Melasma: sintomas, causas, tipos e tratamento

Melasma: sintomas, causas, tipos e tratamento

O melasma é um distúrbio de pigmentação presente na pele de muitas pessoas em todo o mundo. Mas, com o tratamento adequado e skincare diário, é possível reduzir a aparência das manchas escuras e alcançar um tom mais uniforme.

Se você chegou até esse post é porque procura informações sobre melasma e aqui vai encontrar todas as respostas:

Conheça mais sobre o tema a seguir e saiba como tratar e prevenir o surgimento do melasma.

O que é melasma

O melasma é caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras na face, resultado do aumento da produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele. 

Essas manchas podem variar em tamanho e forma e são causadas pelo aumento da produção de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele.

O melasma é mais comumente observado em mulheres, especialmente durante a gravidez ou quando estão tomando contraceptivos orais. No entanto, também pode afetar homens e pessoas de todas as idades.

Embora o melasma não represente nenhum risco à saúde, pode ser uma preocupação estética significativa para muitas pessoas.

Felizmente, existem tratamentos disponíveis para ajudar a clarear ou eliminar as manchas de melasma.

O que provoca o melasma no rosto

Embora a causa exata do melasma seja desconhecida, existem vários fatores que podem desencadear ou contribuir para o seu desenvolvimento. A exposição ao sol é um dos principais fatores desencadeantes do melasma.

A radiação ultravioleta estimula a produção de melanina, levando ao surgimento de manchas escuras na pele. Além disso, a luz visível e o calor também podem desempenhar um papel no desenvolvimento do melasma.

melasma-rosto

Outro fator que pode contribuir para o melasma é a flutuação hormonal. Muitas mulheres percebem o surgimento ou piora do melasma durante a gravidez ou quando estão tomando contraceptivos orais.

Mudanças hormonais, como aquelas que ocorrem durante a menopausa, também podem desencadear o melasma.

Além disso, certos medicamentos e produtos cosméticos podem conter ingredientes que tornam a pele mais sensível à luz, aumentando o risco de melasma.

Sintomas de melasma

Os sintomas do melasma geralmente se manifestam como manchas escuras ou acastanhadas na pele do rosto. Essas manchas podem ter bordas irregulares e variar em tamanho e forma.

O melasma é mais comumente observado nas bochechas, testa, nariz e lábio superior, mas também pode atingir outras áreas expostas ao sol, como o pescoço e os braços.

As manchas de melasma não são dolorosas nem causam coceira, mas podem causar desconforto estético significativo.

Embora o melasma não seja prejudicial à saúde, pode ter um impacto emocional negativo, interferindo na autoestima e autoconfiança das pessoas.

É importante procurar um dermatologista para obter um diagnóstico adequado e discutir as opções de tratamento disponíveis.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Causas do melasma

O melasma pode ser causado por uma combinação de fatores, incluindo exposição ao sol, flutuações hormonais e predisposição genética, como dito anteriormente. Aqui vamos explicar melhor cada uma delas:

Exposição ao sol

A radiação ultravioleta (UV) do sol é o principal desencadeador do melasma, causando o surgimento de manchas escuras na pele.

Pessoas com pele mais escura têm maior probabilidade de desenvolver melasma, pois possuem naturalmente mais melanina em sua pele.

Flutuações hormonais

O melasma é mais comum em mulheres e muitas vezes está associado a alterações hormonais.

Muitas mulheres percebem o surgimento ou piora do melasma durante a gravidez, quando estão tomando contraceptivos orais ou durante a menopausa.

"A gravidez, o uso de contraceptivos hormonais e a terapia de reposição hormonal podem desencadear ou piorar o melasma", explica o Dr. Luiz Perez, médico e especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Predisposição genética

Pode influenciar a probabilidade de desenvolver melasma. Se você tem um histórico familiar de melasma, tem maior probabilidade de desenvolvê-lo.

Tipo de pele

Pessoas com pele mais escura têm maior predisposição ao melasma, pela facilidade de produção de melanina.

Produtos cosméticos e irritantes

Produtos irritantes para a pele ou procedimentos estéticos agressivos podem desencadear ou agravar o melasma.

7 erros que pioram o melasma

Se você tem melasma, é importante evitar certos erros que podem piorar a condição da sua pele. Aqui estão 7 erros comuns que você deve evitar:

1. Exposição excessiva ao sol

A exposição ao sol pode estimular a produção de melanina, piorando o melasma. Use sempre protetor solar e evite o sol durante as horas de pico.

2. Não usar proteção solar adequada

Não basta apenas usar protetor solar, é importante escolher um que ofereça proteção de amplo espectro contra os raios UVA e UVB.

3. Não reaplicar o protetor solar

O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, especialmente se você estiver ao ar livre ou suando muito.

4. Não usar roupas de proteção

Além do protetor solar, use roupas de proteção, como chapéus de abas largas e roupas de manga longa, para proteger sua pele do sol.

5. Não tratar condições subjacentes

Algumas condições médicas, como distúrbios da tireoide, podem piorar o melasma. É importante tratar essas condições para controlar o melasma.

6. Usar produtos cosméticos irritantes

Certos produtos cosméticos podem conter ingredientes que irritam a pele e pioram o melasma. Opte por produtos suaves, hipoalergênicos e livres de toxinas.

7. Não procurar tratamento adequado

O melasma não desaparece por conta própria. Consulte um dermatologista para obter um diagnóstico adequado e discutir as opções de tratamento disponíveis.

O que faz o melasma voltar

Embora o melasma possa ser tratado e as manchas clareadas, é importante estar ciente dos fatores que podem fazer o melasma voltar. A exposição ao sol é um dos principais fatores que podem desencadear o retorno do melasma.

A radiação ultravioleta estimula a produção de melanina, fazendo com que as manchas de melasma voltem a aparecer.

Além disso, flutuações hormonais também podem fazer com que o melasma retorne. Mulheres que experimentam mudanças hormonais durante a gravidez, uso de contraceptivos orais ou menopausa têm maior probabilidade de ter recorrência do melasma.

O uso de certos medicamentos ou produtos cosméticos também pode fazer com que o melasma retorne.

Certifique-se de ler os rótulos dos produtos e evitar aqueles que contenham ingredientes que possam irritar a pele ou torná-la mais sensível à luz.

Tipos de melasma

Apesar de sempre ser resultado da hiperatividade dos melanócitos, existem diferentes tipos de melasma. São eles:

  • melasma epidérmico: o depósito de melanina fica localizado na camada mais superficial da pele, a epiderme;
  • melasma dérmico: a ocorrência acomete a camada intermediaria da pele, a derme, que localiza-se entre a epiderme e a hipoderme;
  • melasma misto: com manifestação dos depósitos tanto no tecido mais superficial quanto no mais profundo.

É uma combinação dos dois tipos anteriores, afetando tanto a epiderme quanto a derme.

É importante consultar um dermatologista para determinar o tipo de melasma que você tem e recomendar o tratamento mais adequado.

Melasma na gravidez

melasma-gravidez

O melasma é comumente observado em mulheres durante a gravidez. As flutuações hormonais que ocorrem durante a gravidez podem estimular a produção de melanina, levando ao surgimento de manchas de melasma no rosto.

O Dr. Luiz Perez explica que é comum ocorrer o surgimento ou piora do melasma, devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período. "As gestantes devem ser cautelosas ao escolher tratamentos, pois nem todos são seguros durante a gravidez", orienta ele.

Durante a gravidez, por exemplo, é importante tomar precauções extras para proteger sua pele do sol e evitar o surgimento ou piora do melasma.

Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, e evite a exposição ao sol durante as horas de pico.

Essas manchas geralmente desaparecem após o parto, mas podem persistir em algumas mulheres.

Veja também: 

Produtos para o rosto na gravidez: saiba quais usar

Proteção solar: cuide da pele do jeito certo!

Tratamento para melasma

Como visto, estabelecer a abordagem preferencial no tratamento do melasma vai depender de aspectos variados como localização, tipo, gestação e outros.

melasma-oleo-noturno

O tratamento visa clarear as manchas e prevenir seu reaparecimento. Algumas opções de tratamento incluem o uso de agentes despigmentantes, peelings químicos, lasers e medidas de proteção solar rigorosas.

Mas um caminho sem erro para o tratamento é buscar sempre a ajuda de um médico dermatologista, que pode indicar a solução mais adequada para cada caso.

"Eu sempre falo que melasma 'não aceita desaforo'. Se você utiliza ácidos em contração elevada, lasers com alta energia etc., a resposta do melasma é sempre de piora, em um efeito rebote", alerta o Dr. Luiz Perez. 

A seguir, apresentamos as principais técnicas e práticas recomendadas para cuidar do melasma, mas reforçamos que qualquer tratamento deve ser prescrito, orientado e acompanhamento por um dermatologista, tudo bem?

Fotoproteção

A fotoproteção é a melhor prática para prevenir e amenizar manchas na pele. 

Deve-se optar por um protetor com fator de proteção solar (FPS) elevado, especialmente para os cuidados em regiões já com manchas aparentes.

Além de prevenir o quadro, a proteção é importante para evitar que um sinal aumente e torne-se mais escurecido.

Cremes

O uso de cremes dermatológicos, especialmente com ácido na composição, é uma opção comum para tratamento de melasma.

Essa conduta, entretanto, é mais satisfatória em casos de melasma epidérmico, mas essa avaliação deve ser conduzida pelo dermatologista responsável.

Entre os dermocosméticos usados, destacam-se aqueles com hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico ou ácido azeláico na composição.

O uso de cremes devem ser, de forma inegociável, associado ao uso diário do protetor solar com reaplicação a cada três horas.

Medicamentos

Atualmente, já estão disponíveis alguns medicamentos de ingestão oral que atuam como despigmentantescomo o ácido tranexâmico ou o Polypodium leucotomos.

Dados os efeitos adversos, esses medicamentos devem ser tomados com precaução e apenas em caso de prescrição médica.

Peeling

Entre as estratégias para amenização e tratamento dos quadros de melasma está o peeling químico.

Essa técnica promove uma abrasão proposital e controlada das células dérmicas para que haja a renovação celular no local tratado.

O tipo de peeling usado vai depender primordialmente de onde as células de melanina estão concentradas, se na epiderme ou na derme.

Assim, existe a possibilidade de tratamento do melasma profundo com o peeling que vai atingir mais camadas, mas essa técnica deve ser conduzida com um profissional qualificado para evitar queimaduras ou lesões dérmicas.

Nesse caso, o uso concomitante do protetor solar também é importante, especialmente após a técnica, quando a pele fica mais sensível e suscetível à radiação solar.

Laser e Luz Intensa Pulsada

Em alguns casos, conforme avaliação especializada, o tratamento de melasma mais indicado pode ser o laser e luz intensa pulsada. 

Esse tipo de tratamento é mais indicado para casos de melasma dérmico, pois promove o rompimento das células de melanina que são reabsorvidas e eliminadas pelo organismo.

Apesar dessa possibilidade, a condução dos tratamentos a laser para quadros de melasma deve ser cuidadosa para não agravar a condição.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)* alerta que a maior prevenção para o melasma é a proteção solar e que as medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso.

"Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível".

Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar para manter a proteção adequada durante todo o dia. "As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis", recomenda a SBD.

Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.

Rotina de Skincare

O cuidado da pele em casa é fundamental para reduzir o melasma. Isso inclui o uso de protetor solar de amplo espectro com FPS elevado diariamente, pois a exposição ao sol é o fator desencadeante mais importante.

"Cremes clareadores, como os ácidos kójico, fítico e mandélico, por exemplo, podem ser incorporados à rotina de cuidados com a pele, sob orientação médica", afirma o especialista Luiz Perez.

É importante destacar que produtos alergênicos podem agravar a condição. "Ingredientes suaves e não irritativos são mais adequados para peles sensíveis ou propensas ao melasma", acrescenta ele.

Conheça os produtos da CARE para melasma

A manutenção de uma rotina de skincare pode ajudar na prevenção ou amenização do quadro em pessoas com predisposição ao melasma. E, nesse aspecto, é essencial priorizar o uso de cosméticos limpos e sem substâncias nocivas.

Na CARE Natural Beauty, a beleza limpa está presente em todos os nossos produtos, que são 100% livres de toxinas, cruelty-free e seguros para peles com melasma.

Contamos com algumas opções que favorecem a rotina de cuidados para peles com essa condição, como:

melasma-serum-iluminador-glow-care

melasma-oleo-noturno-care

melasma-protetor-solar-care

  • Protetor Solar em Pó SunCARE Powder FPS 30: com super fácil aplicação, ajuda a manter a pele protegida da radiação solar devido seu fator de proteção, o que é fundamental na prevenção e tratamento do melasma.

Portanto, a rotina de skincare, além de uma questão estética, é também importante na saúde da pele e no tratamento para melasma.

*Fonte: Melasma - SBD

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.