem a ter marcas de expressão mais profundas nesse local.

Portanto, as marcas de expressão não são, nada mais, do que as linhas que são surgimento e se aprofundando na face em decorrência do uso da musculatura da região.

Veja também: Pele madura: conheça as características e como cuidar!

O que influencia as marcas de expressão?

Diversos fatores influenciam o surgimento e intensificação das marcas de expressão na face. Conheça a seguir os principais.

Movimentos faciais

Como vimos, os movimentos faciais são o principal responsável pelo surgimento das marcas de expressão.

Sabendo disso, algumas pessoas são adeptas da minimização dos movimentos da face, sorrindo pouco, evitando contrair músculos etc.

Apesar de a técnica funcionar parcialmente, ninguém precisa deixar de se expressar para ficar bonito, não é mesmo?

A redução dos movimentos faciais também é o princípio da toxina botulínica, pois ela causa uma paralisia neuromuscular temporária, de forma que os músculos não respondem aos estímulos cerebrais e permanecem estáticos.

Entretanto, ninguém quer ser considerado com uma face artificial, como quando não apresenta expressões faciais.

Genética

As expressões faciais são muito individuais, inclusive com um componente genético quanto à amplitude e recorrência.

A genética também influencia a personalidade e, por sua vez, o comportamento. Pessoas mais extrovertidas, por exemplo, tendem também a ser mais expressivas. 

Envelhecimento

Conforme envelhecemos o corpo naturalmente reduz a renovação celular e os níveis de colágeno e elastina são muito influenciados pela idade.

Em uma pessoa mais jovem, a pele tende a voltar ao estado anterior após uma expressão facial.

Entretanto, com a recorrência dos mesmos movimentos e a diminuição dos níveis de elastina e colágeno, lentamente a pele tende a criar vincos ou linhas permanentes nos locais mais ativos.

Exposição solar

O nível de exposição solar sem proteção ao longo da vida influencia diretamente o aprofundamento das marcas de expressão.

A radiação solar aumenta a degradação da elastina e do colágeno, fazendo com que a pele torne-se mais flácida e as marcas de expressão – que são também chamadas de rugas dinâmicas – tornem-se permanentes.

Hábitos

Alguns hábitos podem definir as marcas de expressão de um indivíduo. Esse é o caso de quem franze a testa com frequência, por exemplo.

O hábito de fumar, por sua vez, resulta no surgimento de marcas de expressão na região acima dos lábios. Com o tempo, formam-se linhas finas até ficar com a estética de rugas chamadas de código de barras.

Leia também: Envelhecimento precoce: como cuidar da pele para combatê-lo

Quais as diferenças entre rugas e marcas de expressão?

linhas finas

As marcas de expressão são também conhecidas como rugas dinâmicas. Elas surgem conforme um movimento ou expressão é feita e, em seguida, o rosto volta ao estado normal anterior.

Com o tempo, as marcas tornam-se linhas finas, de forma que a região mais ativa do rosto tende a ficar com leves vincos que indicam quais musculaturas são mais mobilizadas na face.

As marcas de expressão são comuns mesmo na infância e não devem ser vistas como algo ruim ou “inestético”.

As rugas consistem em marcas faciais mais profundas que estão associadas a diversos fatores, como exposição solar, hábitos, cuidados com a pele e outros.

A tendência é que as rugas estáticas, que são aquelas que estão presentes mesmo na face em repouso, sejam mais intensas em locais mais mobilizados durante a vida.

Entretanto, quando a pele torna-se muito flácida, em uma idade mais avançada, elas podem surgir mesmo em locais que não tinham linhas de expressão prévias.

Portanto, as rugas são uma versão cada vez mais aprofundada das marcas de expressão.

Como diminuir as marcas de expressão

Apesar de não serem inimigas, as marcas de expressão são resultando em sinais faciais como linhas de expressão e rugas. 

É possível amenizar e retardar esse processo – que é natural – por meio de uma série de cuidados. Confira!

Proteção solar

Como visto, a exposição solar é diretamente responsável pela intensificação das linhas faciais devido à degradação acelerada do colágeno e elastina.

Usar o protetor solar diariamente na rotina de skincare é uma forma de prevenir esse problema, protegendo a pele e garantindo que ela fique mais tonificada.

Leia também: Proteção solar: cuide da pele do jeito certo!

Hidratação da pele

A hidratação da pele é outro cuidado importante no dia a dia, pois uma pele hidrata tende a ter uma melhor produção de fibras e ser mais viçosa, o que ajuda a prevenir os sinais.

Boa alimentação

Muitas pessoas desconsideram essa etapa, mas a alimentação é um importante fator na saúde em geral, incluindo na qualidade da pele no longo prazo.

Quanto mais baseada em alimentos processados, condimentados, açucares, gorduras etc. maior a tendência ao surgimento precoce de sinais de envelhecimento facial.

Uma alimentação mais natural e saudável, por sua vez, disponibiliza os nutrientes necessários para a saúde dérmica, minimizando esses problemas. 

Tratamentos tópicos

Como visto, a aplicação de toxina botulínica é um entre diversos tratamentos tópicos que ajudam a frear o aprofundamento das marcas de expressão e surgimento de rugas estáticas.

Outra opção são os tratamentos com bioestimuladores que vão aumentar a produção de colágeno e elastina.

Dermocosméticos antissinais

Os dermocosméticos antissinais são aqueles com ativos que ajudam na prevenção e amenização de sinais faciais como linhas finas e rugas.

Em geral, eles têm ativos que atuam em várias frentes, como com a ação antioxidante, que minimiza os danos causados pelos radicais livres.

A hidratação, proteção contra radiação UVA e UVB e estímulo à produção de colágeno e elastina também são benefícios dos dermocosméticos antissinais.

Para pessoas com a pele madura, que as marcas de expressão estão começando a se tornar mais profundas e permanentes, nossa dica é o Kit Pele Madura, que contém:

  • Sérum Preenchedor para Olhos Instant Eye Lift
  • Sérum Preenchedor Skindrops Filler

Kit Pele Madura

Os produtos da CARE são todos veganos, orgânicos, com fórmula limpa e máxima eficiência comprovada por testes que não envolvem exploração animal – somos Cruelty-Free.

Além disso, todos os nossos produtos são 100% livres de toxinas e desenvolvidos dentro da prática Clean Beauty, que cuida da sua saúde e do planeta com ingredientes naturais e gentis a todos.

Cuide-se com a CARE e dê adeus às marcas de expressão!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.