Saúde da pele: dicas para uma pele saudável!

Saúde da pele: dicas para uma pele saudável!

Ao investir em produtos e uma rotina de skincare é comum pensar nos resultados estéticos, mas sabemos que eles andam lado a lado com a promoção e manutenção da saúde da pele.

Apesar de reconhecermos a importância de uma pele saudável é muito comum ter dificuldade para avaliar quando a pele está ou não saudável e todos os aspectos que a influenciam. Pensando nisso, vamos tratar a seguir:

Sabemos que investir em produtos para rotina de cuidados é essencial na saúde da pele, mas também devemos considerar hábitos e claro, saber diferenciar a pele saudável.

O que é saúde da pele?

Quando falamos em saúde da pele precisamos pensar primeiramente em sua função fisiológica.

Nesse sentido, a pele é responsável por criar uma barreira que protege o corpo de bactérias e vírus, mas também da radiação solar, da poluição, agentes químicos e outros fatores ambientais.

A pele pode ser considerada saudável quando essas funções são cumpridas com êxito.

Pode-se considerar que a pele saudável é aquela que apresenta textura uniforme, boa luminosidade e brilho, está hidratada, mas sem excesso de oleosidade ou poros dilatados, que apresenta bom tônus, elasticidade e toque suave e não apresenta lesões, como acnes e cravos ou manchas.

Portanto, a saúde da pele também implica em uma pele esteticamente mais bonita, afinal, quem não quer uma pele uniforme, tonificada, elástica e macia?

Por se tratar das características de uma pele saudável, trata-se do estado normal da pele, sendo que as lesões, poros dilatados, oleosidade e outros consistem em alterações.

Como manter a pele saudável?

limpeza_de_pele

Inicialmente, a manutenção da pele saudável depende da rotina de skincare adotada.

A seguir apresentamos os três pilares da saúde da pele, sendo que antes de investir em mil cuidados e produtos é importante fazer o básico corretamente. Confira!

Limpeza de pele

A limpeza da pele deve ocorrer duas vezes ao dia, pela manhã e na rotina noturna. Esse cuidado é importante para remoção das impurezas, seja a oleosidade como também as decorrentes do ambiente externo, como resíduos de produtos, poluição e outros.

Apesar da importância dessa etapa, não se deve limpar a face em excesso, o que resulta no efeito rebote ou ressecamento, comprometendo a microbiota equilibrada da cútis.

Hidratação da pele

A segunda etapa básica da rotina de skincare é a hidratação da pele que deve ocorrer após cada limpeza.

Essa etapa garante a nutrição da pele, com equilíbrio adequado entre reposição e preservação de água e óleos.

As etapas de tratamento da pele devem ser incorporadas entre a limpeza e hidratação, desde que não substitua os passos principais do skincare.

Protetor solar

A terceira etapa fundamental é a proteção solar, pois esse cuidado protege a derme da radiação solar que causa problemas no curto prazo, como manchas e oleosidade, e no longo prazo, como maior tendência ao câncer de pele.

Os raios ultravioletas são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce do rosto e também das regiões mais expostas, como pescoço, braços e colo.

A proteção solar é a última etapa da skincare, antes da maquiagem. O protetor com FPS de 30, no mínimo, deve ser aplicado diariamente pela manhã e reaplicado durante o dia.

Uma observação importante é que o filtro solar deve ser utilizado não somente em dias quentes, mas também em épocas frias de inverno, pois a luz azul de dispositivos móveis também prejudica a saúde da pele.

Hábitos para manutenção da saúde da pele

Mesmo cuidando adequadamente do rosto no ritual de skincare, você ainda pode perceber alguns problemas, como surgimento de cravos e espinhas ou oleosidade em excesso.

Isso pode ser consequência dos hábitos que temos e, mesmo sem perceber, são prejudiciais à saúde da pele. Conheça quais bons cuidados adotar a seguir.

Limpar o rosto antes de dormir

limpeza_de_pele_2

Vamos ser sinceras: quem nunca dormiu sem remover a maquiagem do rosto? É um hábito comum e parece até mesmo inofensivo para muitas mulheres, ainda mais com a correria do dia a dia.

Porém, é no período da noite que o nosso organismo faz a renovação celular, descansando e se reequilibrando para o próximo dia.

Esse processo é prejudicado se a pele estiver suja, pois a poluição e a maquiagem obstruem os poros, impedindo a pele de respirar.

Como consequência, a falta desse hábito acelera o envelhecimento da pele e contribui para o surgimento de cravos e espinhas. No longo prazo, a pele perde o viço e fica mais oleosa.

Tenha uma alimentação saudável

Já ouviu aquele ditado famoso de que a beleza surge de dentro para fora? É dessa maneira que podemos explicar o quanto os hábitos alimentares influenciam um rosto bem-cuidado.

Tudo que comemos impacta diretamente na saúde da pele, que precisa de nutrientes para se manter firme e saudável.

 O açúcar, por exemplo, quando em contato com algumas proteínas do rosto, como o colágeno, acaba reduzindo a elasticidade, o que pode acarretar rugas e flacidez.

A dica é optar por mais alimentos naturais e orgânicos como frutas, legumes, hortaliças, grãos e cereais integrais.

Beba água

Todo mundo já sabe que beber água é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso corpo, não é mesmo? E se você é uma pessoa que consegue beber mais de dois litros por dia, muito bem!

Nós somos 70% água e não podemos deixar de abastecer o nosso corpo com o melhor combustível que existe no mundo.

Se você tem dificuldade para beber quantidades adequadas de água um incentivo é pensar que o simples ato de beber água ajuda a manter a saúde da pele e ter um melhor funcionamento do organismo!

A água mantém a umidade ideal da pele e é responsável por fornecer nutrientes de que as células precisam, abastecendo o tecido cutâneo e aumentando a elasticidade. Além disso, ajuda na eliminação de toxinas.

Tudo isso contribui para reduzir sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.

Para ajudar a beber mais água algumas dicas são: inclua chás na sua rotina, invista em água saborizada e mantenha uma garrafinha reutilizável sempre em mãos.

Produtos não específicos para seu tipo de pele

Existem diversos produtos que nos auxiliam nos cuidados com a pele. Porém muitas pessoas esquecem que, na hora de investir em algum cosmético, é importante pesquisar antes e saber se o produto é ideal para o seu tipo de pele, seja ela seca, mista, normal ou oleosa.

Caso você compre produtos para pele oleosa e tenha a pele seca, isso pode causar um estímulo ainda maior na produção de sebo, deixando o seu rosto ainda mais oleoso.

Já ao contrário, se você tem uma pele seca e compra produtos para pele oleosa, isso pode acarretar em uma aparência ainda mais ressecada. Afinal, produtos para a pele oleosa são ideais para diminuir a produção de sebo.

Leia também: Você sabe qual é a ordem correta de aplicação dos produtos de skincare?

Como cuidar da pele do rosto?

Além de manter bons hábitos, não podemos nos esquecer de escolher produtos que auxiliem de diversas formas a conquista da nossa melhor pele.

Uma dica é optar por formulações biocompatíveis, como os produtos da CARE, que são desenvolvidos com tecnologia que favorece a absorção e reduz as chances de irritações. Além disso, os cosméticos CARE são orgânicos, naturais, veganos e limpos.

Outro beneficio é que eles são compatíveis com qualquer tipo de pele, contribuindo da melhor forma com todas as pessoas que buscam uma aparência jovem e saudável de maneira leve e eficiência.

Nossas dicas para compor sua rotina de skincare são:

sérum_hialu

SunCARE Powder

  • SUNCARE Powder: opção de protetor solar FPS 30 em pó que garante proteção contra a radiação UVA e UVB além de acabamento com efeito mais uniforme e cobertura leve.

Lembre-se de que beleza não gira em torno apenas de aparência, mas também da saúde da pele. Por isso, procurar um dermatologista para entender como a sua pele está e ter o diagnóstico ideal é um passo crucial para conquistar um rosto lindo e saudável!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.