Colágeno na pele: como aumentar o estoque natural e prevenir a perda?

Colágeno na pele: como aumentar o estoque natural e prevenir a perda?

Quando os níveis de colágeno no nosso corpo começam a cair, o jeito é encontrar alternativas para repor esse estoque natural.

Na entrevista a seguir, o Dr. Luiz Perez, médico e especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica pela Santa Casa de São Paulo, explica como acontece a desaceleração da produção de colágeno a partir dos 25 anos e o que fazer para preservar a reserva que já existe no organismo.

Luiz Perez

O que é o colágeno? 

É uma proteína abundante nos ossos, tendões, articulações e, principalmente, na pele. 

Quais os principais benefícios do colágeno para a pele?  

O colágeno tem papel estrutural no nosso tecido, dando-lhe força, resistência e mantendo a pele firmemente aderida aos tecidos mais profundos. 

Como estimular a produção de colágeno no corpo? 

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer esporte não necessariamente vai te dar mais colágeno. Exercícios de força e impacto irão estimular essa produção, mas exercícios de resistência prolongados pioram a firmeza da pele. Dito isso, uma alimentação balanceada e rica em Vitamina C e proteínas também é fundamental.

A partir de que idade o nosso corpo começa a produzir menos colágeno?

Dos 25 anos em diante, a quantidade de colágeno que temos no nosso corpo só cai. Apesar de hoje as pessoas viverem muitas vezes mais do que 100 anos, continuamos sendo aquele mesmo homo sapiens que vivia na terra há centenas de anos, quando a expectativa de vida era inferior a 30 anos. 

Por isso que é muito importante levarmos em consideração a forma como nos alimentamos e a forma como cuidamos do nosso corpo, tanto por dentro quanto por fora com o órgão que é o maior de todos: a pele.

Como prevenir a perda do colágeno? 

Primeiramente, é importante lembrar que exposição solar, cigarro, álcool, estresse e má higiene do sono prejudicam e muito a produção de colágeno. Manter uma dieta equilibrada não é fácil na correria da rotina; então, suplementar esse aporte nutricional com colágeno via oral é um recurso que também deve ser considerado, com destaque para aqueles que estão fazendo dietas restritivas para emagrecimento, quando a atenção para o tipo de alimento consumido é redobrada. 

O estímulo do colágeno também é eficaz para reverter sinais da idade ou é mais usado para prevenção?  

A partir dos 25 anos, a nossa reserva de colágeno já começa a cair, ou seja, a quantidade que perdemos supera a quantidade que somos capazes de produzir. Sendo assim, a suplementação ajuda na desaceleração dessa perda. 

Alguns procedimentos estéticos induzem a produção de colágeno, como bioestimulação, lasers e ultrassom microfocado. Quando associados a colágeno via oral, temos resultados potencializados.

É como tomar Whey Protein após um treino de musculação, só que, neste caso, estamos pensando na preservação dos nossos tendões e articulações, e claro, na nossa preciosa pele. 

O tipo de alimentação que temos influencia na saúde da nossa pele?

Se você está em uma dieta restritiva, querendo ganhar massa muscular e permanecer com viço na pele, é importantíssimo que as calorias colocadas nessa dieta sejam adequadas, ou seja, que você tenha um aporte proteico importante, e que, se possível, tenha uma suplementação de colágeno, principalmente nesses momentos de transformação. Isso é absolutamente fundamental para você conseguir chegar em um resultado adequado.

Leia também: Smoothie especiarias: sua pele com mais colágeno, beleza e saúde

Panqueca de banana vegana: potencialize sua beleza de dentro para fora

Sorbet de cacau crocante: delicioso e saudável para sua pele

Uma vez que a quantidade de colágeno só cai a partir dos 25 anos, o que pode ser feito para desacelerar essa queda? 

Temos de ter um aporte nutricional adequado, prevenir a degradação do colágeno que já existe no nosso corpo e estimular a produção de mais colágeno através de procedimentos estéticos, como radiofrequência, ultrassom microfocado, uso de bioestimuladores.  

Há uma série de formas de fazer essa curva decrescente ter alguns estímulos para subir e nós preservarmos o nosso rosto, o nosso corpo, a nossa qualidade de vida como um todo.

Para saber mais, leia também: Colágeno: saiba o que é, para que serve e como repor

Você pode assistir a trechos da entrevista exclusiva pelo nosso canal do YouTube:

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.