Maquiagem vegana: o que é e quais seus benefícios

Maquiagem vegana: o que é e quais seus benefícios

Com o aumento de ações que promovem a sustentabilidade e o veganismo no mundo, a consciência com relação ao consumo vem mudando rapidamente.

Diante da real necessidade de reduzir o descarte de materiais poluentes no dia a dia, preservar os recursos naturais e adotar estilos de vida mais saudáveis, os consumidores têm procurado por produtos que tenham apelo ambiental, e a indústria, principalmente a de beleza, tem despertado para essa realidade.

A partir da conscientização que surge na rotina das mulheres sobre saúde, bem-estar e meio ambiente, o cuidado na hora de escolher os cosméticos não é diferente. Hoje, a maquiagem vegana faz parte do universo da beleza sustentável e vem ganhando força no universo de Clean Beauty, a nova tendência mundial de beleza limpa.

Para que você conheça e entenda mais esse assunto, preparamos um conteúdo especial:

O que é maquiagem vegana?

A maquiagem vegana é aquela que não contém ingredientes derivados de animais, como cera da abelha, leite, gordura bovina, colágeno (extraído da cartilagem de animais), carmim (extraído de insetos), lanolina, entre outros presentes em maquiagens convencionais.

Além disso, a make vegana não é testada em animais. Mas vale ressaltar: uma maquiagem vegana não é, necessariamente, natural ou orgânica. Por isso, para quem pratica o autocuidado, além de uma maquiagem vegana, optar pela junção de um produto orgânico e natural é a escolha perfeita.

Marcas que adotam essa causa se apoiam em voluntários credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testes em laboratórios de maneira segura e bem-sucedida.

É importante entender que o fato de um produto ser vegano não significa que está livre de ingredientes sintéticos nocivos em sua fórmula. Portanto, produtos veganos não são necessariamente naturais.

Como saber se uma maquiagem é vegana?

DUO Pink & Peach

Ao comprar um produto, é importante verificar se o selo Cruelty Free está presente na embalagem. Isso porque um produto pode não ser testado em animais, mas conter ingredientes de origem animal. Então fique de olho nos rótulos, combinado?

Normalmente, quando um cosmético é vegano, sua embalagem torna-se reciclável e sustentável. Afinal, cuidar dos animais também significa cuidar do seu lar, que é a natureza. Por isso, falar sobre maquiagem vegana não é falar somente sobre a nossa beleza, mas também sobre o seu uso consciente e como proteger o nosso lar de impactos ambientais.

Uma vez que muitos desses cosméticos são passíveis de certificação, apenas entendendo exatamente o que significam esses claims, dá para passar longe do greenwashing, prática atual e ilícita de muitas empresas.

Quais os benefícios da maquiagem vegana?

Dentre as vantagens de se utilizar uma maquiagem vegana, podemos destacar:

  • menor quantidade de substâncias nocivas à saúde;
  • ausência de ingredientes de origem animal;
  • nutrição e cuidado com a pele, por conter maior quantidade de substâncias naturais do que uma maquiagem convencional;
  • ausência de testes e exploração animal;
  • produção consciente, em respeito aos animais e ao planeta.

Além disso, podemos encontrar alguns ativos preciosos para a pele e para a saúde nas maquiagens veganas: vitaminas A e E naturais, elastano, ácido hialurônico vegetal, óleo de coco, manteiga de cupuaçu, óleo de açaí orgânico, abacate, entre muitos outros.

Esse tipo de maquiagem tem tudo o que você precisa para uma beleza saudável, natural e com propósito. Por isso, não esqueça: é muito importante atentar-se aos rótulos e saber identificar as substâncias presentes nos produtos.

Saiba mais, assistindo ao nosso vídeo do YouTube: 

Maquiagem vegana da CARE Natural Beauty

Se você ficou interessada em incluir itens de maquiagem vegana na sua rotina de autocuidado, precisa conhecer os produtos da CARE Natural Beauty.

Também chamada de SkinCARE Colorido, nossa maquiagem vegana trata da pele enquanto colore, além de utilizar 100% embalagens recicláveis.

A linha é composta por produtos multifuncionais, ideais para criar um visual completo, colorindo seus olhos, lábios e bochechas.

Batons

Nossos batons veganos são ultrapigmentados e possuem uma composição rica em ativos naturais, como: manteiga de cacau orgânica, óleo de açaí orgânico, cera de carnaúba, amido de tapioca, ácido hialurônico vegetal e esqualano de oliva, que proporcionam um toque aveludado e efeito mate à pele.

DUOs

Já os DUOs são a combinação perfeita de dois itens multifuncionais em um único produto, que hidratam e dão mais cor à sua make.

Além de práticos, pigmentados e de longa duração, todos os DUOs têm em sua formulação esqualano de oliva e antioxidantes poderosos, como ácido hialurônico vegetal, vitamina E natural, óleo de semente de uva, manteiga de cupuaçu, óleo de damasco, cera de candelila e manteiga de karité.

Nossos DUOs foram eleitos como um dos melhores produtos pelo Prêmio Glamour de Beleza 2022, na categoria de Clean Beauty.

Lápis de Olho

O Lápis de Olho Preto da CARE é outro produto consagrado da linha de SkinCARE Colorido. Macio, ele desliza suavemente tanto na pele quanto na linha d'água, além de ser superpigmentado e ter ótima durabilidade.

Contém potentes antioxidantes, como óleo de jojoba, óleo de semente de girassol e óleo de marula. Sua fórmula totalmente "high clean" hidrata, nutre, cuida dos olhos e da raiz dos cílios enquanto colore.

Praticar o autocuidado traz à tona o que há de melhor em nós, como o amor-próprio e a consciência de ajudar toda a cadeia produtiva, do jeitinho que podemos. Por isso, ao trocar seus produtos convencionais por uma maquiagem vegana, você passa a cuidar não só da sua saúde, como também do nosso planeta!

Beleza e propósito caminham sempre lado a lado: é nisso que acreditamos!

Para saber mais sobre o que é ser Clean Beauty e sustentável, assista o vídeo no nosso canal do YouTube: 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.