Toxinas de cosméticos e Síndrome do Ovário Policístico: qual a relação e como tratar?

Toxinas de cosméticos e Síndrome do Ovário Policístico: qual a relação e como tratar?

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma condição que afeta de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva e está associada a diferentes sintomas que comprometem o bem-estar e a qualidade de vida.

Como muitas condições relacionadas às alterações hormonais, a SOP também é sensível ao ambiente, o que inclui alimentação, descanso, atividades físicas e, acredite: cosméticos!

Apesar de muitas pessoas não refletirem sobre esse aspecto, os cosméticos entram em contato com a pele diariamente e as substâncias presentes são absorvidas e influenciam o corpo.

Pensando na saúde das mulheres, preparamos esse conteúdo para falar da Síndrome do Ovário Policístico sua relação com as toxinas de cosméticos convencionais. Você vai conferir:

Confira nosso conteúdo e saiba como se cuidar, aprendendo quais são os sintomas da SOP e como ter mais qualidade de vida mesmo com o diagnóstico!

Síndrome do Ovário Policístico: o que é?

A Síndrome do Ovário Policístico consiste em um distúrbio hormonal caracterizado pela presença de múltiplos pequenos cistos (com conteúdo líquido ou semissólido) nos ovários.

As causas da SOP não são plenamente conhecidas, mas sabe-se que as pacientes diagnosticadas, frequentemente, apresentam outros problemas, como na produção de insulina ou com excesso de hormônios masculinos devido à ação das glândulas hipotálamo, hipófise e adrenais.

Por conta disso, a SOP pode se manifestar com sintomas incômodos, mas amenos, como irregularidade hormonal e tendência à pele acneica, até problemas de saúde mais graves, como obesidade e infertilidade.

Os fatores do desenvolvimento da SOP vão desde carga genética até aumento de chance de desenvolvimento de resistência à insulina, relacionados também a estilo de vida (alimentação, sono e atividade física). Vale ressaltar que muitas vezes esse gatilho vem da gestante (ela que usou o produto com toxinas e estimulou o aparecimento em sua filha).

Conheça os sintomas da SOP

Apesar de muitos casos serem assintomáticos, cerca de um a dois terços das pacientes vão apresentar sintomas relacionados à Síndrome do Ovário Policístico, como:

  • alterações na menstruação, como irregularidade menstrual;
  • hirsutismo, que consiste no crescimento anormal de pelos na face;
  • obesidade, devido à tendência ao ganho de peso;
  • tendência à acne devido ao aumento da produção sebácea;
  • queda de cabelo;
  • infertilidade.

Algumas pacientes também podem desenvolver quadros psiquiátricos relacionados à Síndrome do Ovário Policístico, como depressão.

O diagnóstico da SOP é simples e pode ocorrer com acompanhamento ginecológico periódico. São solicitados exames como o ultrassom transvaginal e exames de sangue para dosagem de hormônios.

Qual o tratamento para SOP

A Síndrome do Ovário Policístico é uma doença crônica, de forma que as pacientes são orientadas a adotar alguns cuidados e hábitos de vida que contribuem no controle da doença e, principalmente, dos sintomas.

Em muitos casos, o uso de contraceptivos hormonais é indicado para controle dos níveis de hormônios masculinos, o que também contribui na amenização da acne e do crescimento de pelo facial.

Para mulheres que desejam engravidar, medicamentos de estímulo da ovulação são uma opção bem como tratamentos reprodutivos.

Apesar dos tratamentos formais, uma das práticas mais efetivas para controle dos sintomas da SOP é a mudança de hábitos, incluindo:

  • alimentação saudável, reduzindo gorduras e açúcares;
  • exercícios físicos recorrentes devido à tendência ao ganho de peso e desenvolvimento de problemas cardiovasculares;
  • rotina de skincare para prevenir o aumento da oleosidade facial;
  • boa rotina de sono que contribui na regulação hormonal.

E, infelizmente, um dos aspectos que podem ser relacionados à desregulação hormonal atualmente é o uso de produtos cosméticos com substâncias tóxicas.

Síndrome do Ovário Policístico e sua relação com as toxinas dos cosméticos

cosméticos convencionais

Cosméticos convencionais contêm diversos ingredientes tóxicos que podem ser nocivos à saúde por várias razões, entre elas, a desregulação hormonal que influencia o agravamento da SOP. Confira o estudo a seguir que evidencia essa relação: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0015028216627280

De acordo com a nutricionista funcional e integrativa, Daniela Cyrulin, essa relação é influenciada desde que estamos na barriga da mãe. "A exposição de uma mãe a disruptores endócrinos pode resultar em impacto direto desses produtos químicos no desenvolvimento fetal ou na interrupção do equilíbrio hormonal, crucial para o crescimento e diferenciação adequados do feto", explica. 

Além disso, ela conta que o impacto dos disruptores endócrinos nas alterações epigenéticas no DNA fetal pode ser herdado e causar efeitos adversos à saúde. Essa toxina, por exemplo, liga-se em receptores hormonais como o SHBG e causa alterações, como por exemplo, aumento da produção de testosterona. "Essa exposição pode levar a perturbações endócrinas, metabólicas e reprodutivas, resultando em fenótipos de SOP, ou seja, a criança nasce com tendência a desenvolvimento de ovário policístico que pela alimentação e estilo de vida pode ser ativado", afirma a Dra., que também é founder da @detoxdecorpoealma.

O BPA (bisfenol A), PFAs e Triclosan são alguns desses compostos.

A infertilidade feminina também pode ser causada pelo uso de toxinas de cosméticos convencionais. A Dra. Daniela esclarece que isso ser um dos fatores, quando se ligam em receptores hormonais e desequilibram os hormônios sexuais, dificultando a possível gestação. (Para entender melhor, sugerimos acessar este estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK576379/).

"As grandes questões são o ovário policístico e diminuição da fertilidade por conta das toxinas se ligarem aos receptores hormonais causando aumento de testosterona e desequilíbrio do estrogênio", observa.

Conheça a seguir alguns componentes de cosméticos convencionais e quais prejuízos à saúde eles causam.

Parabenos

Também chamado de metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno ou etilparabeno. Essa toxina está presente em cerca de 80% dos cosméticos convencionais.

Trata-se de um conservante muito usado na indústria cosmética convencional para evitar a proliferação de bactérias e aumentar a validade dos produtos.

Após anos de pesquisas, o parabeno foi identificado como disruptor endócrino, podendo alterar o equilíbrio hormonal do organismo, um aspecto particularmente prejudicial para mulheres com SOP.

 Identificou-se a presença dessa substância no tecido mamário, tecido de câncer de mama e sangue.

O parabeno também está associado a quadros de alergias, coceiras e irritações.

Petrolatos

Chamado de petrolatum, óleo mineral, vaselina, parafina e isododecane. Essa substância nada mais é que a geleia do petróleo. É um ingrediente barato que a grande indústria cosmética convencional usa como emoliente.

Estudos científicos mostram que derivados de petróleo aumentam o risco de doenças e dermatites graves. Comprovam ainda seu alto grau de toxicidade, zero valor nutricional à pele e criação de uma barreira que impede que nutrientes bons a ultrapassem.

BHT (butil-hidroxitolueno) e BHA (hidroxianisol butilado)

Ambos são considerados antioxidantes sintéticos e atuam como conservantes que geralmente substituem os parabenos em cosméticos ditos “paraben free”.

No entanto, eles podem trazer inúmeros riscos à saúde se utilizados acima de concentração de 0.8%, conforme concluiu o Comitê Científico de segurança do consumidor da União Europeia, em dezembro de 2021.

Estudos científicos identificam que essas substâncias podem causar alergias graves, irritação pulmonar e cutânea e alteração no sistema imunológico.

Ftalatos

Também conhecidos como DEP, DBP, DEHP. São substâncias muito usadas nos cosméticos convencionais para estabilizar cores, perfumes e texturas.

Altamente tóxicos, prejudicam o bom funcionamento dos hormônios masculinos e femininos, podendo inclusive prejudicar a gestação, além de impactarem o sistema nervoso central.

São classificados como xenoestrogênios (estrogênios sintéticos) que causam desregulação endócrina prejudicando especialmente mulheres com SOP.

Phenoxyethanol

Substância química utilizada como conservante em substituição ao parabeno nos cosméticos convencionais.

Trazem riscos de dermatites leves a graves e alergias na pele. Pesquisas médicas relatam o impacto negativo desse tipo de substância no sistema nervoso central, principalmente em crianças.

Parfum

Conhecida também como fragrância, essa substância representa a mistura de vários compostos químicos, muitos deles nocivos à saúde.

Misturas de fragrâncias são associadas a alergias, dermatites, problemas respiratórios e desequilíbrios hormonais.

Talco

O talco é um ingrediente controverso, pois, quando em quantidades mínimas e puro, não é tóxico. Contudo, quando em alta concentração e contaminado com amianto, pode ser cancerígeno.

O talco, composto de silicato de magnésio, é usado na indústria cosmética convencional em máscaras de cílios e maquiagem em pó (solto ou prensado).

Chumbo e/ou metais pesados

Existe um estudo que demonstra que uma mulher passa batom até 10 vezes por dia, o que significa que "come" diariamente 90 miligramas de batom. Isso pode ser muito grave em casos de produto contaminado com chumbo.

Grande parte dos batons convencionais contém chumbo e/ou outros metais pesados em sua composição. Esses metais são considerados tóxicos e prejudicam o sistema nervoso central, as funções hormonais e o sistema respiratório.

A importância dos cosméticos naturais

Os tóxicos presentes nos cosméticos são prejudiciais à saúde de qualquer pessoa, mas podem ser potencialmente mais críticos às mulheres com SOP dada à sensibilidade às alterações endócrinas.

Os cosméticos tradicionais geralmente contêm produtos químicos que são considerados disruptores endócrinos (por exemplo, ftalatos, lauril sulfato de sódio e parabenos).  Alguns são carcinógenos e podem bagunçar o sistema imunológico, reprodutivo e endócrino. Essas toxinas podem se acumular no corpo, inflamar o organismo, atrapalhar no ciclo menstrual, causar ganho de peso, alergias na pele e sobrecarregar nosso sistema natural de detox do corpo. Ao usar o cosmético natural, você foge de todas essas questões", afirma a Dra. Daniela.

Mas, não se assuste! Isso não significa parar com a rotina de skincare ou de maquiagem. Pelo contrário, atualmente, estão disponíveis opções como a CARE, com formulações orgânicas, naturais e veganas e que tem tudo o que você precisa para manter a pele saudável e radiante.

lápis sombras

Os cosméticos naturais são importantes para a saúde individualmente, especialmente em pessoas mais suscetíveis aos efeitos nocivos relacionados ao uso recorrente dos produtos convencionais.

Além disso, o método de desenvolvimento, formulação e até comercialização dos produtos veganos valorizam o meio ambiente e os indivíduos, sendo opções ecológica e socialmente mais benéficas.

eye care

Por isso, se você quer encontrar uma marca com o propósito de levar saúde e bem-estar para a sua rotina de beleza, conheça a linha de maquiagens e skinCARE da CARE Natural Beauty.

Na cosmética, a solução para tratar a SOP é diminuir ou evitar produtos que contenham disruptores endócrinos, ou seja, quanto mais natural, melhor. Mas só isso não é suficiente. "Se a pessoa já tem SOP, ela deve cuidar da alimentação, sono, stress, movimentar-se e fazer uso de suplementos e/ou medicamentos", completa a Dra. Daniela Cyrulin.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.