Sérum Hidratante: saiba como usar e conheça seus benefícios!

Sérum Hidratante: saiba como usar e conheça seus benefícios!

A escolha dos produtos da rotina diária de skincare sempre gera dúvidas, entre elas, como usar e quais os benefícios do sérum hidratante.

O sérum hidratante pode ser um aliado fantástico na prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo, além de garantir a saúde da pele. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema vamos abordar:

Assim, você vai poder escolher seu sérum hidratante de acordo com as reais necessidades da sua pele, potencializando os resultados do tratamento.

sérum

O que é um sérum hidratante?

O sérum hidratante é um produto de skincare com uma textura mais leve e de rápida absorção pela pele. Além do efeito de hidratação, pode também promover tratamentos, como de clareamento, antissinais, iluminador e outros.

A principal diferença do sérum hidratante para o hidratante facial é a textura, sendo que esse último costuma ser mais denso e de absorção mais lenta, deixando a pele mais aveludada enquanto o sérum deixa um toque seco.

A principal indicação do sérum hidratante é para peles oleosas, acneicas e mistas, pois sua rápida absorção contribui em um efeito seco, promovendo a retenção de água pela derme, mas sem obstruir os poros.

Pessoas com peles acneicas e oleosas também podem optar por um hidratante facial oil-free.

O hidratante facial, por sua vez, é recomendado para pessoas com peles normal, seca ou sensível, pois promove uma reposição maior de água e óleos.

Também é possível unir esses dois tratamentos e potencializar os resultados obtidos com o skincare diário. Nesses casos, recomenda-se avaliar os componentes de cada formulação, evitando substâncias repetidas e garantindo os ativos necessários às características da pele.

Quando usada as duas formulações, o sérum deve ser aplicado primeiro para melhor absorção e, em seguida, o hidratante facial, que tem a textura mais espessa. 

Além do sérum hidratante, no entanto, o produto pode ter diferentes objetivos de acordo com os componentes da formulação. Alguns deles incluem:

  • função antiacne: em geral utiliza ácido salicílico na formulação para reduzir a oleosidade da pele e desobstruir os poros, evitando a formação de cravos e espinhas e promovendo uma textura mais suave e aveludada à pele;
  • função hidratante: frequentemente recorre ao ácido hialurônico, substância encontrada naturalmente no organismo e responsável pela retenção de água, contribuindo na hidratação e estímulo à produção de colágeno;
  • função antissinais: usa frequentemente o retinol, que contribui na prevenção e amenização de linhas de expressões, mas tem resultados particularmente benéficos no longo prazo com a continuidade do tratamento;
  • função antioxidante: com vitamina C ou outros componentes, essa opção retarda o envelhecimento da face, ao mesmo tempo que contribui no clareamento de manchas e amenização dos efeitos de toxinas e poluição do ambiente. Ajuda também na síntese de colágeno e elastina e no combate aos radicais livres.

Portanto, o sérum pode ter diferentes funções, sendo que também pode combiná-las, como ser hidratante e antissinais ou hidratar a pele e desempenhar atividade antioxidante.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Como usar um sérum?

Uma das dúvidas mais comuns sobre os séruns hidratantes é como eles devem ser incorporados à rotina de skincare.

O primeiro ponto a ser definido é quais as etapas da sua rotina de skincare de acordo com as necessidades da pele, por exemplo, a associação com o hidratante facial ou com produtos de tratamentos para os olhos, clareamento e outros.

A recomendação é usar o sérum hidratante pela manhã e à noite, potencializando os resultados do tratamento. Assim a ordem da rotina da manhã inclui:

  • limpeza;
  • tônico;
  • vitamina C;
  • sérum hidratante (pode ser usado mais de um sérum com funções complementares);
  • hidratante facial/óleos;
  • protetor solar;

Na rotina de skincare noturna, a ordem seria a seguinte:

  • limpeza;
  • máscara facial (ocasional);
  • tônico;
  • tratamento (retinol, ácido salicílico, tratamento dos olhos, etc.);
  • sérum;
  • hidratante/óleos.

Para usar o sérum basta uma quantidade pequena na palma da mão, alguns já disponibilizam conta-gotas, facilitando a aplicação diretamente na face. Espalhe suavemente e finalize com os demais produtos.

sérum hidratante

Benefícios do sérum hidratante

O sérum hidratante apresenta diferentes benefícios à saúde da pele e aparência, promovendo resultados imediatos ao tratamento, mas também de longo prazo.

Hidrata a pele

A principal vantagem do sérum hidratante é que ele hidrata a pele, contribuindo na retenção de água da derme, sem estimular a oleosidade, garantindo uma textura macia, mas seca.

O sérum é uma opção particularmente benéfica para pessoas com a pele oleosa e mista, que é comum no Brasil, mas pode ser usado em todos os tipos de pele.

Combate e previne o envelhecimento

O sérum hidratante tem formulações altamente concentradas, o que significa a junção de diferentes ativos para contribuir na saúde da pele, ajudando na amenização e prevenção dos sinais de envelhecimento cutâneo. Alguns resultados do tratamento contínuo incluem:

  • amenização das linhas finas;
  • melhora na elasticidade da pele;
  • uniformização e melhora da textura da pele;
  • redução de poros.

Portanto, os séruns desempenham a função de melhorar a hidratação diária da pele, mas também entregam resultados de longo prazo.

Efeito antioxidante

Além da função hidratante, o sérum pode ter efeito antioxidante, de acordo com os componentes da formulação, o que vai proporcionar benefícios no combate ao envelhecimento da pele. Algumas vantagens incluem:

  • protege a pele das toxinas presentes em cosméticos convencionais e no protetor solar;
  • protege a pele da poluição do ambiente;
  • promove a renovação celular;
  • reduz o estresse oxidativo que causa o envelhecimento celular e cutâneo;
  • previne sinais precoces de envelhecimento da pele;
  • deixa a pele mais radiante e luminosa.

Os séruns para hidratação e com efeito antioxidante podem ter o uso combinado na rotina de skincare para entregar todos esses resultados.

Praticidade na rotina de skincare

A alta e rápida absorção do sérum hidratante faz com que o produto proporcione maior praticidade à rotina de skincare, de forma que logo em seguida à aplicação é possível seguir com a etapa seguinte de cuidados.

Indicado para todos os tipos de pele

Apesar de ser mais indicado para pessoas com a pele oleosa ou acneica, é benéfico para todos os tipos de pele, proporcionando um bom tratamento também para quem tem a pele normal, mista ou seca.

Resultados rápidos

Alguns resultados, como hidratação, firmeza e amenização das linhas de expressão são visíveis em 15 dias de tratamento e outros como uniformização da pele e redução dos poros aparecem em cerca de 30 dias de tratamento.

Menos acne

A redução da acne também é um benefício do tratamento com sérum hidratante, pois hidrata a pele ao mesmo tempo em que ajuda no controle da produção sebácea.

Propriedades do Sérum Skindrops Hialu e Skindrops Glow

A CARE Natural Beauty tem diferentes opções de tratamento e skincare, como os séruns faciais hidratantes que se encaixam em diferentes rotinas de cuidado. Conheça as propriedades deles a seguir!

sérum facial

Sérum Skindrops Hialu

O Sérum Skindrops Hialu promove uma hidratação profunda, pois é rico em ativos para nutrição da pele, promovendo resultados como maior firmeza e redução das linhas de expressão.

O principal componente é o ácido hialurônico vegetal que penetra diferentes camadas da derme resultando em um efeito de preenchimento e nutrição.

A niacinamida 2% também faz parte da composição, com propriedades antioxidantes, contribui na uniformização e melhora a textura da pele. Ele é obtido a partir da sintetização de sementes de romã e de toranja, garantindo ingredientes naturais, orgânicos e veganos.

O Sérum Skindrops Hialu entrega resultados de hidratação e prevenção do envelhecimento para homens e mulheres de diferentes idades, garantindo uma rotina de skincare prática, minimalista e eficaz.

sérum iluminador

Sérum Skindrops Glow

Após o Sérum Skindrops Hialu, é possível incluir na rotina de skincare o Sérum Skindrops Glow, com potente efeito antioxidante, hidratante e iluminador.

O Sérum Skindrops GLOW é desenvolvido com probióticos que reduzem os danos à pele causados pelas toxinas de outros dermocosméticos e protetor solar e a poluição do ambiente, ajudando a combater os radicais livres responsáveis pela inflamação e envelhecimento da pele.

Além dos benefícios à renovação celular e combate ao estresse oxidativo, o Sérum Skindrops Glow promove iluminação à pele deixando-a mais radiante para o dia a dia.

Os séruns da CARE Natural Beauty podem ser usados conjuntamente na rotina de skincare para resultados mais potentes.

O Sérum Skindrops Hialu deve ser aplicado após a limpeza e tonificação e contribui primeiramente para hidratação e tratamento antissinais, enquanto o Sérum Skindrops Glow vem em seguida e promove hidratação, proteção e finalização na rotina de skincare antes do protetor solar.

Portanto, a escolha do sérum hidratante é fundamental para uma rotina de skincare completa, prática e eficiente.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.