Foliculite: o que é e como tratar!

Foliculite: o que é e como tratar!

A foliculite, como outras patologias dérmicas, demanda assistência especializada e que as pessoas acometidas saibam identificar as principais características da condição para cuidado apropriado.

Uma vez que pode ter diversas causas e acometer qualquer pessoa em algum momento da vida é importante conhecer as informações básicas sobre o tema, incluindo:

Na CARE, incentivamos a importância do cuidado diário, mas também do acesso às boas informações para escolhas – estéticas e de saúde – mais conscientes. Fique com a gente!

O que é Foliculite?

A foliculite consiste em uma infecção de pele que acomete os folículos pilosos, podendo ser causada por bactérias, fungos ou vírus e também em decorrência de pelos encravados.

A manifestação da foliculite são pápulas brancas pequenas que afetam um ou mais folículos.

Apesar de poder ocorrer em qualquer pessoa, é comum que a foliculite apresente-se em pessoas mais suscetíveis, como:

  • baixa imunidade, como devido a diabetes, leucemia, anemia e pacientes imunossuprimidos;
  • ter quadro crônico de dermatite e tendência a pele acneica;
  • usar medicamentos tópicos com corticoides;
  • obesidade e sobrepeso;
  • uso continuado de antibióticos.  

Também existem algumas situações que tornam a foliculite mais comum, como atrito dos pelos ao barbear, uso de roupas apertadas, calor e suor sem que a pele consiga transpirar adequadamente, lesões cutâneas e uso de curativos plásticos.

Portanto, o ideal é que, especialmente, pessoas com predisposição mitiguem as situações de risco para instalar de quadros infecciosos na pele.  

Quais são os sintomas da Foliculite?

A manifestação da foliculite pode variar de acordo com a intensidade do quadro. Em geral, são dois tipos de foliculite com sintomas como:

  • foliculite superficial: inclui espinhas vermelhas pequenas que podem ter pus, coceira, vermelhidão e aspecto inflamado e sensível no local;
  • foliculite profunda: quadros que incluem áreas vermelhas maiores, com formação de furúnculos, pápulas amareladas elevadas e com pus, sensibilidade, dor e maiores chances de formação de cicatrizes.  

A maior parte dos quadros é de foliculite superficial, mas entender os diferentes tipos de manifestações da condição é importante para saber quando a infecção pode ser mais grave e demandar assistência especializada.

Tipos de Foliculite

Os tipos de foliculite incluem a superficial quando acomete apenas a parte superior do folículo piloso ou a profunda, quando atinge áreas mais profundas da pele.

 Foliculite superficial

Existem quatro principais tipos de foliculite superficial que se diferem devido às causas e manifestação.

  • foliculite estafilocócica: ocorrência mais comum é causada pela infecção por bactéria, em geral, a Staphylococcus aureus, que penetra no organismo por meio de lesões na derme. Provoca coceira, vermelhidão e pápulas com pus;
  • foliculite por pseudômonas: também chamada de foliculite da banheira quente é causada pelas bactérias Pseudomonas aeruginosa que se proliferam em ambientes aquáticos aquecidos. Inclui erupções de pele vermelhas com pus e coceira;
  • pseudofoliculite da barba: causada pela inflamação dos folículos pilosos na região da barba quando os  pelos raspados encravam ao crescer;
  • foliculite ptirospórica: causada por fungos, acomete principalmente adolescentes e homens. Manifesta-se por meio de pápulas avermelhadas e coceira. 

Foliculite profunda

Também existem quatro tipos mais comuns de foliculite profunda, que são aquelas que acometem todo o folículo. São eles:

  • sicose barba: as pápulas acometem a região do bigode, queixo e mandíbula com formação de pápulas pequenas e inflamadas. Quando recorrentes devido ao barbear podem causar cicatrizes na pele;
  • foliculite por bactéria gram-negativa: condição que acomete com mais frequência pacientes que fazem uso continuado de antibióticos dérmicos para tratamento de acne. Podem causar lesões graves quando não acompanhadas por especialista;
  • furúnculos e carbúnculos: quadros mais graves que ocorrem devido à infecção profunda dos folículos pilosos por bactérias estafilocócicas. Inicialmente se manifesta como pápulas vermelhas e doloridas, mas cresce e pode encher-se de secreção de pus e deixar cicatrizes. Os carbúnculos consistem em um aglomerado de furúnculos, quadro mais grave, com mais chances de lesões profundas e formação de cicatrizes;
  • foliculite eosinofílica: quadro mais comum em pacientes imunossuprimidos com a formação de lesões avermelhadas na face e braços que cocam e formam pus.

Como tratar a Foliculite?

O tratamento da foliculite vai depender diretamente do tipo e gravidade do quadro que acomete o paciente.

Em geral, quando superficial e causada por pelos encravados, por exemplo, não há necessidade de tratamento específico.

Quando o quadro é mais profundo, gera desconfortos ou torna-se recorrente, a avaliação especializada do dermatologista torna-se necessária. Em alguns casos, pode ser solicitada análise em laboratório para entender as causas da condição.

Em casos do foliculite bacteriana pode ser prescrito o uso de antibiótico de via oral ou tópica. Nas infecções fúngicas, são usados antifúngicos. Em alguns casos, como de foliculite eosinofílica é comum ministrar corticoides no tratamento. 

Dicas de cuidados para a Foliculite!

No tratamento e prevenção da foliculite os cuidados diários podem ter status tão ou mais importante do que o uso de alguns medicamentos.

Higiene

A higiene é um aspecto central na prevenção e melhora dos quadros de foliculite, especialmente quando causada pelo ato de barbear.

A recomendação é lavar a lâmina corretamente e trocá-la com frequência. Deve-se usar água morna para evitar que a pele fique arrepiada e fazer movimentos no sentido de crescimento dos pelos. O uso de gel ou espuma de barbear também contribui para redução do atrito.

Outra dica é cuidar bem das lesões de pele para evitar a instalação de fungos e bactérias por meio dessas portas de entrada. Faça a correta assepsia do machucado e envolva em um curativo que permita que a pele respire.

Deve-se evitar deixar a pele úmida, seja em decorrência de água ou suor, e usar sempre roupas mais confortáveis e que deixem a pele respirar, principalmente após procedimentos de remoção dos pelos.

Skincare

Os cuidados diários de skincare, para homens e mulheres, também ajudam a minimizar os quadros de foliculite, especialmente quando eles se tornam recorrentes.

A etapa de limpeza, por exemplo, é fundamental para reduzir a exposição a poluentes ambientais e também ao excesso de oleosidade da pele que pode resultar em acnes e favorecer o surgimento da foliculite.

A etapa de hidratação também é importante, pois garante que a pele fique mais saudável e mitiga as chances de pelos encravados que também favorece o surgimento da condição.

Hialu

A nossa dica é o Sérum Facial de Hidratação Profunda Skindrops Hialu, formulado com ácido hialurônico e com uma textura leve, o que permite atingir mais camadas dérmicas.

CARE Mist

Além disso, a Bruma Hidratante CARE Mist pode ser usada para acalmar a pele devido aos componentes como lavanda e camomila, podendo ser usada antes da hidratação, atuando como tônico ou durante o dia, como hidratante e revitalizante.

CARE Masks

Outros produtos indicados para peles com foliculite são as nossas máscaras faciais CARE Masks, ricas em ativos naturais que limpam profundamente os poros, reduzem a produção de sebo e combatem inflamações.

Estão disponíveis nas versões Anti Acne Mask, Calming Mask e Detox Mask.

Caso identifique um agravamento dos sintomas ou recorrência do quadro, mesmo com os cuidados de higiene e o skincare feito corretamente, busque auxílio de um médico dermatologista.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.