Manteiga de Karité: conheça esse produto indispensável!
, por MCC kyralyMuito provavelmente você já ouviu falar da manteiga de karité devido às suas múltiplas aplicações que vão desde os cosméticos, até a área medicinal e culinária.
A diversidade da manteiga de karité deve-se aos seus diversos benefícios, incluindo à beleza, sendo uma das manteigas mais ricas e hidratantes.
A seguir confira mais sobre esse ativo de origem africana que é um sucesso no mundo da beleza e conheça:
- Manteiga de karité: o que é?
- Quais são seus benefícios?
- Manteiga de karité nos cabelos
- Manteiga de karité na pele
- Como incluir na rotina de skincare
Vem com a gente e confira tudo sobre a manteiga de karité e se prepare para uma rotina de skincare ainda mais poderosa.
Manteiga de karité: o que é?
A manteiga de karité é extraída dos frutos maduros da árvore de karité, que recebe o nome científico de Butyrospermum parkii e pode ser chamada ainda de Shea Ter.
A árvore de karité é nativa da África, sendo encontrada em maior abundância no cinturão equatorial entre Gambia e Sudão.
Há séculos, a árvore e seus frutos são centrais ao desenvolvimento econômico e social local, com cooperativas que atuam desde a coleta do fruto até o preparo para exportação.
A manteiga de karité está entre os tipos mais valiosos de gordura vegetal devido à elevada qualidade, pois trata-se de uma das manteigas mais hidratantes.
Mas tais benefícios não são fáceis de obter. A árvore de karité demora cerca de 15 anos para começar a dar frutos e a maturidade produtiva ocorre quando atinge, em média, 25 anos dos quase 200 que vive.
Cada árvore produz de 15 a 20 quilos de fruto por estação, o que resulta em cerca de 4 quilos do produto seco e apenas 2 quilos de manteiga.
Para a colheita do fruto é preciso respeitar o tempo da natureza e esperar que ele caia naturalmente da árvore, indício de que está maduro o suficiente para produção de manteiga.
Portanto, além de um ingrediente natural e orgânico, boa parte da produção da manteiga de karité tem origem em comunidades africanas que há séculos transmitem de geração para geração os conhecimentos de coleta, secagem e produção.
Quais são seus benefícios?
É de se esperar que um ativo tão desejado em diferentes áreas seja bastante benéfico, não é mesmo? E no caso da manteiga de karité essa ideia está certa! Confira os benefícios a seguir.
Proteção solar
Devido à composição rica em ácido cinâmico, que é um fitoesterol natural, a manteiga de karité contribui na proteção contra os raios UVA e UVB sendo, inclusive, utilizada na formulação de protetor solar.
Hidratação
Entre os principais benefícios e que explica a maior parte da aplicação do produto é seu alto poder de hidratação da pele.
A ação hidratante da manteiga de karité deve-se à presença de ácido palmítico, ácido esteárico, ácido linoleico e ácido oleico. Além disso, ela é rica em ácidos graxos insaturados, como o ômega 3 e ômega 6.
Acalma a pele
Uma aplicação menos conhecida da manteiga de karité, mas igualmente importante, é a ação calmante da pele devido às propriedades anti-inflamatórias, por conta disso é indicada no pós-barba, após depilação e quem tem tendência à irritação da cútis.
Além disso, a presença de vitamina A e E garante a ação antioxidante da manteiga, o que contribui para prevenção dos sinais de envelhecimento facial.
Tratamento da pele
A manteiga de karité ainda é usada para diferentes tipos de tratamentos dérmicos, incluindo:
- cicatrizes;
- manchas solares ou de acne;
- queimaduras;
- feridas;
- dermatites;
- psoríase;
- estrias.
Portanto, a manteiga de karité pode ser usada em diversos tratamentos de pele, pois ajuda a recuperação a elasticidade e garantir a boa hidratação.
Manteiga de karité nos cabelos
Entre os usos da manteiga de karité está a hidratação do cabelo, especialmente em tratamentos de umectação.
Na umectação, a gordura de origem vegetal é deixada por, pelo menos, 30 minutos no cabelo, sendo que algumas pessoas até dormem com o cabelo banhado para hidratação profunda em caso de cabelos muito ressecados.
Após deixar agir, deve-se remover a manteiga de karité no banho, com shampoo e condicionador.
Manteiga de karité na pele
Na pele, a manteiga de karité pode ser usada pura, mas essa versão é mais difícil de encontrar.
O mais comum é que a manteiga de karité seja adicionada à formulação de diferentes dermocosméticos, como hidratantes faciais e corporais, maquiagens, protetor solar, esfoliante e outros.
Assim, o uso deve ser conforme a indicação do fabricante, sendo que nesses casos a quantidade de produto aplicado depende do objetivo final da formulação.
Como incluir na rotina de skincare
Para que a manteiga de karité passe a fazer parte da sua rotina de skincare você pode escolher produtos dermocosméticos veganos, naturais e orgânicos que tenham esse ingrediente na fórmula.
Também recomendamos o uso de hidratantes faciais, corporais e capilares que tenham esse poderoso componente.
Aqui na Care a manteiga de karité já chegou e é uma das nossas queridinhas.
Para o verão nossa dica é o Kit Summer Essentials, que conta com a Bruma Hidratante Care Mist e o Protetor Solar em Pó SunCARE Powder FPS 30.
Esse conjunto garante hidratação, tonificação, proteção solar e refrescância na rotina.
Nas nossas makes, a manteiga de karité está presente no DUO Pink & Peach e no DUO Pink & Champagne.
O resultado é uma textura mais suave na pele, hidratação e a alta pigmentação e durabilidade dos nossos versáteis que podem ser usados como blush, iluminador, sombra e batom.
Com opções de cosméticos veganos, orgânicos, naturais e limpos está cada vez mais fácil inserir produtos como a manteiga de karité na sua rotina de skincare com confiança na procedência e processos. Conheça aqui todos os produtos Care!