Pele irritada: o que é e dicas de cuidados!

Pele irritada: o que é e dicas de cuidados!

A pele irritada é uma característica incômoda e que demanda cuidados específicos para evitar o agravamento dos sintomas que comprometem a saúde e a estética.

Mesmo sendo um tema recorrente, é comum encontrar pessoas com dúvidas sobre as condições que desencadeiam quadros irritantes na derme. Por conta disso, vamos abordar a seguir:

Confira esses conteúdos a seguir e saiba como identificar a pele irritada, mas também como prevenir essa condição.

Irritação na pele, o que é?

A pele irritada consiste em uma derme hiper-reativa que apresenta uma reação inflamatória mesmo com exposição reduzida a medicamentos, produtos tópicos e até mesmo ao vento, poluição, frio ou calor.

É muito comum que as pessoas com tendência à pele irritada tenham pele sensível. Entretanto, a sensibilidade é uma condição crônica, característica da derme, enquanto a irritação é pontual conforme a exposição a determinados agentes.

Também é possível apresentar irritação na pele mesmo quando não tem a pele sensível. Algumas características da pele irritada incluem:

  • vermelhidão;
  • inchaço;
  • ressecamento da pele, com descamação;
  • ardência, coceira ou sensação de pinicar;
  • bolinhas semelhantes às espinhas.

A manifestação pode ser diferente entre as pessoas, mas é possível identificar um incomodo na pele, especialmente do rosto, mas pode acometer qualquer área do corpo.

Causas da irritação na pele

pele irritada

A pele irritada é uma condição aguda, geralmente resultante de alguma exposição exógena ou endógena. Entre as causas mais comuns incluem-se:

  • alterações bruscas ou temperaturas extrema, como água muito quente ao tomar banho;
  • ressecamento da derme e desidratação;
  • doenças de pele, como dermatites, rosácea ou psoríase;
  • uso de alguns cosméticos ou medicamentos;
  • estresse;
  • contato com produtos de limpeza;
  • uso inadequado de ácidos;
  • uso excessivo de esfoliantes;
  • exposição ao vento frio e poluição;
  • alimentação pobre em nutrientes ou com excesso de agentes inflamatórios.

Os responsáveis pelas reações inflamatórias ou irritativas na pele podem variar de pessoa para pessoa.

Inclusive, a tendência genética é um aspecto que pode tornar o indivíduo mais predisposto a reações dérmicas.

Como visto, a pele sensível é a que tem maior tendência a apresentar irritação, assim como as pessoas com doenças dermatológicas.

Dicas de cuidados para pele irritada

Entender o que é e o que causa a pele irritada é fundamental, mas é igualmente importante saber como cuidar da derme no dia a dia, tanto para prevenir esses quadros, em pessoas com maior tendência, como para tratá-lo.

Composição dos dermocosméticos

Se você tem pele sensível, está com a pele irritada ou já constatou uma tendência às reações dérmicas é fundamental monitorar a composição dos dermocosméticos usados no dia a dia.

Evite, por exemplo, cosméticos com textura mais espessa que podem aumentar os resíduos na pele e causar irritação e minimize as formulações com sulfatos, derivados de petróleo e muitas essências.

Inclua produtos com a textura mais leve, como séruns, e ativos como água termal, ceramidas, manteiga de karité, niacinamida e vitaminas E e B5.

A opção por cosméticos limpos e desenvolvidos com compostos orgânicos e naturais é sempre preferível para quando a pele apresenta irritação ou sensibilidade.

Hábitos

As condições dérmicas estão diretamente associadas aos hábitos cotidianos, por conta disso, busque hidratar-se suficientemente e ter uma alimentação nutritiva e balanceada.

O estresse também potencializa quadros inflamatórios, portanto, busque formas de minimizá-lo na sua rotina, como por meio da prática de atividades físicas.

O banho deve ser morno, evitando contato da pele com água muito quente. Evite ainda exposição às baixas temperaturas.

Rotina de skincare

A rotina de skincare é indispensável para todas as pessoas, mas ela será ainda mais valiosa para quem tem apresenta tendência à pele irritada.

Na etapa de limpeza, por exemplo, dê preferência aos sabonetes para alérgicos ou peles sensíveis e loções de limpeza sem álcool na composição.

A limpeza da pele não deve ser excessiva, uma vez que pode haver uma predisposição ao ressecamento. Dessa forma, usar a água micelar para rotinas de limpeza também é uma opção.

A hidratação é fundamental, principalmente quando a pele está irritada ou apresenta os primeiros sinais de irritação, como a vermelhidão. Nesse sentido, o ácido hialurônico é uma boa opção para essa etapa.

O protetor solar é indispensável para quem está com a pele reativa, pois protege a pele de danos ambientais adicionais, além de evitar o surgimento de manchas.

Algumas opções da CARE Natural Beauty para cuidar e prevenir quadros irritativos na pele incluem:

CARE Mist

Calming Mask

  • Calming Mask: para cuidado semanal, a máscara contém ativos naturais como camomila e argila rosa que ajudam a acalmar e purificar a pele.

Skindrops Hialu

No caso de pele irritada, principalmente se o quadro for recorrente, o auxílio do dermatologista é fundamental para diagnóstico e tratamento.

Ainda assim, uma rotina de skincare pensada para o seu tipo de pele e com produtos naturais como da CARE contribuem para seu momento de autocuidado e promoção da saúde dérmica.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.