Dia do Beijo: saiba como surgiu e qual o perigo das toxinas dos batons

Dia do Beijo: saiba como surgiu e qual o perigo das toxinas dos batons

O Dia do Beijo é uma data que merece ser comemorada. Mas sem usar produtos que agridam os lábios. Por isso você precisa saber que muitos batons possuem toxinas e prejudicam sua saúde.

Muitas mulheres já se sentem emocionalmente conectadas a seus lábios, utilizando hidratantes labiais e batons todos os dias. No entanto, esse hábito tem um preço; os lábios podem absorver algumas toxinas potencialmente perigosas presentes na maioria dos cosméticos convencionais encontrados no mercado.

Por isso, em comemoração ao Dia do Beijo, vamos mostrar como essas substâncias químicas podem afetar seu corpo e como você pode se proteger dessa intoxicação, escolhendo opções de batons mais seguras para a saúde, porque só é beleza de verdade se for limpa, não é mesmo?!

A seguir, você vai conferir:

Se você também é do time dos beijoqueiros, conheça a história por trás e, como não poderia faltar, como cuidar dos lábios de uma forma saudável.

O que é o Dia do Beijo e por que é celebrado

O Dia do Beijo é a data internacionalmente conhecida por homenagear essa prática que, na atualidade, está associada ao amor, seja entre casais, familiares ou amigos.

A celebração deve-se à centralidade do beijo na cultura moderna, mas a prática surgiu muito antes disso.

Os primeiros registros do beijo remontam a poesias de 1200 a.C. na sociedade hindu.

Posteriormente, o Kama Sutra, conhecido como manual do amor de 400 a 200 d.C., não apenas menciona como descreve os tipos de beijo.

Assim, acredita-se que o beijo tenha origem na sociedade oriental e tenha sido difundido no Ocidente após as incursões de Alexandre, o Grande, pela Índia.

Em Roma, eram conhecidos três tipos de beijos: osculum, o beijo de amizade; o basium, entre homem e mulher; e o savium, que seria o beijo de língua. 

A história do Dia do Beijo

Não é possível afirmar ao certo como e quando nasceu o Dia do Beijo, mas há rumores de que a origem tenha sido na Itália, no século 19, a partir de Enrique Porchelo, um rapaz que beijou todas as mulheres da vila onde morava.

Com o avanço dos boatos a respeito dos atos de Porchelo, o padre do vilarejo anunciou uma recompensa em ouro à moça que nunca houvesse sido beijada pelo jovem.

mulher

Acontece que nunca ninguém reivindicou o prêmio que, segundo a lenda, permanece escondido no país italiano. 

A lenda passa no dia 13 de abril de 1882, data na qual passou a ser comemorado o Dia do Beijo.

Como manter os lábios macios e hidratados

O beijo não é apenas um evento histórico, mas também fisiológico e social. Durante o beijo, são ativados 29 músculos do corpo e, ao longo de nossas vidas, trocamos cerca de 24 mil beijos, seja entre familiares, amigos e amores.

Para comemorar o Dia do Beijo, você certamente quer lábios macios e hidratados, não é mesmo? Mas quem nunca sofreu com o contrário: lábios ressecados e até rachados?

O ressecamento labial pode ocorrer por uma série de motivos, como desidratação, exposição ao sol ou vento seco, poluição, déficit de nutrientes, frio e falta de higiene bucal.

Para evitar esse problema - que é ainda pior no outono e inverno -, selecionamos uma lista de cuidados para manter os lábios macios e hidratados:

  • beba bastante água diariamente;
  • use protetor solar todos os dias;
  • tenha uma rotina de skincare;
  • escove os dentes após as refeições e lembre-se de usar fio dental e escovar também a língua;
  • mantenha uma alimentação saudável;
  • use hidratantes labiais, como batons cremosos, balm lip ou gloss labial.

Com esses cuidados básicos e rotineiros é possível unir lábios macios com boca saudável!

O perigo de usar batons com substâncias tóxicas

Se você é fã de beijo, é importante saber que o batom convencional contém substâncias nocivas para o corpo, como o petróleo e o chumbo.

Calcula-se que uma mulher pode reaplicar o batom até 14 vezes por dia, o que resultaria na ingestão de cerca de 87 miligramas do produto. Já pensou?

batom

Se você é uma pessoa adulta e tem o hábito de usar maquiagem, consegue imaginar o quanto já “comeu” desse item na vida? Não é à toa que, pelo hábito constante na rotina de beleza, e pelo contato direto com a boca, este é um produto que pede muita atenção quando falamos de consumo consciente na beleza.

O batom é um dos principais produtos a conter chumbo nas fórmulas. Um metal pesado, considerado um químico tóxico e bioacumulativo. É nocivo ao sistema respiratório e, segundo pesquisas, sua neurotoxicidade está ligada a problemas no sistema nervoso, de aprendizagem e comportamentais, além de desregulação hormonal.

Confira também: Toxinas de cosméticos e Síndrome do Ovário Policístico: qual a relação e como tratar?

Vale lembrar também que batons convencionais ainda podem conter parabenos, fragrâncias sintéticas, petrolatos e testes em animais.

Leia mais: Petrolato em cosméticos: conheça seus malefícios

Resumo da história: o que você acha que está te embelezando, pode, na verdade, estar intoxicando seu organismo e prejudicando a longevidade da beleza. 

Por isso, bora escolher cosméticos naturais e sem toxinas que, além de te embelezar mais ainda, fazem bem para a saúde?

Como cuidar dos lábios usando produtos naturais e sem toxinas

Os lábios são uma parte importante da aparência facial e cuidar deles é essencial tanto para a saúde quanto para uma boa aparência. Hoje em dia, já existem inúmeros produtos naturais, limpos e sem toxinas na composição, uma vez que acabamos “comendo” batons, o que é normal ao aplicar o produto nos lábios.

Por isso, uma excelente opção é usar ingredientes naturais e orgânicos, que têm uma grande quantidade de antioxidantes e nutrientes que fazem bem para a pele. Os lábios precisam de umidade extra para evitar o ressecamento e a descoloração. Uma ótima maneira de conseguir esse efeito é usando óleos vegetais, como o óleo de jojoba ou de coco, que proporcionam uma hidratação profunda. 

lábios hidratados

Além disso, existem vários óleos essenciais que podem ajudar a combater os sintomas do ressecamento e oferecer suporte antioxidante. Você também pode usar alguns ingredientes naturais, como manteiga de karité, mel, óleo de oliva virgem, abacate, manteiga de cacau e óleos de baunilha para cuidar dos lábios.

Esses produtos geralmente contam com ingredientes nutritivos naturais e oferecem uma variedade de benefícios para os lábios, incluindo hidratação, nutrição e restauração.

Com esses produtos, você pode obter lábios saudáveis e macios, sem o risco de adicionar toxinas, para uma beleza real, limpa e duradoura, que não leva toxinas para dentro da sua pele e, consequentemente, não prejudica o seu organismo.

Na CARE Natural Beauty, uma opção perfeita para manter os lábios hidratados, macios, protegidos e saudáveis é o Balm Lip CARE. É vegano e tem uma formulação hidratante, com ácido hialurônico vegetal que dá volume aos lábios e hidrata, e beta glucan com ação bioestimulante e regenerativa.

Balm Lip CARE

Assim, o uso diário do Balm Lip CARE promove benefícios como:

  • hidratação diária, evitando ressecamento e rachaduras nos lábios;
  • estímulo à produção de colágeno e elastina, reduzindo vincos nos lábios;
  • textura molhada com efeito glossy nos lábios;
  • efeito “plump”, melhorando o contorno e volume labial;
  • proteção FPS que reduz os impactos nocivos do sol.

Assim, ter um produto-chave na bolsa como o Balm Lip CARE contribui no tratamento dos lábios e acabamento da make. Quer jeito melhor de comemorar o Dia do Beijo do que se dando esse presente?!

Leia também: Lip Balm: conheça um hidratante labial perfeito e natural!

A beleza do corpo é passageira, mas o nosso objetivo é fazer com que ela dure mais tempo. Desintoxique-se de hábitos que te prejudicam! Cuide de você mesma e seja a sua melhor versão todos os dias!

Com a CARE, sua beleza resiste ao tempo. Sua pele fica mais linda, seu corpo mais limpo e sua alma mais leve.

Só é beleza se for limpa. Só é limpa se for CARE.

Para saber mais sobre beleza limpa, conhecida internacionalmente como Clean Beauty, assista ao vídeo abaixo:

 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.