Manchas na pele: por que surgem e como tratar?

Manchas na pele: por que surgem e como tratar?

As manchas na pele são sinais incômodos que podem acometer pessoas de diferentes faixas de idade, gênero e tipos de pele.

É frequentemente entendido como algo único, mas são diferentes tipos de manchas que pele que, por sua vez, demandam tratamentos variados. Pensando nessas particularidades, vamos abordar a seguir:

Ter acesso a informações confiáveis e científicas é fundamental para embasar os cuidados e evitar testes – que podem ser até perigosos – na pele. 

O que são manchas na pele?

As manchas na pele ocorrem devido ao acúmulo de células ricas em melanina – pigmento que dá cor à pele – em determinada região.

A pele não tem a tonalidade uniforme como aparenta e, por vezes, algum fator desencadeia um excesso de pigmentação em determinada área.

A cor e o tamanho das manchas variam de acordo com o fator que desencadeou o problema e o tipo de mancha.

Tipos de manchas na pele

manchas_1

Existem diferentes tipos de manchas na pele e, saber qual a condição é fundamental na definição do tratamento e prevenção. As mais comuns incluem:

  • melanose solar: trata-se de manchas na pele pequenas que aparecem principalmente nas regiões mais expostas ao sol como mãos, costas e colo e são chamadas de “manchas de idade”;
  • efélides: são conhecidas popularmente como sarda e ocorrem devido à tendência genética do paciente. São majoritariamente acastanhadas e acometem pessoas de pele clara, principalmente loiros e ruivos;
  • melasma: com maior incidência no rosto, braços, colo e pescoço é mais comum em mulheres devido fatores hormonais, como menopausa e pelo uso de anticoncepcionais, mas também sofre influência da exposição solar;
  • cloasma: trata-se de uma condição parecida com o melasma, mas que acomete mulheres gravidez devido às mudanças hormonais;
  • hiperpigmentação pós-inflamatória: consiste nas manchas de pele que surgem após um processo inflamatório na derme, como acnes, cravos e outras lesões cutâneas;
  • fitofotodermatite: consiste nas manchas que aparecem após lesão causada pelo limão e outros vegetais fotossensíveis somado à exposição solar.

O diagnóstico de qual o tipo de mancha de pele é realizado por um dermatologista após avaliação detalhada do quadro, conferindo histórico do paciente e características clínicas da mancha. 

O que causa as manchas?

Existem diversos fatores que podem causar as manchas na pele, como visto de acordo com os tipos de manchas. As causas mais comuns são:

  • exposição solar: uma das principais causas de diferentes tipos de mancha é a exposição solar sem proteção, razão pela qual essas lesões cutâneas aparecem com mais frequência em locais mais expostos;
  • alterações hormonais: como nos casos de melasma e cloasma, as alterações hormonais também podem desencadear uma reação demasiada nos melanócitos, causando aumento da pigmentação da pele; 
  • processos inflamatórios: após a melhora da inflamação, como no caso da acne, a pele inicia um processo de recuperação com a produção de colágeno e, em alguns casos, melanina, causando o aumento da concentração de pigmento no local;
  • micoses: infecção fúngica que causa manchas esbranquiçadas, pois o fungo se alimenta dos melanócitos, causando a falta de pigmentação;
  • doenças autoimunes: são doenças como o vitiligo, na qual as manchas na pele são decorrentes da reação indevida do sistema imunológico.

Entender quais as causas mais comuns de mancha na pele contribui na definição de estratégias para prevenir o problema.

O cuidado diário mais importante é o uso do protetor solar que deve ser aplicado diariamente pela manhã e reaplicado a cada três horas, mesmo quando ficar em ambientes internos e nos dias nublados.

Saiba como cuidar das manchas na pele!

Para cuidar das manchas na pele é importante ter uma orientação especializada para identificar o tipo de lesão. Confira boas práticas a seguir.

Procedimentos

remoção de manchas

Existem alguns procedimentos estéticos que ajudam na amenização das manchas na pele. Eles devem ser realizados por esteticista ou dermatologista, como:

  • peeling químico, que promove uma microabrasão controlada da pele para renovação celular que ajuda a amenizar as manchas;
  • microagulhamento, pois aumenta a produção de colágeno e resulta na renovação celular devido às microlesões;
  • sessões de laser, que estimulam a produção de colágeno e a uniformidade da tonalidade da pele. 

A recomendação de procedimentos estéticos para tratamento das manchas dermatológicas deve ser feita por profissional especializado.

Rotina de cuidados

Outra forma de cuidar das manchas de pele é adotar uma rotina de cuidados, incluindo:

  • hidratar corretamente a pele todos os dias após a limpeza;
  • usar ácidos, como o retinoico e outros, na rotina de skincare noturna sob orientação e prescrição especializada;
  • usar um sérum hidratante com formulação que potencializa a proteção contra toxinas, luz azul e radiação solar, como o Sérum Facial Hidratante e Iluminador Skindrops Glow;

Skindrops Glow

Beauty Night Oil

  • usar, diariamente, o protetor solar facial, com proteção contra raios UVA e UVB, o que ajuda a prevenir manchas na pele e tratar os sinais existentes, como o SunCARE Powder FPS 30.

SunCARE Powder

Portanto, a prevenção e tratamento de manchas na pele são possíveis com a adoção de bons hábitos diários, mas também com informações confiáveis sobre a condição, tipos e causas.

A CARE Natural Beauty tem uma ampla gama de produtos orgânicos, naturais, veganos e limpos para tratamento diário de todos os tipos de pele, incluindo a pele madura e com tendência às manchas.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.