Clean Beauty: Conheça a nova tendência de beleza limpa!

Clean Beauty: Conheça a nova tendência de beleza limpa!

 

O movimento clean beauty está crescendo no Brasil e no mundo e especialistas indicam que esse é o futuro dos dermocosméticos e maquiagens.

Apesar da expansão do clean beauty, a falta de unidade na definição do termo faz com que muitas pessoas ainda tenham dúvida sobre o assunto. Pensando nisso, esse conteúdo vai abordar:

Entenda tudo sobre o movimento e o significado de clean beauty e como selecionar cosméticos limpos para sua rotina de beleza. Confira!

beleza limpa

O que é o movimento Clean Beauty?

O movimento clean beauty é formado por marcas e consumidoras atentas às questões de saúde e ambientais envolvidas nas escolhas dos cosméticos e maquiagens usados no dia a dia.

O clean beauty é um reflexo de uma conscientização maior quanto aos produtos usados e a importância de formulações limpas que promovam mais saúde e bem-estar às consumidoras no longo prazo.

Apesar de não ser sinônimo, o movimento clean beauty é fortalecido por outras tendências no universo dos cosméticos, como produtos orgânicos, veganos e cruelty-free.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido pela Soil Association, por exemplo, revelou que 79% dos consumidores tem maior propensão a adquirir produtos orgânicos e 41% optam pela beleza orgânica por preocupação com a sustentabilidade.

Outro estudo indicou que o termo beleza vegana já representa 13% das conversas sobre beleza, mas apenas 4% dos produtos disponíveis no mercado.

Apesar desses movimentos se fortalecerem, eles não significam diretamente clean beauty. Entenda essas particularidades a seguir!

O que significa Clean Beauty?

O termo clean beauty, ou beleza limpa na tradução literal, não tem uma definição única, mas podemos entendê-lo como referente aos produtos dermocosméticos com formulações limpas, sem agentes tóxicos na composição.

Isso significa que o produto clean beauty é livre de uma série de componentes que podem causar prejuízos à saúde e desregulação, como:

  • parabenos;
  • sulfatos;
  • ftalatos;
  • petrolatos;
  • fragrâncias;
  • conservantes;
  • filtros químicos.

Esses componentes são controversos, sendo que estudos já comprovam malefícios às consumidoras como alergias, alterações e distúrbios hormonais, concentração de minerais pesados no organismo e outros.

Dessa forma, o movimento clean beauty é alinhado com a superação do uso desses ingredientes nas formulações de cosméticos, mas podem ser usados compostos sintéticos ou mesmo de origem animal.

Com isso, um cosmético classificado como clean beauty não necessariamente terá componentes orgânicos, naturais, veganos e cruelty-free.

Caso a consumidora esteja alinhada com esses princípios deverá buscar informações adicionais na formulação do produto e nos valores da marca.

Também faz parte do movimento clean beauty ser uma empresa transparente, comprometida e ética com os consumidores, nomeando e informando de forma clara e objetiva os componentes das formulações.

Para muitos especialistas em beleza limpa, algumas empresas estão investindo em formulações limpas, alinhadas ao clean beauty, mas que não seguem os demais movimentos de beleza natural.

Alguns nomeiam essa prática de green washing, ou seja, empresas que apenas revestem suas práticas, desenvolvendo formulações limpas, mas sem um real alinhamento com o movimento clean beauty, mantendo, por exemplo, ingredientes de origem animal e testes em animais.

Dessa forma, é importante que a consumidora avalie o que é relevante para ela, considerando se a marca atende aos seus princípios e garante uma formulação eficiente, mas segura.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Quais são os benefícios da beleza limpa?

O crescimento do movimento de beleza limpa não é injustificado, uma vez que vários benefícios podem ser observados pelas consumidoras desde os primeiros usos.

Além disso, as vantagens do clean beauty estendem-se ao meio ambiente, devido à proposta de consumo consciente e transparente envolvido na política das marcas e entre as adeptas desse estilo de vida transformador.

Estética

Os benefícios estéticos são os primeiros e uma preocupação importante de quem adere aos cosméticos da beleza limpa, afinal, eles precisam entregar os resultados estéticos esperados.

Os benefícios com a aparência devem-se ao fato de que os produtos de beleza limpa, seja com componentes sintéticos ou de origem natural, são resultado de pesquisas e desenvolvimento tecnológico.

Isso significa que é um equívoco pensar que beleza limpa é sinônimo de produto artesanal. Muitas marcas, como a CARE Natural Beauty investem intensamente em pesquisas para formulações mais limpas, seguras e eficientes.

Além disso, as vantagens estéticas também são observadas com a redução de quadros de alergias, queimaduras ou irritações na pele decorrente de formulações com agentes tóxicos na composição.

Saúde

A estética é um benefício inicial dos cosméticos do clean beauty, mas não o único. Ao remover elementos tóxicos e controversos das formulações, o movimento visa a manutenção da saúde e bem-estar das consumidoras no longo prazo.

Um dos aspectos mais críticos de formulações “sujas” são seus riscos de longo prazo à saúde.

Os parabenos, por exemplo, presentes em muitas formulações de dermocosméticos, inibem a ação do estrogênio, aumentando os níveis desse hormônio no organismo.

No longo prazo, essa elevação do estrogênio está relacionada a divisão celular e chances aumentadas de câncer de mama, ovário e útero.

Outro componente perigoso é o chumbo, que apesar de não inserido na formulação, pode contaminar outros componentes e está presente em mais de 650 dermocosméticos, como protetores solares químicos, bases, esmaltes e batons.

No longo prazo, o acúmulo de chumbo no organismo está associado ao desenvolvimento de problemas neurológicos, riscos aumentados de aborto espontâneo e alterações na fertilidade.

Portanto, o comprometimento do movimento clean beauty em abolir esses componentes da formulação de cosméticos é uma vitória à saúde das consumidoras que passam a ter opções limpas e eficientes.

Conscientização

Como visto, apesar de clean beauty não ser sinônimo de produto natural, orgânico ou vegano, é comum que esses atributos andem juntos.

O clean beauty é um movimento comprometido não apenas com cosméticos com formulações limpas, seguras e transparentes, mas que também promove uma maior conscientização sobre o consumo e o impacto ambiental e social de suas práticas.

Com isso, é mais comum encontrar cosméticos limpos que usem embalagens biodegradáveis, com programas de descarte consciente e com produtos que respeitem e valorizem sazonalidades e produção local.

clean beauty

Quais ingredientes são clean beauty?

Os cosméticos clean beauty podem ter diversos ingredientes extraídos de plantas, sintéticos ou de origem animal.

No caso da CARE Natural Beauty, além de limpos, os ingredientes são veganos, cruelty-free, orgânicos e naturais. Conheça a seguir dois cosméticos limpos frutos de pesquisa e elevada tecnologia para melhores resultados.

Instant Eye Lift

O Instant Eye Lift é um sérum clean beauty para a área dos olhos, ou seja, livre de toxinas, e que promove efeito lifting imediato, além de ser anti-aging no médio e longo prazo. Conheça a formulação:

  • EPS Seafil 2%: exopolissacarídeo (EPS) marinho sintetizado em laboratório a partir de uma pequena amostra de plâncton Mer d’Iroise, na França;
  • Linefill 3%: ativo obtido a partir de sementes do sésamo/gergelim que promove hidratação da pele;
  • Easyliane2%: composto desenvolvido a partir do micro-organismo Rhizobium presente na raiz de plantas e 100% natural;
  • TENS ́UP 10%: composto hidrocolóide obtido a partir de açúcares da raiz da chicória e da Tara, responsável pelo efeito lifting do sérum.

O Instant Eye Lift pode ser usado duas vezes por dia na rotina de skincare e sua tecnologia promove efeito lifting instantâneo na região dos olhos somado ao efeito de tratamento para redução das linhas de expressão e rugas no longo prazo.

ingredientes clean beauty

Skindrops Filler

O Skindrops Filler é um sérum preenchedor natural, vegano e com formulação clean beauty, livre de componentes tóxicos e com performance comprovada. Sua composição inclui:

  • EPS Seafill 2%: exopolissacarídeo (EPS) marinho sintetizado em laboratório a partir de uma pequena amostra de plâncton Mer d’Iroise, na França;
  • Linefill 3%: ativo vegetal produzido a partir de sementes de gergelim que hidrata a pele e promove atua no processo de adipogênese;
  • óleo essencial de alecrim 0,15%;
  • óleo essencial de lavanda 0,15%.

O Skindrops Filler promove hidratação, firmeza e elasticidade à pele, reduz a profundidade de rugas, efeito preenchedor com aumento do volume facial e suaviza linhas de envelhecimento facial.

Portanto, os cosméticos clean beauty da CARE entregam resultados desde o primeiro uso e são comprometidos com a saúde das consumidoras e um consumo mais consciente, natural e saudável.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.