Lábios ressecados: o que causa e como cuidar?

Lábios ressecados: o que causa e como cuidar?

No inverno, muitas pessoas precisam lidar com os lábios ressecados, que se tornam um problema recorrente.

Entender quais as causas dos lábios ressecados e como prevenir esse problema é fundamental para bons cuidados na sua rotina. Pensando nisso, vamos abordar a seguir:

Confira tudo para garantir que seus lábios não vão ressecar e, pior, rachar nesse inverno!

Quais são as causas dos lábios ressecados?

Provavelmente você já passou por algum episódio de lábios ressecados ou até rachados durante a vida, o que resulta em desconforto e ardor, sem falar das questões estéticas.

As queilites podem causar descamações nos lábios e até mesmo feridas, principalmente se você tiver tendência a cutucar ou morder essas lesões.

Entender quais as diferentes causas dos lábios ressecados é o primeiro passo para entender porque esse problema é tão comum. Confira:

  • a desidratação, com consumo insuficiente de água, é uma das principais causas dos lábios ressecados, pois a derme e mucosas são uma das primeiras partes que o organismo limita a umidade quando há uma reserva limitada de água;
  • ao lamber os lábios com frequência, o pH mais alcalino da saliva resseca os lábios, com pH menor como o da pele;
  • quadros recorrentes de xerostomia (boca seca) também pode comprometer a hidratação dos lábios;
  • quando a umidade do ar fica baixa, como no outono e inverno, somada às baixas temperaturas dessas estações, há tendência ao ressecamento dos lábios, especialmente ao pegar vento frio na face;
  • a radiação solar também é responsável pela desidratação, inclusive dos lábios;
  • pessoas com problemas respiratórios, como desvio de septo e rinite, e que tendem a respirar pela boca (respiração oral) tem maior tendência ao ressecamento labial;
  • as alterações nutricionais, incluindo a deficiência de vitamina B, dão vários indicativos, incluindo os lábios ressecados;
  • algumas medicações, como a isotretinoína, tendem a causar sensibilidade cutânea, o que pode resultar em desidratação, inclusive dos lábios;
  • o uso de ácidos faciais, como os recomendados para tratamento de acne, também altera a microbiota dérmica, que fica mais sensível e com tendência ao ressecamento.

Observar quais dessas causas é mais provável no seu caso é um primeiro passo para minimizar os hábitos danosos que podem comprometer a hidratação labial.

O que é bom para os lábios ressecados?

É possível evitar os lábios ressecados a partir de bons cuidados do dia a dia, mesmo com algumas tendências prejudiciais, ou cuidar para reverter o quadro antes que ele fique mais grave e cause rachaduras ou feridas nos lábios.

Conheça a seguir algumas boas práticas para adotar no dia a dia.

labio_hidratando

Usar batons e lip balms hidratantes!

O uso de batons e lip balms que sejam hidratantes é um primeiro passo para garantir que os lábios retenham água e não ressequem.

Os lip balm tem uma função primordialmente hidratante, sendo que o efeito gloss e finalização da make é um adicional que a gente ama.

Os batons já têm como objetivo complementar a make, mas é muito benéfico quando eles também têm ação hidratante.

Vale ressaltar que mesmo batons de longa duração podem ter ação hidratante e não precisam ressecar os lábios para fixar melhor.

Hidrate-se!

O consumo adequado de água é um ponto central para prevenir o ressecamento labial.

A recomendação é beber 0,35ml por quilo corporal. Com isso, uma pessoa de 65kg, por exemplo, precisa beber 2,27 litros ao dia.

Alimente-se bem

Uma boa alimentação ajuda em tudo, inclusive na saúde e vitalidade da pele e dos lábios.

Como visto, a vitamina B é uma importante aliada. Ela está presente em alimentos como abacate, banana e feijão.

Por outro lado, os lábios ressecados podem ser consequência do excesso de vitamina A, que pode ser encontrada em opções lácteas como manteiga e queijo e nos ovos.

Proteja os lábios

A proteção dos lábios deve fazer parte da rotina de skincare. Por exemplo, no inverno, se for se expor ao tempo frio, invista em um lip balm bem hidratante e repasse algumas vezes ao dia.

Já no verão, quando o calor e radiação solar podem causar o ressecamento, invista em uma opção, seja lip balm ou batom, com proteção solar.

Atente-se aos seus hábitos

Caso o ressecamento labial tenha relação com morder ou lamber os lábios com frequência ou respiração oral, por exemplo, é importante ter consciência desses hábitos para poder modificá-los.

Além disso, nesses casos, a hidratação dos lábios com lip balm é ainda mais importante para ajudar a minimizar os danos causados pelos maus hábitos.

O que é bom para os lábios ressecados?

Na CARE Natural Beauty, temos opções de balm lips e batons veganos, com formulações limpas e orgânicas. Confira!

balm lip care

  • Balm Lip: o Lip CARE está disponível em 3 diferentes tonalidades para hidratação e proteção dos lábios devido FPS. Na formulação, destaca-se o agente beta glucan responsável pela ação bioestimulante e regenerativa acelera a cicatrização cutânea. A hidratação da fórmula fica por conta dos óleos vegetais de laranja, gerânio e pitanga;

batons

  • Batons: com alta tecnologia, os batons da CARE estão disponíveis em 6 tons diferentes e garantem máxima fixação e durabilidade com hidratação. Isso é possível a partir da fórmula que contém ácido hialurônico vegetal, manteiga de cacau e de cupuaçu e outras.

Com os produtos da CARE não é preciso escolher entre saúde ou beleza, pois o objetivo das formulações veganas é justamente garantir o melhor tratamento obtido a partir de ativos da natureza.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.