pele seca

Pele Seca: características e cuidados!

As características da pele seca fazem com que as pessoas com esse tipo de pele enfrentem dificuldades diárias para estabelecer uma rotina de skincare que contribua para a amenização do problema.

Além de buscar formulações mais hidratantes para compensar a falta de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, há uma tendência aumentada à sensibilidade e problemas dérmicos. 

Pensando nesses desafios, vamos falar tudo sobre a pele e você pode conferir nesse conteúdo: 

Por isso, nós da CARE Natural Beauty separamos alguns cuidados diários para peles secas. Confira!

Características da pele seca

A pele seca ocorre devido à baixa produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que funciona como hidratante natural, e também dificuldade de reter água.

Uma pele bem hidratada é aquela com uma composição equilibrada de óleos (sebo) e água.

A pele seca tem algumas características muito peculiares, como:

  • aparência esbranquiçada;
  • ressecamento;
  • coceira;
  • falta de viço e iluminação;
  • manchas vermelhas;
  • sensação de repuxamento;
  • ardor;
  • textura escamosa e descamação;
  • tendência à sensibilidade. 

Em casos mais graves, podem ocorrer até mesmo rachaduras e feridas. Mas por que isso acontece?

O que causa a pele seca?

A pele seca é causada por diversos fatores que podem ser intrínsecos ou extrínsecos.

Entre os fatores intrínsecos, incluem-se desequilíbrio das glândulas sebáceas, alterações hormonais, psoríase, alterações emocionais e herança genética.

Já os fatores extrínsecos incluem a exposição solar sem proteção, lavar o rosto com água muito quente, não ter uma rotina de hidratação, exposição ao intemperismo (vento, sol, poluição etc.) e outros.

Portanto, são diversos os fatores que causam um aspecto ressecado. Para tratar esse problema, existem cuidados específicos para pele seca que ajudam a hidratá-la e melhorar sua aparência. 

Pele seca é sinônimo de pele desidratada?

É comum algumas pessoas confundirem a pele seca com uma pele desidratada. Mas, mesmo que as características sejam muito semelhantes, existem diferenças entre estes tipos de pele.

Qualquer um pode apresentar sinais de desidratação e de ressecamento. Porém, quando a pele está somente ressecada, o rosto não é uma parte tão afetada, e sim as regiões do joelho, dos calcanhares, dos cotovelos e das pernas. 

Para esses casos, muitas vezes a hidratação intensa com cremes ou óleos e muita ingestão de água já são soluções satisfatórias.

Já a pele seca, como citamos anteriormente, tem características de ressecamento intenso cronicamente, sendo que a falta de cuidados específicos pode levar ao agravamento do quadro, o que exige um cuidado contínuo.

Se você tem a pele seca, mas não sabe como cuidar dela, confira as dicas que preparamos a seguir.

Cuidados com a pele seca

É claro que a etapa de hidratação é fundamental nos cuidados diários. Mas, além desse processo, alguns hábitos diários vão contribuir como medidas preventivas para evitar o agravamento do problema. São eles:

  • utilizar um sabonete ideal para peles secas, de forma que afete menos a barreira lipídica da pele e com função hidratante;
  • hidratar o rosto diariamente com formulações com textura mais espessa e, ao menos, duas vezes por dia;
  • ao tomar banho, não deixar o rosto muito exposto à água quente;
  • evitar produtos faciais que contenham álcool na formulação, em decorrência da sensibilidade;
  • não esfregar a toalha no rosto ao sair do banho, deixando o rosto levemente úmido; 
  • não exagerar no uso de esfoliante, fazendo tratamentos semanais ou quinzenais;
  • ingerir muuuuuita água no dia a dia!

Também é importante ficar atenta aos tipos de produtos que a sua pele está absorvendo, pois maquiagens e cosméticos convencionais contêm diversas substâncias químicas nocivas à saúde e agentes tóxicos que ressecam ainda mais a pele. 

Dessa forma, especialmente pessoas com pele seca e tendência à sensibilidade, devem investir em produtos com formulações limpas, preferencialmente com ativos naturais, orgânicos e veganos.

Rotina de skincare para pele seca!

Além dos hábitos, devemos adotar em nossa rotina alguns cuidados com a pele facial. Portanto, confira as nossas dicas de skinCARE ideal para pele seca:

  1. Mesmo que o rosto não aparente estar sujo por não conter oleosidade, a poluição e os agentes externos têm contato diário com a pele. Portanto, inicie fazendo a limpeza facial com um sabonete ideal para peles secas, que preserva mais os óleos faciais;
  2. Após a limpeza, aplique água termal em toda a extensão do rosto e do pescoço para acalmar e refrescar essas áreas e controlar o pH. Indicamos a nossa Bruma hidratante CARE Mist nessa etapa;
  3. Para iniciar a fase de hidratação no rosto, aplique um sérum hidratante e massageie suavemente até a extensão do pescoço. Para uma hidratação mais poderosa, utilize o Skindrops Hialu da CARE.
  4. Logo após, atente-se às partes que ficam mais ressecadas na região dos olhos. Nessa etapa, utilize o sérum Eye CARE super hidratante, desenvolvido especialmente para essa área;
  5. Para melhorar o viço e a iluminação da pele, além de reforçar a camada de hidratação da pele seca, aplique, em seguida, o nosso Skindrops Glow;
  6. Depois disso, lembre-se de aplicar um hidratante labial. Para isso, recomendamos que utilize o nosso Lip CARE, um poderoso balm labial, com ácido hialurônico.
  7. Finalize a skincare com aplicação de um protetor solar com, pelo menos, FPS 30, sendo que ele deve ser reaplicado durante o dia. Recomendamos o nosso SunCARE Powder.

 

Quer aderir a essa rotina de skincare completa e que foi pensada para as necessidades da pele seca?  Confira o nosso Kit Pele seca, que traz o CARE Mist, Skindrops Hialu, Skindrops Filler e Eye CARE, que proporcionam mais firmeza e nutrição e menos linhas de expressão em apenas 15 dias de uso contínuo (dia e noite).

Depois de todas as etapas concluídas, nossa dica extra é que você esteja sempre com a sua água termal, aplicando-a algumas vezes ao dia para manter a hidratação da sua pele.

Assim, seguindo diariamente esse processo de cuidados, você poderá dizer “olá” para uma pele extremamente saudável e radiante!

Conte com a CARE para cuidar da sua pele!

Toda tecnologia e inovação que buscamos diariamente para adicionar em nossos produtos são desenvolvidas pensando em você, na sua saúde, na beleza e no meio ambiente!

Afinal, quando falamos sobre #CARE, falamos sobre o respeito que há por trás dessa produção. Está a fim de fazer parte dessa beleza com propósito? 

Então, conheça nossos produtos na categoria de SkinCARE e confira! #ShowMeYouCARE

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.