Desmistificando a leitura dos rótulos de cosméticos

Desmistificando a leitura dos rótulos de cosméticos

Com a quantidade de cosméticos existentes no mercado atualmente, é comum ficarmos em dúvida sobre qual a principal finalidade de um produto e se ele suprirá as nossas necessidades. Por isso, observar atentamente as embalagens e fazer a leitura dos rótulos de cosméticos é uma prática muito importante e deve ser colocada em vigor desde já.



Afinal, a maioria das dúvidas que podem surgir a respeito de um produto estão disponíveis para serem consultadas nos rótulos!

Mas cá entre nós, pode parecer fácil, mas não é tão simples entender as nomenclaturas existentes em uma embalagem, não é mesmo? Pensando nisso, a CARE preparou esse texto para te ensinar a ler os rótulos de cosméticos da melhor forma e evitar possíveis frustrações. Anota aí! 

Como decifrar os rótulos de cosméticos?

No rótulo de um cosmético você consegue encontrar praticamente tudo que precisa sobre um produto: nome, marca, conteúdo, modo de uso, data de validade e mais!

O que muitas pessoas passam a questionar é a dificuldade em decifrar as nomenclaturas das substâncias presentes nos produtos, principalmente os consumidores que seguem o movimento Clean Beauty e tratam essa análise como prioridade.

Mas não seria mais fácil se deixassem os nomes em português? Não, pois os nomes “estranhos” que encontramos nos rótulos dos cosméticos são a identidade do ingrediente, ou seja, seu nome químico.

Um breve exemplo disso é o silicone volátil com nome INCI “Cyclopentasiloxane”. Caso fosse traduzido para o português, se tornaria “Ciclopentasiloxano”. Além disso, as denominações químicas existentes podem possuir inúmeros nomes comerciais, o que dificultaria o seu reconhecimento.

Pode parecer controverso, mas essa regra é adotada mundialmente pelo INCI Name (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients) - responsáveis pela codificação dos rótulos - para facilitar as nossas vidas. Ou seja, as nomenclaturas presentes nos produtos são padronizadas no mundo inteiro, simplificando o entendimento dos consumidores para com a embalagem!

A ordem dos ingredientes também auxilia nessa descoberta!

Ao fazer a leitura dos rótulos, podemos notar que os ingredientes obedecem uma ordem decrescente de acordo com a sua concentração no produto. Em resumo, as substâncias que aparecem no topo da lista estarão sempre em maior quantidade.

Essa é uma informação muito importante, pois a dosagem nos ajuda a entender qual produto poderá atender melhor às nossas necessidades com base em seus ativos. Lembre-se de observar sempre a data de vencimento!

Para fazer a pesquisa de um nome INCI, basta consultar aqui.

Observação: é essencial entender se uma matéria-prima encontrada no rótulo contém mais de uma substância em sua composição, pois assim todos os componentes podem ser declarados no momento de registrar a formulação pela ANVISA, evitando possíveis problemas futuros.

Tudo que você precisa saber sobre os rótulos de cosméticos naturais!

Agora, caso você seja um amante de cosméticos naturais e quer analisar  produtos orgânicos, veganos e cruelty-free, basta observar se na embalagem possuem os seguintes selos e certificados:

  • Reciclável: seja o símbolo de reciclagem ou algum outro relacionado à sustentabilidade, esse selo é responsável por mostrar que a empresa se preocupa com o meio ambiente e o destino das embalagens produzidas. Nos produtos da CARE, temos o selo EuReciclo.

  • Cruelty-free: significa que o produto não é testado em animais e é reconhecido pela imagem de um coelho. É importante verificar se o símbolo faz parte de alguma instituição conhecida, como a PETA.

  • Orgânico: muitos selos podem indicar que o cosmético é orgânico. Nesse caso, vale a pena pesquisar qual o selo de maior confiança. A CARE utiliza o Organic Production.

Além disso, algumas informações que são relevantes para o consumidor e podem não estar presentes nas embalagens dos produtos devido à falta de espaço, são encontrados no site da ANVISA.

Lembre-se de sempre pesquisar e buscar referências antes de consumir os produtos, procurando informações sobre a empresa que produz antes de adquirir o cosmético. Isso contribuirá para que você não caia em uma propaganda falsa de alguma indústria praticante do Greenwashing!

Leia também: Dicas para diminuir o lixo em uma rotina de beleza sustentável

Aposte em uma marca transparente e confiante como a CARE Natural Beauty! 

A CARE trabalha com total transparência na produção dos produtos naturais, orgânicos e veganos.

Aqui não existe Clean Beauty mais ou menos, apenas cosméticos ricos em ativos naturais e com muita tecnologia para entregar sempre o melhor, mantendo a alta performance!

Venha mergulhar com a gente nessa jornada pela beleza consciente, acesse o nosso site e confira a coleção de maquiagens e produtos de skincare que preparamos para você!

2 comentários

Pode ser usado em pele madura? Eu terei o resultado prometido? Obrigada.

Heliana

Amei!

Luciana Navarro Vieira

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.