Pro-aging: o que significa e como envelhecer de maneira leve e saudável

, por Carolina Erreira Carol
Astrid Fontenelle passando Skincream Light na pele

Por que um processo tão natural e humano quanto o envelhecimento deveria ser encarado de maneira negativa? Quando refletimos sobre o tema, percebemos que esse é um período de transformação e é possível atravessá-lo de maneira mais leve. Por isso o conceito de pro-aging é tão importante. 

Mas, então, o que significa pro-aging? Neste texto, você vai entender como amadurecer pode ser muito positivo quando mantemos alguns cuidados. Acompanhe! 

 

O que é pro-aging? 

 

De acordo com o Censo 2022, o número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. Isso acontece devido à redução da fecundidade e dos nascimentos no país. A Organização Pan-Americana de Saúde afirma que, em 2030, 1 em cada 6 pessoas terá 60 anos ou mais. 

Dessa forma, entendemos que chegar à terceira idade será cada vez mais comum. Se a senioridade já é uma realidade, precisamos de ferramentas para viver este período com a maior qualidade de vida possível. É exatamente sobre isso que pro-aging se trata. 

Pro-aging é um novo olhar para o envelhecimento, do qual, ao aceitar a idade que temos, passamos por este processo aproveitando as coisas boas que a vida nos proporciona de maneira saudável. O objetivo não é parecer mais jovem, mas sim garantir que viveremos a nossa melhor versão durante todo o nosso tempo. 

Contudo, fica a dúvida: como colocar o conceito de pro-aging em prática? Vamos descobrir agora. 

 

A diferença entre pro-aging e antienvelhecimento 

 

A principal diferença entre pro-aging e antienvelhecimento é a forma como ambos encaram o envelhecimento. Enquanto o antienvelhecimento é uma abordagem para retardar o processo, o pro-aging consiste em aceitá-lo e aproveitá-lo ao máximo. 

O antienvelhecimento vê o amadurecimento como um problema que precisa de ser resolvido, enquanto a abordagem pro-aging entende que isso é parte natural da vida e pode ser abraçada. 

Além disso, tentar não envelhecer geralmente traz consigo o consumo de produtos invasivos, que tentam reverter a progressão natural da pele. 

As opções de cuidados de pele pro-aging apoiam o envelhecimento orgânico da pele, trabalhando a favor do corpo e não contra ele.

 

Astrid, Barbara e Reis utilizando o lançamento Skincream da CARE

 

Autocuidado e cuidados com a pele 

 

O envelhecimento intrínseco é um processo determinado geneticamente. Já o envelhecimento extrínseco ocorre por fatores ambientais. 

Dessa forma, cultivar bons hábitos é fundamental para manter a longevidade do corpo e, inclusive, da pele. Pro-aging significa, também, fazer pequenos ajustes e reestruturar hábitos à medida que envelhecemos. 

Além disso, autocuidado também é autoestima. Não se trata apenas de como você parece por fora, mas também de como você se sente por dentro – o que inclui seu bem-estar mental e emocional.  

Por isso, nada mais útil do que o skincare pro-aging: atua de forma não invasiva, valoriza sua beleza natural e garante longevidade para sua pele. 

 

Itens essenciais para um skincare pro-aging 

 

Protetor Solar em Pó SunCARE Powder FPS 30 

 

Item essencial nos cuidados com a pele, é fundamental para evitar envelhecimento precoce, queimaduras e impedir o desenvolvimento do câncer de pele. Ou seja, é uma ação que vai além da parte estética, pois afeta diretamente a saúde. E vale dizer que não adianta investir em skincare se você pula essa etapa tão importante. 

A CARE garante esse cuidado essencial para você. O SunCARE Powder controla a oleosidade, produzindo um efeito matte. Mantém a pele hidratada e livre da sensação de resíduos no rosto, além de servir como fixador de maquiagem.  

Possui ativos de origem mineral e natural e conta com uma combinação exclusiva de filtros físicos e poderosos antioxidantes.  Com poder FPS 30, oferece alta proteção contra as radiações UVB e UVA e a luz azul dos eletrônicos. 

 

Skincream Rich e Skincream Light 

 

Apresentamos o Skincream Light e o SkinCream Rich, os primeiros produtos em creme da CARE Natural Beauty. 

Desenvolvidos em parceria com a Dra. Bianca Viscomi, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, os lançamentos garantem nutrição intensa graças ao ativo patenteado AQUABIO, responsável por estimular as aquaporinas - proteínas que atuam na hidratação na pele. 

Com texturas leves e de rápida absorção, os cremes possuem funções específicas para diferentes questões de pele.  

E vale reforçar: todos os nossos produtos contam com ativos biotecnológicos e naturais para uma formulação 100% livre de toxinas, vegana, cruelty-free, sustentável e altamente eficaz. 

 

Creme anti-idade facial tratamento hidratante Skincream da CARE

 

SKINCREAM RICH 

 

O primeiro creme 100% livre de toxinas que age na causa das manchas senis, por conter uma combinação rica de ativos derivados do ômega e a tecnologia Iselight – derivada do extrato de café que ajuda a estimular o colágeno da pele.  

  • Reduz rugas profundas em 28 dias; 
  • 80% de melhora no clareamento de manchas*; 
  • 80% de melhora na elasticidade e firmeza da pele*; 
  • Ideal para peles secas e maduras; 

*Resultados utilizados de acordo com o percentual das respostas positivas do teste de percepção do CEPAD (Credibilidade em Pesquisa Dermatocosmética). 

 

Creme anti-idade facial tratamento hidratante Skincream da CARE

 

SKINCREAM LIGHT  

 

Atua na causa do envelhecimento precoce, estimulando em até 2x mais a produção de colágeno* e contribuindo para reduzir rugas e linhas finas, além de melhorar a firmeza, elasticidade e textura da pele.  

  • Possui efeito ‘corticoide like’ para uma pele sensível ou sensibilizada; 
  • 80% de melhora nas rugas e linhas de expressão; 
  • Protege contra a luz azul visível, fortalecendo a barreira protetora da pele; 
  • Ideal para todos os tipos de pele. 

*Em comparação com o ativo Coenzima Q10. 

Descubra qual o melhor Skincream para você e prepare-se para uma revolução na sua rotina de skinCARE. 

 

Creme anti-idade facial tratamento hidratante Skincream da CARE

 

Quais os demais hábitos de um estilo de vida pro-aging? 

 

A seguir, vamos conferir algumas estratégias para garantir uma vida longínqua, saudável, com bem-estar e de qualidade: 

 

 1. Consumir alimentos que contribuem para a saúde 

 

A má alimentação contribui diretamente para o envelhecimento precoce, acelerando o processo. Deve-se evitar alimentos industrializados e ultraprocessados, pois são ricos em gorduras e açúcares, bem como os doces e as frituras. 

Uma dieta nutritiva inclui o consumo de frutas, verduras, legumes, leguminosas, sementes, cereais integrais, proteínas e gorduras boas. 

Elabore pratos coloridos e diversifique as preparações para uma para uma alimentação equilibrada. 

Tão importante quanto consumir bons alimentos é um consumo adequado de água, que ajuda na qualidade da pele e no funcionamento do organismo. 

 

2. Praticar atividades físicas regularmente 

 

O sedentarismo potencializa o risco de idosos desenvolverem doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, por exemplo. Além disso, aumenta o risco de quedas, fraqueza muscular, sobrecarga das articulações em função do peso e desgaste ósseo. 

A atividade física regular traz benefícios a longo prazo. Ajuda a manter o peso, estimula o fortalecimento muscular e auxilia no combate à depressão ou a ansiedade, pois aumenta a produção dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, a endorfina e a serotonina. 

Exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e bicicleta, têm importante benefício cardiovascular, e práticas como yoga e pilates ajudam a melhorar a flexibilidade e equilíbrio. 

 

3. Ter uma rede de apoio 

 

Estabelecer vínculos sociais, como amigos e familiares, é um aspecto fundamental para a qualidade de vida. 

Uma vida em comunidade ajuda a assegurar autonomia e bem-estar, e há diversas formas de ser ativo socialmente, como atividades recreativas, culturais, de causa social ou qualquer outra que promova o sentimento de pertencimento.  

Essa participação social previne sintomas depressivos, melhora o senso de identidade e melhora o desempenho cognitivo. 

 

4. Reduzir o estresse 

 

O excesso de informação e uma rotina acelerada dos dias atuais pode causar estresse, prejudicial para a saúde da pele, da saúde mental e da saúde geral. Para gerenciar e equilibrar a mente, recomendamos as seguintes dicas: 

     1. Evite cafeína, álcool e nicotina;

     2. Invista na qualidade do sono;

     3. Experimente técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e até mesmo um spa em casa;

     4. Gerencie seu tempo de descanso;

     5. Procure ajuda profissional se necessário.

Nós cuidamos você para que viva sua melhor versão hoje mesmo. Deseja ter uma rotina de skincare completa, sustentável e com ativos que funcionam? Conheça a CARE. 

We CARE about you.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.