Skincare para limpeza: quais as diferenças entre os produtos?

Skincare para limpeza: quais as diferenças entre os produtos?

A popularização da rotina de skincare nos últimos anos é uma conquista e tanto para todos, afinal, por mais que ela seja muito associada à estética, todos ganhamos em outro quesito fundamental: a saúde.

Se, antigamente, uma rotina de cuidados era algo restrito às mulheres e, especialmente, às 50+, hoje sabemos que o skincare beneficia homens e mulheres de todas as idades e, os produtos têm refletido essa diversidade e inclusão.

Assim, vamos abordar a seguir mais sobre o skincare, dos produtos às etapas. Confira:

E lembre-se, a rotina de skincare, além de um momento de cuidado, pode ser também um período para desconectar do mundo e se conectar com seu corpo. 

Skincare: o que é?

O termo skincare vem da junção de duas palavras em inglês skin (pele) + care (cuidado), sendo, na tradução literal o “cuidado com a pele”.

Além do significado direto do termo, entretanto, também podemos falar em skincare em termo de rotina, uma vez que, idealmente, trata-se de um hábito diário.

A rotina de skincare deve ser adotada duas vezes ao dia, matinal e noturno, e inclui todos os cuidados necessários à saúde da pele.

Ah, o termo foi mais popularizado referindo-se aos cuidados relacionados à face, mas lembramos que também é preciso cuidar do corpo, ok?

Portanto, além do banho, que seria a rotina diária de limpeza do corpo, mantenha hábitos de hidratação corporal, como com cremes, óleos e géis.

Motivos para fazer skincare diariamente

Muitas pessoas consideram a rotina diária de skincare um pouco cansativa, ainda que o momento seja agradável.

Uma das formas de ajudar na motivação para incluir esse hábito na rotina é entendendo quais os benefícios da prática. Eles incluem:

  • ajuda na prevenção do câncer de pele;
  • previne o surgimento e intensificação dos sinais de envelhecimento facial, como linhas de expressão e rugas;
  • promove o controle da oleosidade;
  • desobstrução dos poros e amenização da acne;
  • redução de manchas;
  • manutenção do tônus da pele;
  • mantém a pele hidratada;
  • alívio de desconfortos relacionados à sensibilidade.

Uma forma de incorporar a rotina de skincare no dia a dia é dando pequenos passos.

A dica aqui é incorporar um hábito na rotina de cada vez. Comece, preferencialmente, pela rotina matinal e priorize limpeza, hidratação e proteção solar.

Depois que esse hábito estiver bem estabelecido você pode ampliar a rotina matinal ou partir para consolidação da sua skincare noturna, especialmente com limpeza e hidratação.

Aos poucos, conforme se sentir confortável, você pode expandir sua rotina de cuidados matinal e noturna e investir em mais produtos para skincare. 

Quais são os principais produtos para skincare

Nossa lista de principais produtos para skincare inclui 10 tipos de itens que vão ajudar na saúde e jovialidade da pele.

Mas, se pudermos dar uma recomendação seria: invista em poucos, mas bons produtos.

Não adianta ter um arsenal de produtos de skincare, mas não confiar na procedência dos ingredientes usados pela marca ou na confiabilidade das fórmulas.

O mercado de beleza tem opções para todas as peles, bolsos e preferências, mas pesquise antes, especialmente as referências da marca, como se ela é vegana, se investe em fórmulas limpas e ingredientes de fontes sustentáveis.

Outro aspecto importante antes de listarmos os principais produtos de skincare: constância é tudo.

Isso significa que não adianta alternar os produtos usados, pois leva cerca de um mês para uma fórmula apresentar resultados mais consistentes. 

Se você alternar os produtos semanalmente, por exemplo, pode prejudicar a pele e não ter os benefícios esperados.

Com esse check, confira quais produtos são os mais importantes em uma rotina saudável de skincare:

  • sabonete facial: item indispensável que deve ser adequado ao seu tipo de pele;
  • demaquilantes: indicado para quem usa maquiagem durante o dia, se não for o seu caso, pode ser deixado de lado;
  • tônico facial: ideal para regular o pH da derme;
  • hidratante facial: indispensável na rotina para garantir a absorção e retenção de água na camada subcutânea;
  • sérum: pode ter função hidratante, iluminadora, antioxidante e outras, conforme a fórmula escolhida;
  • creme para os olhos: tratamento complementar à região dos olhos que tende à formação de rugas devido à espessura da pele;
  • protetor solar: outro produto indispensável, deve ser usado diariamente, independente do clima;
  • balm labial: item para hidratação labial;
  • esfoliante facial: com uso semanal, é indicado para contribuir na limpeza profunda e ajudar na remoção de células mortas;
  • máscara facial: tratamento semanal para aliviar características intensificadas da pele, como oleosidade, manchas etc.

Portanto, cada produto de skincare cumpre uma função na rotina, sendo mais ou menos importante de acordo com suas necessidades individuais.

O que não é negociável são os três pilares do skincare: limpeza, hidratação e proteção.

Como montar a rotina skincare ideal

A rotina de skincare ideal, além de ter bons produtos, é aquela que atende às necessidades da sua pele.

Confira a seguir algumas etapas importantes do skincare e lembre-se que adequá-lo à sua realidade é a melhor dica que poderíamos dar!

limpeza

Limpeza

A primeira etapa do skincare, adivinha, é a limpeza. E aqui estamos falando sobre o sabonete facial, mas não apenas.

Se você está fazendo seu skincare matinal, a limpeza com sabonete é suficiente para remover a oleosidade da noite. Lembre-se que o produto deve ser compatível ao seu tipo de pele.

Se trata-se da rotina noturna, após um longo dia – com maquiagem, suor, poluição e tudo mais – recomendamos começar a limpeza pelo demaquilante, seguir para o sabonete e até mesmo complementar com a água micelar.

Como os produtos são adequados ao tipo de pele, mesmo esse trio não corre o risco de ressecar a pele.

Se você é mais minimalista na rotina de skincare, mas não quer perder em eficiência, recomendados o cleasing oil – vamos voltar a ele daqui a pouco.

Tonificação

A tonificação tem como função regular o pH da pele para fortalecer a barreira dérmica de forma que ela consiga barrar possíveis bactérias, vírus e fungos.

A manutenção de uma barreira dérmica saudável é indispensável para minimizar quadros adversos na pele, especialmente em quem tem a derme sensível.

O tônico facial também ajuda a regular a oleosidade da pele, sendo um benefício adicional no uso desse produto. 

A bruma facial também desempenha essas funções, regulando o pH, hidratante e controlando a oleosidade.

Hidratação

A hidratação também é um pilar do skincare, de forma que precisa ser incorporada no dia a dia, tanto de manhã como à noite.

Se você tem a pele oleosa, a hidratação vai ajudar a regular a produção sebácea, diminuindo a obstrução dos poros.

Se você tem a pele seca, a hidratação garante a absorção e retenção de água necessária que não é produzida naturalmente.

Se você tem a pele sensível, a hidratação contribui na barreira cutânea, prevenindo quadros de irritação e alergias.

Portanto, a hidratação sempre ajuda e é benéfica a todos os tipos de pele.

A hidratação pode ser feita por soluções como séruns, como o Skindrops Hialu, com textura mais leve, o que ajuda na absorção, ou em versão creme, com textura mais espessa.

Você também pode usar um óleo que vai ajudar na hidratação, mas ele não substitui o hidratante em si, e deve ser usado ao final da rotina, devido à textura mais grossa.

Proteção solar

A proteção solar é a etapa mais importante do skincare, pois é ela a responsável por prevenir os efeitos da radiação solar, seja na superfície como na derme profunda, processos associados tanto ao envelhecimento cutâneo como aos quadros de câncer de pele.

O protetor solar deve ser aplicado na rotina matinal de skincare e reaplicado a cada três horas para garantir a proteção desejada.

O tipo de protetor solar pode ser adequado às suas necessidades, como em creme ou em pó, como o SunCARE Powder FPS 30.

Diferenças para o skincare noturno

limpeza_noturna

No skincare noturno, a etapa de limpeza ganha uma importância extra, pois a pele está repleta de: resíduos de produtos, oleosidade, suor, poluição, células dérmicas mortas e outros.

Assim, a dica é reforçar as etapas de limpeza, como usando demaquilante + sabonete facial + água micelar para uma higienização profunda.

Outra opção é incorporar na rotina um produto de limpeza profunda, como o Super Cleansing Oil, da CARE Natural Beauty, que faz a remoção da maquiagem, mesmo aquela à prova d’água, remove impurezas e, ao mesmo tempo, hidrata.

Cleansing_Oil

O Super Cleansing Oil pode ser usado em peles sensíveis, por gestantes e lactantes, além de ser uma opção para tornar a rotina de skincare mais minimalista e muito eficiente.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.