Ácido hialurônico vegetal: veja os benefícios para a pele

Ácido hialurônico vegetal: veja os benefícios para a pele

O ácido hialurônico está cada vez mais presente nos cosméticos, principalmente naqueles voltados para os cuidados com a pele.

Principalmente o ácido hialurônico vegetal oferece diversos benefícios à pele, incluindo uma aparência lisa, elástica e hidratada.

Para que você entenda tudo sobre esse grande aliado da nossa pele, continue a leitura e confira com a CARE Natural Beauty o que é o ácido hialurônico, para que ele serve e como utilizá-lo.

Com essas informações, você vai saber tudo sobre ácido hialurônico vegetal e como pode incluí-lo na sua rotina de skincare, sabendo exatamente o que esperar do tratamento. Confira!

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico consiste em uma molécula de açúcar responsável pela atração de água, de forma que ele garante a hidratação e lubrificação dos tecidos.

A substância está disponível naturalmente no corpo humano, sendo que 56% da sua concentração está na pele para garantir preenchimento entre as células, o que mantém a derme uniforme, elástica e hidratada.

O ácido hialurônico também está presente nas articulações e partes móveis do corpo onde desempenha a função de lubrificante e contribui na absorção dos choques.

Com o passar dos anos, como outras moléculas, a produção natural de ácido hialurônico é reduzida, o que favorece o surgimento de rugas, sulcos e ressecamento cutâneo e demanda tratamento com opções tópicas ou injetáveis da substância.

Uma vez que é naturalmente encontrado no organismo humano, os casos de rejeição ou alergia ao ácido hialurônico são raros.

Ainda assim, é fundamental que qualquer tratamento, principalmente os de aplicação subdérmica da substância, seja avaliado, recomendado e executado por um profissional qualificado.

O uso do ácido hialurônico em séruns e cremes, em geral, não têm contraindicações, mas deve ser inserido em uma rotina de skincare apropriada ao seu tipo de pele.

Para que serve o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico serve para diferentes tratamentos de pele, mas é responsável por resultados como:

  • aumentar o viço da pele;
  • suavizar rugas, sulcos e linhas de expressão;
  • promover manutenção do volume facial, prevenindo e amenizando depressões;
  • amenizar olheiras.

O uso do ácido hialurônico é mais indicado com o passar dos anos, uma vez que a perda de tecido subcutâneo é mais acentuada em peles maduras.

No entanto, o uso regular e adequado da substância contribui para a prevenção dessas insatisfações estéticas no longo prazo.

Ácido hialurônico é natural?

O ácido hialurônico é sim um componente natural, pois está presente no corpo humano, em animais e até mesmo em plantas.

Como visto, trata-se de um tipo de molécula de açúcar que absorve água e preenche o espaço entre as células, garantindo volume.

Apesar disso, não significa que ácido hialurônico é tudo igual. No mercado estão disponíveis diferentes versões como de origem animal, vegetal e sintética.

Além da origem, que já faz diferença na escolha do ácido hialurônico, é preciso ponderar o peso molecular do composto.

Um dermocosmético com molécula maior vai penetrar menos na pele e fará mais diferença nos tecidos superficiais.

Já se a molécula for menor, haverá uma ação mais significativa nas camadas mais profundas da derme.

E qual é melhor? Depende diretamente dos seus objetivos com o tratamento, sendo viável selecionar uma opção que contém os dois tipos de moléculas.

Ácido hialurônico de origem animal ou vegetal: qual escolher?

A opção pelo ácido hialurônico vegetal ou animal é pessoal, entretanto, é importante conhecer as particularidades de cada opção.

Ácido hialurônico de origem animal

A versão do ácido hialurônico de origem animal é vastamente mais utilizada na indústria cosmética devido ao baixo custo, uma vez que obtida a partir da crista de galo.

A atenção aos componentes dos dermocosméticos é essencial para evitar formulações com toxinas ou componentes de baixa qualidade.

Ácido hialurônico de origem vegetal

Já o ácido hialurônico vegetal pode ser extraído, por exemplo, da Cassia angustifólia, uma flor proveniente do Egito e que envolve um processo de obtenção cruelty-free. 

Em geral, companhias comprometidas com esse método de obtenção do ácido hialurônico tendem a desenvolver fórmulas veganas, cruelty-free e limpas.

Quais os benefícios do ácido hialurônico vegetal à pele?

pele

Devido às suas propriedades, o ácido hialurônico vegetal apresenta uma série de benefícios à rotina de skincare. Confira os principais a seguir!

Hidratação da derme

O alto poder de hidratação promovido pelo ácido hialurônico é seu principal benefício nos tratamentos estéticos.

A hidratação profunda deve-se à característica de atração e retenção de água das moléculas, que podem concentrar até mil vezes seu peso em água.

A hidratação dérmica é essencial na saúde, viço e maciez da pele. No entanto, o organismo perde até 33% do ácido hialurônico natural com o envelhecimento, reduzindo a capacidade de retenção de água.

Ao usar dermocosméticos com ácido hialurônico, é possível melhorar a elasticidade, hidratação e volume da pele. 

Além disso, também estão disponíveis no mercado opções de makes com ácido hialurônico vegetal, como os batons Red Velvet e Burgundy, que empoderam o visual, hidratam e tratam a pele dos lábios.

Amenização de rugas e linhas de expressão

As rugas faciais e linhas de expressão marcadas são características normais do processo de envelhecimento influenciadas por diversos fatores, incluindo exposição à radiação solar, movimentos faciais e também a redução na produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico com o passar dos anos.

Esses elementos influenciam a intensificação das rugas dinâmicas, que são aquelas aparentes quando fazemos movimentos com o rosto, como ao sorrir e falar, e as estáticas, que ficam visíveis mesmo com a face em repouso.

A inclusão do ácido hialurônico na rotina de skincare contribui na amenização dessas rugas e linhas de expressão, pois a hidratação promovida pela substância é essencial para uma pele mais saudável e elástica.

Suavização dos sinais de envelhecimento

O envelhecimento corporal e facial é um processo natural e envolve fatores físicos, metabólicos, hormonais e outros, de forma que não podemos lutar contra ele, mas é possível amenizar seus efeitos indesejados.

Da mesma forma que uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares ajudam a amenizar o envelhecimento do corpo e garantir mais saúde e disposição, reduzindo as patologias relacionadas à idade, a rotina de skincare contribui para suavizar efeitos estéticos do passar dos anos.

A redução da produção de elastina, colágeno e ácido hialurônico implicam em sinais como aumento das olheiras, perda do volume facial, ressecamento da pele e intensificação dos sulcos e rugas.

Uma rotina de skincare com ácido hialurônico ajuda a suavizar esses diversos efeitos do envelhecimento associados às mudanças metabólicas e hormonais, garantindo mais hidratação e firmeza à pele.

Aumento da retenção de água

O ressecamento da pele é resultado tanto da diminuição das moléculas de água na derme como também da menor capacidade de retê-las.

O ácido hialurônico desempenha, assim, uma dupla função na hidratação da pele, pois contribui tanto para a absorção de moléculas de água quanto na retenção prolongada delas.

Apesar disso, é sempre importante aliar o uso de séruns e cremes com ácido hialurônico com bons hábitos, o que inclui proteção solar, hidratação diária, e evitar banhos quentes.

Ação preenchedora e anti-flacidez

envelhecimento_pele

Ao atrair as moléculas de água e preencher o espaço entre as células, o ácido hialurônico desempenha uma importante função preenchedora, que contribui para prevenir problemas de sustentação dos tecidos que causam a flacidez.

Dessa forma, a substância desempenha uma importante função ao combater a perda de massa e tônus que acomete principalmente a pele madura, quando o processo de envelhecimento atinge a hipoderme, camada mais profunda da pele.

Além disso, suas propriedades garantem uma pele mais preenchida e, portanto, com melhor sustentação dos tecidos, amenizando a flacidez facial que causa o aspecto caído do olhar, das bochechas e dos lábios.

Amenização marcas de acne

As cicatrizes e marcas de acne severa são bastante incômodas para muitas pacientes. Os “buraquinhos” associados ao problema são chamados de cicatrizes atróficas e podem ser amenizados pelo uso de cosméticos com ácido hialurônico, que promovem o preenchimento e maior volume aos tecidos.

Conheça o Skindrops Hialu da CARE

Skindrops_Hialu

Você já ouviu falar do nosso Skindrops Hialu? Um sérum orgânico e vegano, com ação preenchedora e hidratação ultra leve, perfeito para você aplicar diariamente e cuidar da sua pele.

Além do ácido hialurônico vegetal presente nele, o Skindrops Hialu também possui ativos orgânicos antioxidantes que combatem os radicais livres enquanto tonificam a pele, melhoram a elasticidade e reduzem os poros e as linhas finas, tudo com uma formulação completamente limpa de toxinas. Qualquer pessoa pode usar o ácido hialurônico, tanto durante o dia quanto à noite!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.