Maquiagem natural: o que é e quais os benefícios

Maquiagem natural: o que é e quais os benefícios

A indústria de cosméticos tem repensado diversas práticas e escolhas e, nesse contexto, a maquiagem natural é um exemplo a ser seguido e tem atraído a atenção de consumidores, tanto devido à consciência ambiental quanto à busca por qualidade.

Corpo, natureza e pessoas. Essa nova consciência fez com que os consumidores passassem a enxergar o próprio consumo de maneira mais responsável, principalmente, em relação à saúde.

Além disso, o movimento de maquiagem natural também inclui a opção por makes que valorizam mais a beleza individual.

Para ajudar você a entender melhor sobre a maquiagem natural, vamos explorar alguns aspectos centrais a seguir, como:

Confira com a CARE Natural Beauty quais são todas as vantagens que uma maquiagem natural pode trazer para as nossas vidas!

O que é maquiagem natural?

Podemos entender a maquiagem natural como dois movimentos distintos: um relacionado ao meio ambiente e outro sobre uma produção mais minimalista.

No primeiro, a maquiagem natural refere-se às linhas de produtos alinhadas às novas demandas dos consumidores, com destaque à consciência ambiental e atenção à saúde.

Apesar de ficarmos super contentes com o aumento da demanda por produtos naturais – o que sempre foi a filosofia da CARE – sabemos que ainda é um pouco confuso entender a distinção entre tipos de cosméticos.

É classificado como maquiagem natural o produto que tem 95% da fórmula composta por ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos, que não contenham agrotóxicos ou metais pesados.

Um cosmético pode ser de fato natural, mas não necessariamente ser vegano, cruelty-free ou orgânico.

Por conta disso é importante que os consumidores se atentem se estão em busca de uma maquiagem natural ou fazem questão que ela também seja vegana, cruelty-free ou orgânica.

Agora, no segundo movimento de maquiagem natural que citamos, o foco é fazer makes que valorizem atributos pessoais, não pesando muito a mão e buscando uma beleza mais natural.

Esse movimento está muito alinhado ao empoderamento feminino e a maior aceitação dos corpos e individualidades, combatendo a ideia de padrão de beleza e, principalmente, imposições estéticas.

Apesar de serem dois movimentos relacionados à beleza e maquiagem natural, é muito legal ver que eles dialogam, pois há uma maior difusão de práticas de mínimo impacto e inclusão.

Por que escolher uma maquiagem natural?

Estamos sempre em busca de cosméticos que possam suprir nossas necessidades com relação à aparência, mas às vezes acabamos esquecendo alguns cuidados importantes. Por exemplo, você já parou para pensar na quantidade de substâncias que nossa pele absorve com o passar do tempo?

Afinal, tudo que aplicamos na pele é absorvido e passa a fazer parte do nosso corpo. Pesquisas já comprovaram que o nosso organismo não é capaz de eliminar totalmente as substâncias que entram em contato com a pele, contribuindo para que ocorra uma bioacumulação.

Ou seja, caso o produto que você esteja utilizando diariamente contenha substâncias químicas nocivas à saúde, com o passar do tempo, essas toxinas ficarão acumuladas no seu corpo, o que pode gerar diversos problemas de saúde.

Tudo vai depender da composição, quais elementos estão presentes na fórmula e em qual quantidade, frequência do uso etc.

Ainda assim, cosméticos com componentes nocivos na fórmula podem levar a quadros de hipersensibilidade, alterações hormonais, processo anafilático, chances aumentadas de câncer e intoxicação.

Ao optar por produtos de maquiagem natural e por uma make mais básica no dia a dia é possível ter uma relação mais saudável com os cosméticos.

Características da maquiagem natural

A maquiagem natural tem várias características positivas que a tornam benéfica à saúde e ao meio ambiente, como:

  • ela é livre de materiais pesados e de agrotóxicos;
  • ela tem biocompatibilidade com a nossa pele, ou seja, livra-nos de reações alérgicas e qualquer tipo de pele pode utilizar;
  • a marca não realiza qualquer tipo de exploração, seja com animais, humanos ou meio ambiente;
  • ela é sustentável;
  • ela é biodegradável, reciclável e/ou reutilizável.

E, se você quiser somar seus produtos naturais com uma maquiagem natural e leve, algumas ficas incluem:

  • base com textura leve: as fórmulas leves, com acabamento translúcido, garantem a uniformidade da pele sem deixar o rosto artificial e ressaltando os traços faciais para uma beleza mais expressiva e natural;
  • iluminação equilibrada: a iluminação ajuda a finalizar a pele com um glow, de forma que haja uma aparência mais sadia, mas sem excessos;
  • cores próximas ao tom da pele: blush, sombra, batom... a ideia é que eles sejam de tom próximo ao da pele, mas efeito que destaca a pele natural, mas sem contrates marcantes, como em uma make mais produzida.

Assim, nossa dica é que você reúna produtos mais naturais e limpos na sua rotina de produção ao mesmo tempo em que valoriza mais e mais suas características únicas e belas.

Como fazer uma maquiagem natural

Para fazer uma maquiagem natural que pode ser usada em qualquer ocasião o primeiro passo é contar com produtos limpos e naturais, mas que não deixem a qualidade de lado, combinado? Veja um passo a passo a seguir.

Limpeza e hidratação

Toda make deve ter início com a limpeza, hidratação e, se for de dia, proteção solar!

Lembre-se que o cuidado na rotina de skincare influencia diretamente não apenas a saúde da pele, mas também a beleza.

Base leve e coloração certa

A dica para uma maquiagem natural é acertar no tom, buscando sempre os produtos que não alteram sua cor natural. Como visto, a opção pela base de textura mais leve e translúcida é acerto na certa. 

Blush com pouco brilho

O blush ajuda a dar vivacidade e aparência mais saudável à face, mas para compor uma maquiagem natural é importante optar por uma finalização mais matte e com pouco brilho.

Na Care temos opções de DUOs blush e iluminador, como o DUO Terracota & Rose, que reúnem sustentabilidade, tons naturais e complementares e composição de tratamento de pele.

Sombra leve e sutil

Nos olhos, nossa dica é um tom leve, sutil e harmônico de sombra, que pode ser na versão lápis, garantindo fácil aplicação e acabamento natural.

Na CARE Natural Beauty, você pode contar com o Lápis Sombra Golden CARE + Vanessa Rozan para produção natural em diferentes tons de pele.

lapis

Máscara de cílios com pouco produto

Em uma maquiagem natural evite exagerar em qualquer área da face, pois ela ficará dissonante com o restante. 

No caso da máscara de cílios, evite versões que carregam muito o olhar, optando por versões transparentes ou que dão volume aos cílios com pouco residual de produto.

Batom de tom semelhante ao dos lábios

Para finalizar qualquer make, o batom é o carro-chefe e a dica aqui é harmonizar com o tom da pele e dos produtos usados. Versões hidratantes são indicadas e com acabamento mais opaco.

Quer saber mais sobre maquiagem natural? Conheça a linha de maquiagem CARE!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.