Pele mista: saiba quais cuidados tomar com esse tipo de pele!

Pele mista: saiba quais cuidados tomar com esse tipo de pele!

Não é incomum que quem tenha a pele mista fique com dúvidas, afinal, parece que a pele nem oleosa e nem seca é a que menos recebe atenção.

Na CARE, entretanto, desenvolvemos produtos pensando em todos os tipos de pele e a pele mista é muito mais comum do que se imagina.

Entender quais são as características desse tipo de pele é o primeiro passo para cuidados mais adequados. Assim, vamos apresentar a seguir: 

Se você tem a pele mista não perca nada e confira a seguir como ter os melhores resultados com cosméticos respeitando suas individualidades!

Principais características da pele mista

A pele mista caracteriza-se por uma junção da pele oleosa e da pele normal ou seca.

Em geral, a zona T, que inclui testa, nariz e queixo, têm características mais oleosas do que as maçãs do rosto, que podem ter a cútis seca ou normal.

Trata-se de um tipo de pele diferente de quem tem a pele oleosa, que tem a mesma característica em toda a face. 

A produção aumentada de sebo na zona T resulta em uma pele com algumas particularidades, como:

  • tendência a poros dilatados em toda a zona T, que consiste em um aspecto comum da pele oleosa devido à maior secreção sebácea e células-mortas que se acumulam e incham os poros;
  • maior possibilidade de acne na zona T, em especial na região da testa e principalmente quando a produção sebácea não está controlada;
  • ressecamento da pele, especialmente da bochecha que fica avermelhada e repuxando, devido à falta da etapa de hidratação, o que também pode causar aumento da oleosidade na área T. 

Portanto, a pele mista pode reunir problemas da pele oleosa e da pele seca quando não é bem cuidado. Mas porque isso ocorre?

Quais são as causas da pele mista?

A derme tem tipos diferentes de responsividade aos fatores exógenos, como sol, poluição, rotina de skincare etc., e endógenos, como atividade das glândulas sebáceas, hormônios, alimentação e outros.

No caso da pele mista, as glândulas sebáceas da região da zona T são mais ativas, o que resulta na maior produção de sebo. Ao mesmo tempo, essa região fica mais suscetível ao sol e hábito de tocar a face ou mesmo contato com o cabelo, o que também influencia a oleosidade.

Quando há problemas hormonais, por exemplo, a gravidade do quadro também pode aumentar, dificultando o controle da oleosidade por meio da rotina de skincare.

Portanto, são diversos os fatores que podem estar associados à pele mista, sendo fundamental saber como cuidar corretamente para saúde dérmica e também estética.

Pele mista: aprenda quais cuidados adotar!

Sabemos que não é fácil cuidar da pele mista, afinal, a face precisa de cuidados específicos de acordo com a região.

A seguir apresentamos as principais etapas e particularidades da rotina de skincare para pele mista e também cuidados nos tratamentos.

Higienização

A etapa de limpeza da rotina de skincare é a primeira e deve ser realizada duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Para quem tem a pele mista e está em dúvida de qual tipo de produto escolher, não necessariamente um sabonete para pele oleosa será o mais apropriado.

O produto deve ser capaz de remover o excesso de sebo, mas também ter propriedades hidratantes.

Na rotina noturna pode-se usar um demaquilante antes do sabonete para remover melhor as impurezas acumuladas durante o dia e resquícios de produtos para uma higienização mais profunda e eficiente.

Tonificação

CARE_Mist

A etapa de tonificação é mais importante para quem tem a pele mista, pois o produto consegue agir tirando impurezas que ficaram na pele, ao mesmo tempo em que controla a oleosidade, hidrata, previne a ação dos radicais livres e, claro, regula o pH da pele.

Hidratação

Em seguida é a etapa de hidratação que não deve ser ignorada por quem tem a pele mista.

É comum confundir oleosidade com hidratação, mas a falta da retenção de água pela derme (desidratação) intensifica a produção de sebo e pode desencadear problemas nas áreas normais a secas, como rosácea.

serum

Portanto, invista em um bom hidratante, preferencialmente em sérum que tem uma textura mais fluída e é absorvido mais rapidamente. Aplique em toda a face, sem receio de usar o mesmo produto em áreas com características distintas.

Proteção

A falta de proteção solar vai agravar a oleosidade da área T ao mesmo tempo em que deixa a derme mais ressecada nas bochechas.

Por conta disso, o protetor solar é um item indispensável na rotina de skincare. Além de ser aplicado pela manhã, ele deve ser reaplicado a cada três horas, mesmo em dias nublados e quando ficar em áreas cobertas.

Tratamento

É comum ter dúvidas quanto ao tratamento ocasional com a pele mista. Algumas dicas são:

  • esfoliação: faça a esfoliação semanalmente, seja com protetor químico ou físico, mas cuidado na intensidade da limpeza na região mais seca; priorizando a aplicação na zona T;
  • mustimasking: use a máscara facial de uma a duas vezes na semana, podendo optar pela técnica de multimasking se sentir que a pele está com necessidades diferentes. Na zona T aplique uma máscara para peles oleosas e uma hidratante ou regeneradora nas demais áreas.

Além de conhecer as etapas da rotina de cuidados com a pele oleosa, outra dica valiosa é quanto aos produtos que você escolhe.

Conheça nosso kit para pele mista da CARE

Na CARE, contamos com produtos altamente tecnológicos e que não perdem em performance mesmo sendo desenvolvidos com ativos naturais, orgânicos e veganos.

Kit Pele Normal

Pensando em necessidades específicas, criamos o Kit Pele Normal/Mista, com uma junção de produtos voltados a essas particularidades. Ele inclui:

  • Bruma Hidratante CARE Mist: tonifica, hidrata e revitaliza a pele, unindo controle da oleosidade e hidratação;
  • Sérum Hidratante Para Olhos Eye CARE: para rotina de tratamento contribui na hidratação dessa área sensível e ajuda a amenizar bolsas, olheiras, rugas e linhas finas, além do efeito lifting devido ao aplicador com Pedra de Jade;
  • Sérum Facial de Hidratação Profunda Skindrops Hialu: promove hidratação e nutrição profundas com ativos naturais o que vai contribuir no controle da oleosidade, retenção de água e amenização de rugas e linhas de expressão.

Portanto, para ter a pele mais saudável e bonita, invista em uma rotina de skincare cuidadosa e produtos pensados para sua pele mista.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.