Maquiagem Orgânica: faz bem pra você e pro meio ambiente!

Maquiagem Orgânica: faz bem pra você e pro meio ambiente!

A origem da maquiagem é milenar, com o uso de pigmentos para pintura corporal de homens e mulheres, especialmente com fins religiosos e espirituais. Atualmente, ela está no dia a dia de bilhões de pessoas com opões de maquiagem orgânica, vegana e natural.

A maquiagem orgânica, de fato, é uma tendência devido à maior conscientização em relação ao consumo e também a maior preocupação com a própria saúde e com o meio ambiente.

Apesar do uso crescente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como identificar a maquiagem orgânica e também suas diferenças em relação às opões convencionais, veganas e naturais. 

A seguir, vamos explicar tudo sobre maquiagem orgânica, incluindo:

Confira esse conteúdo exclusivo e saiba como escolher sua maquiagem orgânica e os benefícios – para você e para o meio ambiente – dessa opção.

maquiagem orgânica

O que é maquiagem orgânica?

A pele é o maior órgão do corpo humano e absorve 80% dos produtos que aplicamos nela, sejam dermocosméticos, maquiagem ou perfumes.

Dessa forma, cresce a preocupação em relação às formulações desses produtos, uma vez que eles podem ter implicações diretas na saúde.

A maquiagem orgânica é uma formulação com 100% de ingredientes naturais, sendo que no mínimo 95% deles de origem orgânica. Isso significa que a matéria-prima usada na maquiagem deve ser livre de toxinas, agrotóxicos e outras substâncias químicas como fertilizantes, conservantes ou corantes.

Para que seja classificada como maquiagem orgânica, o produto não pode incluir matéria-prima que use adubos sintéticos, agrotóxicos ou Organismos geneticamente modificados (OGM).

Quando o rótulo indica que a maquiagem é “feita com matérias-primas orgânicas”, significa que, de acordo com a legislação, cerca de 70% dos ingredientes são orgânicos, o que na verdade não é classificado como maquiagem orgânica – que demanda uma porcentagem de 95%.

A seguir conheça as características das maquiagens convencionais, veganas e naturais que as distinguem da maquiagem orgânica.

Maquiagem convencional

A maquiagem convencional é a mais amplamente comercializada. As formulações contêm componentes sintéticos, incluindo conservantes, corantes, fragrâncias artificiais, metais pesados com potencial cancerígeno e produtos químicos, como parabenos, derivados de petróleo e outros. 

As maquiagens convencionais são regulamentadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que busca garantir níveis seguros dos produtos, no entanto, muitos deles acarretam problemas de saúde no longo prazo devido às matérias-primas utilizadas.

Apesar de não ser uma regra, em geral, essa categoria de maquiagem não tem uma política de proteção ambiental, realizando testes em animais ou usando matéria-prima de origem animal, além de não ter práticas que visam reduzir o impacto ambiental de suas práticas.

Maquiagem vegana

A maquiagem vegana consiste nos produtos que não contém nenhum ingrediente de origem ou derivado de animais, como cera da abelha, leite, albumina, colágeno animal, gordura bovina, tutano, gelatina, pigmento carmim e lanolina, obtida a partir da lã de ovelha. 

Para receber a classificação de maquiagem vegana, o produto também não pode ser testado em animais, sendo, portanto, cruelty-free. 

Atualmente, existem alternativas tecnológicas e aprovadas pela ANVISA para testes de cosméticos sem exploração animal.

Destaca-se que cruelty-free indica apenas que o produto não foi testado em animais – em nenhuma etapa da cadeia de abastecimento – no entanto, um produto cruelty-free pode conter ingredientes de origem animal.

Portanto, toda maquiagem vegana é necessariamente cruelty-free, mas nem todo produto cruelty-free é vegano.

É importante ressaltar também que o produto vegano pode conter ingredientes sintéticos nocivos, podendo ser vegano, mas não naturais, orgânicos ou limpos.

Maquiagem natural

A maquiagem natural é aquela que formulada com, pelo menos, 95% de matéria-prima natural e, no mínimo, 5% de orgânicos.

Em geral, os produtos de maquiagem natural são desenvolvidos por marcas comprometidas com o movimento de beleza consciente e limpa. Isso significa práticas social e ambientalmente responsáveis e comprometidas com a saúde das consumidoras, evitando o uso de componentes tóxicos nas formulações.

A maior parte dos cosméticos naturais são cruelty-free, mas podem conter ingredientes de origem animal, como a cera de abelha, não sendo classificados como veganos nesses casos.

Para receber a classificação como maquiagem natural, o produto não pode conter uma série de componentes prejudiciais, como:

  • amônia
  • silicone
  • conservantes ou corantes sintéticos
  • fragrâncias sintéticas
  • dietanolamidas
  • derivados do petróleo ou de propileno
  • GMOs

A presença desses itens deve ser verificada no rótulo. Caso ele indique “a base de produtos naturais”, significa que não cumpre a exigência de 95% de matéria-prima natural, mas uma porcentagem menor.

Maquiagem limpa

O movimento clean beauty, ou beleza limpa, inclui os cosméticos e maquiagem que não tenham na formulação componentes tóxicos que comprometam a saúde da consumidora.

Para que a seja considerada uma maquiagem limpa, o produto não deve conter, por exemplo: derivados de petróleo, metais pesados como chumbo, silicones, parabenos, agrotóxicos e outros.

Portanto, é uma opção preocupada com a segurança da maquiagem, uma vez que esses ingredientes estão relacionados a problemas como alterações hormonais, maior tendência ao câncer, alergias, queimaduras, alterações neurológicas e outras.

Importância dos produtos orgânicos

Os produtos orgânicos, incluindo a maquiagem orgânica, desempenha um papel relevante no mercado, indo de encontro a uma demanda crescente que exige respeito das marcas em relação à saúde das consumidoras e o meio ambiente.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Benefícios da maquiagem orgânica

A importância da maquiagem orgânica deve-se inicialmente aos benefícios proporcionados às consumidoras.

Biocompatibilidade

As maquiagens orgânicas, naturais e veganas são livre de toxinas, metais pesados e substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

As formulações que priorizam agentes encontrados na natureza garantem produtos ricos em ativos como vitaminas, óleos de origem vegetal, ingredientes antioxidantes e outros.

Essa característica das maquiagens orgânicas faz com que elas tenham biocompatibilidade com a pele, ou seja, que a semelhança dos ativos com aqueles naturalmente presentes no organismo humano reduza as chances de rejeição e irritação.

Dessa forma, a maquiagem orgânica é particularmente benéfica para pessoas com pele sensível que geralmente tem mais dificuldade em encontrar cosméticos seguros e eficientes.

Saúde

Devido ao comprometimento das marcas fabricantes de maquiagem orgânica com o movimento clean beauty, essas formulações são livres que compostos tóxicos que são prejudiciais à saúde no longo prazo.

Os derivados de petróleo, por exemplo, concentram-se no organismo no longo prazo resultando em alterações hormonais que são prejudiciais à fertilidade e bem-estar, além de estar associado a riscos aumentados de câncer.

Portanto, matérias-primas limpas e seguras é um princípio das marcas comprometidas com cosméticos e maquiagens limpas, orgânicas, naturais e veganas.

Tecnologia

O desenvolvimento de maquiagens orgânicas e naturais estimulam o aprimoramento tecnológico e pesquisas com compostos naturais, buscando em plantas, especialmente as nativas, compostos de qualidade aos cosméticos.

Esse aprimoramento reflete em toda a indústria de cosméticos, com mais empresas, mesmo aquelas não alinhadas ao movimento Clean Beauty, a adotar algumas dessas práticas visando produtos mais conscientes e seguros.

Para encontrar componentes seguros, eficientes e orgânicos na natureza incentiva-se um movimento mais alinhado com esses valores em toda a sociedade.

maquiagem vegana

Benefícios para o meio ambiente

A maquiagem orgânica, natural e vegana também resultam em benefícios para o meio ambiente, como:

  • reduz os poluentes na natureza ao diminuir a demanda por produtos com uso de agrotóxicos, fertilizantes e GMOs;
  • não tem exploração animal, promovendo uma filosofia de superação do uso de produtos de origem animal na indústria cosmética e, principalmente, os testes em animais tão comuns nesse segmento;
  • embalagens biodegradáveis com priorização de formatos que reduzem o desperdício e a poluição no descarte e incentivo ao uso de refis e opções ecologicamente conscientes.

Portanto, as maquiagens orgânicas promovem benefícios às consumidoras e estão alinhadas com um consumo mais consciente e ambientalmente responsável.

Como escolher minha maquiagem orgânica?

Agora que você já sabe o que é a maquiagem orgânica e quais as diferenças entre as opções convencionais, naturais, veganas, cruelty-free e limpa, é preciso saber escolher aquela que mais combina com você.

A primeira dica é pesquisar sobre a marca que você está querendo. Algumas perguntas que ajudam incluem:

  • A marca promove a beleza limpa?
  • É uma marca preocupada com o meio ambiente?
  • As opções de maquiagem incluem versões veganas, cruelty-free e naturais?
  • A marca é inclusiva e socialmente responsável?

Essas questões ajudam a entender se trata-se de uma marca com algumas opções orgânicas ou que realmente promove e difunde o estilo de vida natural e vegano por meio de seus produtos, mas também seu posicionamento de mercado, sua visão de mundo e seus processos e matérias-primas.

Quando falamos em maquiagem orgânica, natural e vegana é mais do que a formulação do produto, mas sim todo o comprometimento e conscientização envolvidos nos processos.

 A CARE Natural Beauty é uma marca que promove a beleza limpa, natural, orgânica e vegana, portanto, todas as suas linhas de dermocosméticos de tratamento e maquiagens refletem essa filosofia e esse posicionamento.

Como resultado, a CARE conta com linhas exclusivas de produtos orgânicos desenvolvidos a partir de muita pesquisa e responsabilidade socioambiental. Conheça a seguir alguns itens da nossa linha de maquiagem orgânica, natural e vegana!

A linha DUOs CARE é formada por maquiagens versáteis e multifuncionais que podem ser usadas como blush, iluminador, sombra e batom em um único produto e ideais para todos os tipos de pele.

Além de colorir com pigmentação de alta qualidade e durabilidade, os produtos também contém ativos para proteger, hidratar e cuidar da pele. A composição inclui:

  • ácido hialurônico vegetal;
  • antioxidantes extraídos de ativos orgânicos e nativos da Amazônia;
  • vitamina E natural;
  • óleo de semente de uva;
  • manteiga de cupuaçu;
  • óleo de damasco;
  • cera de candelila;
  • manteiga de carité.

Na nossa linha você encontra diferentes cores que combinam com todos os tons de pele e tem ótima absorção independe do tipo de pele. 

Portanto, a maquiagem orgânica da CARE Natural Beauty colore e cuida da pele simultaneamente, sem perder a eficiência dos produtos e também seu comprometimento ambiental e com a saúde das consumidoras.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.