Maquiagem vegana: por que usar batons veganos e sem toxinas

Maquiagem vegana: por que usar batons veganos e sem toxinas

O movimento vegano tem crescimento significativamente nos últimos anos, ganhando ramificações em diversas áreas, como alimentícia, vestuário e até maquiagem vegana.

No Brasil, cerca de 14% da população se declara vegana ou vegetariana e a estimativa global é que o mercado vegano dobre de tamanho entre 2020 e 2030.

O veganismo é benefício de diferentes pontos de vista, como ambientalmente, socialmente e até para saúde.

Com esse crescimento, também surgem dúvidas sobre o movimento e algumas áreas específicas, como a de beleza. Vamos então abordar a seguir:

Sendo vegana ou não, te convidamos a conferir esse conteúdo e conhecer a importância do veganismo, especialmente no setor da beleza.

Maquiagem vegana: como e porque escolher?

maquiagem_vegana

A classificação e certificação como maquiagem vegana dependem de dois elementos básicos:

  • matérias-primas: uma maquiagem é vegana quando não utiliza nenhuma matéria-prima  de origem animal na fórmula, podendo ser desenvolvida com substâncias orgânicas ou sintéticas;
  • cruelty-free: trata-se do selo/classificação para um produto que não foi submetido a testes em animais em nenhuma etapa. Nesse sentido, mesmo a obtenção da matéria-prima não pode envolver nenhum tipo de exploração animal.

Além desses dois aspectos básicos de uma make vegana, também é importante ressaltar que mesmo os processos, transportes, pesquisa etc. não podem envolver exploração animal.

Portanto, não consiste apenas em um produto sem ingredientes de origem animal, mas também que não envolveu crueldade animal em nenhuma etapa do seu desenvolvimento, produção e comercialização.

Os produtos veganos são testados em tecidos sintéticos que simulam a pele e também em voluntários, quando em fases mais avançadas – e seguras – de desenvolvimento.

É importante lembrar que para o movimento vegan também são consideradas formas de exploração e crueldade o uso de materiais de fontes animais quando não há sacrifício, portanto, mel, lá de ovelha, leite animal etc. também são eliminados dos processos.

Um aspecto a ser conhecido pelos clientes é que uma maquiagem vegana não necessariamente tem uma formulação limpa ou natural.

Existem opções no mercado que mesmo sem crueldade animal, utilizam componentes prejudiciais à saúde, como derivados de petróleo, metais pesados – como é o caso do batom – e conservantes e estabilizantes como o Ftalatos e Phenoxyethanol que são sintéticos, mas altamente tóxicos.

Assim, mesmo um cosmético “paraben free” e vegano, que teoricamente seria mais saudável, pode ter componentes críticos à saúde.

Já quando falamos de maquiagem vegana natural significa que pelo menos 95% da composição deve ser com ativos vegetais.

Vamos de alerta? Sabemos que a grande maioria das pessoas que buscam por uma maquiagem vegana também deseja um produto limpo e natural, portanto, é fundamental avaliar o posicionamento da marca no contexto da beleza e a fórmula de cada cosmético individualmente.

Infelizmente, práticas enganosas – chamado de greenwashing – que se aproveitam desse desejo de uma make vegana, limpa e natural são cada vez mais comuns na qual se promove um discurso eco-friendly que não é adotado na prática!

Batom Vegano: o que é?

batom

Dentro das maquiagens veganas um queridinho se destaca e ganha atenção: o batom vegano!

O batom vegano é aquele que, como visto, não tem matéria-prima, testes ou processos envolvendo animais.

Como destacado, um batom pode receber certificação de vegano e, ainda assim, ter toxinas na composição, o que deve ser avaliado separadamente.

Ainda assim, existem diversos benefícios em optar por um batom vegano para te acompanhar na bolsa ou na nécessaire. Confira!

Os benefícios de usar Batom Vegano

O batom é um marco no movimento feminista e, o vegano, consiste em um marco do movimento vegano, pois mostra que aderir a esse estilo de vida é totalmente viável no século XXI.

A seguir, conheça quais são as vantagens de fazer essa opção, tanto para o meio ambiente quanto para sua saúde.

Tem coloração intensa e diversa

Com fontes vegetais é possível entregar um batom vegano com coloração intensa, durável, super pigmentado e em diversos tons.

Nosso queridinho vermelho carmim não fica de fora, mas o processo de obtenção do pigmento é livre de crueldade animal.

Você sabia que o tom carmim, usado em batons tradicionais, é extraído da cochonilha-do-carmim (pulgão). Para obter 450g do corante é preciso esmagar e ferver 70 mil insetos.

Portanto, a indústria cosmética tradicional está cheia de exemplos de crueldade animal que podem ser evitadas – e banidos – com as pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelas marcas comprometidas com a maquiagem vegana – como a CARE.

Livre de crueldade

Fora a crueldade para obter muitos dos corantes usados na indústria cosmética, os batons tradicionais também tem diversas outras etapas com exploração animal, como o uso de ceras, os testes em animais e outras.

Os batons veganos são opções com elevada qualidade devido ao desenvolvimento de pesquisas sérias e ainda não fazem testes em animais e nem usam matérias-primas de fonte animal.

Livre de toxinas

Na CARE, os batons veganos também são livres de toxinas, o que contempla as expectativas das nossas consumidoras e consumidores.

Mas como dizemos, algumas marcas podem tentar alavancar formulações que sejam veganas, mas com toxinas na fórmula.

No caso dos batons tradicionais, um dos principais riscos está associado à presença de metais pesados na fórmula, com destaque ao chumbo, devido ao uso de ativos minerais.

Nesses casos, o chumbo – associado a alterações neurológicas, alta toxicidade e alterações hormonais – não está descrito nas embalagens, pois é um tipo de contaminação dos ingredientes usados. 

Apesar de essa contaminação ser conhecida e comprovada por vários estudos científicos, como não foi propositalmente inserida à fórmula, não consta entre os ingredientes.

Os batons veganos, por usarem preferencialmente fontes vegetais orgânicas, não tem o mesmo risco de toxidade, o que resulta em uma fórmula segura e limpa.

Por conta dessa característica, cada vez mais pessoas não-veganas têm aderido aos cosméticos e maquiagem vegana com foco na saúde, bem-estar e alta performance.

Conheça e apaixone-se pelos Batons Veganos CARE

batons_veganos

Na CARE, existem diversas opções de batons veganos que combinam com um estilo de vida mais sustentável, consciente e saudável.

Nossa fórmula de batom foi desenvolvida com ácido hialurônico vegetal e manteiga de karité para garantir hidratação, maciez e tratamento aos lábios, com efeito preenchimento e amenização de linhas de expressão.

A máxima hidratação é aliada da alta pigmentação e excelente performance, que garante longa duração. Alguns dos nossos queridinhos são:

  • Batom Glam Rose: nossa versão nude, com um subtom levemente quente;
  • Batom Red Velvet: a versão carmim vegana com um tom mais equilibrado do vermelho que não fica nem tão aberto nem tão fechado;
  • Batom Terracota: nossa versão diferenciada do nude, pois o tom terroso médio apresenta um subtom levemente frio;
  • Batom Burgundy: o mais escuro da nossa linha é um tom de vinho, mas com nuances do vermelho para uma cor mais elaborada. 
Além dos nossos batons veganos, a Care conta com linhas de skincare e maquiagem vegana para você ter uma rotina completa de cuidados totalmente alinhada aos seus valores. Conheça toda linha vegana Care

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.