Óleo de jojoba: veja os benefícios desse óleo vegetal na pele!

Óleo de jojoba: veja os benefícios desse óleo vegetal na pele!

O óleo de jojoba é uma opção cada vez mais usada na cosmética, beleza natural e práticas de relaxamento devido aos amplos benefícios desse óleo vegetal.

O maior interesse no óleo de jojoba é acompanhado de algumas dúvidas sobre suas propriedades, composição, usos e benefícios. Pensando nisso, esse conteúdo vai abordar:

Confira esses tópicos a seguir e saiba tudo sobre o óleo de jojoba garantindo todos os benefícios desse composto natural extremamente rico.

óleo de jojoba

O que é Óleo de jojoba?

A jojoba, que recebe o nome científico de Simmondsia chinensis, é a única espécie de arbusto da família Simmondsiaceae, sendo originária dos desertos de Mojave e Sonora, na região do Arizona e Califórnia (EUA) e México, razão pela qual também é chamada de “ouro do deserto”.

O óleo de jojoba é extraído da semente da planta por meio da técnica de prensagem a frio.

Tem como característica ser um óleo viscoso, de tonalidade levemente esverdeada e aroma que remete a folhas.

Composição do óleo de jojoba

O óleo de jojoba é composto por vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico e, principalmente, ceramida que representa 96% da composição do óleo.

A ceramida é um lipídio formado por um álcool insaturado e uma cadeia de ácidos graxos ligados a uma amida. A ceramida compõe o estrato córneo da epiderme, sendo responsável pela barreira que protege a pele, evitando que agentes danosos do ambiente penetrem a pele e retendo a água que mantém a derme hidratada.

A boa disponibilidade de ceramida na pele é fundamental para melhor capacidade de retenção hídrica, o que deixa a pele hidratada, com toque macio e suave.

Quer receber mais conteúdos como esse?
Cadastre-se para receber nossa Newsletter semanal e ficar por dentro do universo de Clean Beauty

Benefícios do óleo de jojoba

Cada componente do óleo de jojoba promove benefícios específicos à saúde e aparência da pele. São eles:

  • ceramida: apresenta propriedades emolientes e umectantes que deixa a pele mais hidratada formando uma camada de proteção na epiderme e mantendo os níveis adequados de pH;
  • vitamina E: responsável pelo efeito antioxidante do óleo de jojoba, garantindo o combate aos radicais livres que promovem o estresse oxidativo das células que está associado ao processo de envelhecimento dos tecidos;
  •  ácido mirístico: promove ação anti-inflamatória, explicando os usos do óleo de jojoba em caso de irritações cutâneas e problemas dermatológicos.

Os benefícios do óleo de jojoba também se devem aos seus efeitos na hidratação e prevenção do envelhecimento da pele. Com o passar da idade, ocorre uma redução da produção de sebo, fazendo com que haja maior tendência ao ressecamento e surgimento de rugas.

O uso do óleo de jojoba previne problemas relacionados à perda de elasticidade da pele, contribuindo tanto na hidratação quanto em retardar o envelhecimento da pele.

Além de promover benefícios à pele ressecada, a extensa presença da ceramida na composição do óleo de jojoba faz com que ele seja mais semelhante ao sebo produzido pelo corpo humano, de forma que seu uso pode contribuir no controle sebáceo em pessoas com a pele oleosa.

Os benefícios do produto estendem-se à saúde e estética dos cabelos promovendo efeito lubrificante, umectante e emoliente que resulta na maciez e nutrição dos fios quebradiços, além de ser indicado em caso de doenças dermatológicas do couro cabeludo, como caspa.

benefícios óleo de jojoba

Como usar o óleo de jojoba?

Para que os benefícios do óleo de jojoba sejam alcançados é fundamental saber como usá-lo corretamente de acordo com os objetivos do tratamento.

Tratamento para acne

O óleo de jojoba tem uma textura viscosa, mas não é gordurosa, de forma que contribui a regulação da produção de sebo que é um dos motivos para surgimento das acnes.

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas da substância ajudam a dissolver os elementos que causam a obstrução dos poros e resultando no surgimento de acnes.

A recomendação é limpar a pele com produto de higienização adequado ao tipo de pele e, em seguida, aplicar o óleo de jojoba especialmente na zona da testa, nariz e queixo que tem maior tendência à oleosidade.

O produto vai contribuir na amenização da irritação e inflamação da pele e ajudar a equilibrar a produção sebácea.

Hidratação da pele

A combinação de ceramidas e vitaminas faz com que o óleo de jojoba promova a regeneração e rejuvenescimento celular resultando em uma pele mais firme, com redução dos sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão marcadas.

Para os resultados da hidratação da pele com óleo de jojoba basta aplicá-lo na pele limpa entre duas e três vezes na semana, massageando o local para estimular a absorção da substância e melhorar o tratamento.

Saúde capilar

O óleo de jojoba tem diferentes utilidades na saúde capilar. Algumas opções de uso incluem:

  • aplicação diretamente no couro cabeludo para ajudar no tratamento de problemas dermatológicos, como dermatite seborreica, caspa, eczema e outros devido às propriedades antibacterianas;
  • colocar algumas gotas no shampoo, ajudando o poder de limpeza do produto capilar, o que ajuda na remoção de poluição e sujeira que obstrui os folículos capilares causando enfraquecimento dos fios e prejudicando o crescimento;
  • aplicação no comprimento do fio em conjunto com outros óleos vegetais, como de rosa mosqueta, para contribui na hidratação e retenção lipídica dos fios, deixando-os mais saudáveis, macios e maleáveis.

É importante que se problemas mais graves surgirem relacionados à saúde capilar, como queda de cabelo ou dermatite persistente, o especialista deve ser consultado.

Tratamento de lesões na pele

A vitamina E presente no óleo de jojoba têm boas propriedades regenerativas, reduzindo o estresse oxidativo das células e estimulando a produção de colágeno.

Dessa forma, o produto é indicado para tratar diferentes tipos de lesão de pele, como queimaduras solares, acnes inflamadas e cicatrizes de estrias avermelhadas.

No tratamento das lesões, o óleo de jojoba deve ser misturado com um creme hidratante de base neutra, sem substâncias químicas tóxicas, e aplicado no local a ser tratado com uma massagem suave. Após 20 a 30 minutos, enxágue a área com água corrente.

Ajuda na prevenção do câncer de pele

O óleo de jojoba é rico em vitamina A, sendo que essa substância contribui diretamente na redução dos riscos de desenvolver câncer de pele segundo um estudo publicado na revista especializada DAMA Dermatology.

A vitamina A previne especificamente o carcinoma espinocelular, que é o segundo tipo de câncer maligno mais comum.

Quais os cuidados ao usar o óleo de jojoba?

Apesar de ser indicado para diferentes situações, o óleo de jojoba puro demanda alguns cuidados na aplicação e uso que incluem:

  • orientação do médico responsável no caso do uso da substância por mulheres grávidas ou amamentando;
  • fazer um teste na pele antes do uso aplicando apenas uma pequena quantidade e aguardando por 24 horas para verificar a ocorrência de reações alérgicas, como urticárias e erupções na pele;
  • não deve ser ingerido em nenhuma situação, podendo causar dores gastrointestinais nesses casos. O produto é de uso apenas externo;
  • cuidado adicional em aplicações próximas às mucosas que são mais sensíveis e podem apresentar reação alérgica mesmo quando o mesmo não ocorre na pele. Verificar no rótulo a possibilidade de contato com mucos.

Esses cuidados são essenciais nos tratamentos com óleo de jojoba, evitando problemas decorrentes do mau uso ou da falta de informação sobre a substância.

óleo de jojoba no rosto

Óleo de jojoba no rosto, como usar?

No rosto, o óleo de jojoba pode ser usado puro, tomando os cuidados recomendados e seguindo as instruções de aplicação apresentada na embalagem, o que garante mais segurança no manuseio e tratamento.

Apesar dessa opção, cresce o uso do óleo de jojoba em formulações de cosméticos naturais, nos quais seus efeitos podem ser potencializados devido à associação com outras substâncias e devido aos testes realizados nas etapas de desenvolvimento.

Com isso, uma opção de como usar o óleo de jojoba na face é investir em dermocosméticos, principalmente os naturais e veganos que valorizam ingredientes como a jojoba.

Sérum Eye CARE

O Sérum Eye Care da CARE Natural Beauty é uma opção de cosmético natural com óleo de jojoba na formulação.

O sérum hidratante com aplicador Jade visa tratar e amenizar sinais de envelhecimento facial na região dos olhos, suavizando bolsas, olheiras, rugas e linhas de expressão, além de deixar a pele mais firme ao massagear e drenar o local durante a aplicação.

O sérum de tratamento para região dos olhos tem na composição o óleo de jojoba e também, óleo de pracaxi, que consiste em um antioxidante brasileiro que contribui na produção de colágeno e elastina. Também fazem parte da formulação: óleo de macadâmia, vitamina E natural, e hidrolato de lavanda e alecrim e rosa mosqueta.

Esse conjunto de ingredientes naturais, em associação com o aplicador de jade, resulta em uma nutrição profunda da pele, diminuição dos sinais insatisfatórios, aumenta da firmeza e melhora da microcirculação da região.

O sérum pode ser usado na rotina de skincare após a limpeza e tonificação do rosto e antes da hidratação e proteção solar.

Detox Mask

A Detox Mask da CARE Natural Beauty é uma opção de cosmético vegano e natural que ajuda a limpar profundamente a pele ao remover os poluentes e toxinas da rotina urbana.

Promovendo um efeito refrescante e suave, a máscara hidrata, acalma e combate a ação dos radicais livres, contribuindo no rejuvenescimento independente da díade e tipo de pele.

Para entregar esses resultados, a Detox Mask tem óleo de jojoba na composição e também extratos de pepino eco, chá verde e folha de oliveira, argila branca e carvão ativado.

A máscara de tratamento pode ser usada duas vezes na semana, sendo aplicada na face em uma camada uniforme poupando a região dos olhos e lábios. Após 30 minutos, ela pode ser removida.

Portanto, os cosméticos naturais com óleo de jojoba garantem resultados estéticos satisfatórios devido às suas formulações ricas e nutritivas, contribuindo na rotina de skincare.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.