Amazônia: fonte dos ativos naturais da CARE

Amazônia: fonte dos ativos naturais da CARE

O Dia da Amazônia é comemorado em 5 de setembro, sendo uma data para reafirmar a importância desse bioma e da preservação ambiental.

As riquezas da Amazônia incluem patrimônios materiais e imateriais da humanidade e a exploração consciente, sustentável e ecológica pode gerar benefícios a todos, incluindo aos povos tradicionais na região.

Pensando nas riquezas nativas no nosso país, a Amazônia se tornou uma fonte de ativos dos dermocosméticos da CARE. A seguir vamos falar mais sobre:

O que é o Dia da Amazônia?

O Dia da Amazônia foi criado por meio do projeto de Lei nº 11.621, aprovado em dezembro de 2007.

A data escolhida, 05 de setembro, foi uma homenagem à data de criação da província do Amazonas, em 1850, pelo então imperador D. Pedro II. A área corresponde atualmente ao território do estado do Amazonas.

O objetivo da criação do Dia da Amazônia é o de chamar atenção ao bioma, que é o mais extenso do país, promovendo conscientização e informando sobre as demandas relacionadas à preservação ambiental e desenvolvimento sustentável da região.

História da Amazônia

A Amazônia é a maior reserva natural do mundo, com quase 7 milhões de km² em nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

No Brasil são mais de 4 milhões de km² de floresta abarcando nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Apesar de a maior parte da floresta amazônica estar localizada no Brasil, ela é considerada um patrimônio da humanidade devido à sua importância na regulação climática e ambiental em todo o planeta.

Estima-se que a ocupação humana na Amazônia tenha começado a cerca de 14 mil anos. 

Cerca de 2 mil anos antes da chegada dos europeus a região era habitada por diversas sociedades indígenas com diferentes níveis de complexidade e desenvolvimento, com domínio de habilidades como a agricultura e cerâmica já há milhares de anos.

Após a chegada europeia à região, o território que hoje fica parte da Amazônia brasileira pertenceu aos espanhóis até a assinatura do Tratado de Madrid, em 1750, quando passou às mãos dos portugueses e foi estabelecida a Capitania de São José do Rio Negro.

Mesmo antes dos portugueses e do início da exploração das seringueiras para produção de borracha, a floresta já era invadida por diferentes países para exploração ilegal da madeira.

A região, em especial a capital do estado, Manaus, apresentou um grande crescimento e ampliação da infraestrutura entre os anos de 1890 e 1910 devido à exploração da borracha.

Atualmente, a Amazônia segue sendo alvo de exploração ilegal, especialmente da madeira, garimpo e agroindústria.

Estimativas do Greenpeace indicam que o equivalente a área de dois campos de futebol é desmatada por minuto na Amazônia.

E o contexto de exploração do território não está melhorando, pelo contrário. Houve um recorde de desmatamento na região no primeiro semestre de 2022, chegando a 4 mil km² desmatados,  de acordo com o IPAM (Índice de Pesquisa Ambiental na Amazônia).

A importância da Amazônia

O Dia da Amazônia visa dar mais visibilidade à importância desse bioma que ocupa 49,29% do território brasileiro.

No aspecto ambiental, a floresta amazônica tem um dos biomas mais ricos do mundo. Estima-se que sejam mais de 30 milhões de espécies, incluindo aves, insetos, mamíferos, anfíbios, répteis e outros. Destaca-se como bioma mãe de espécies como o boto-cor-de-rosa, peixe-boi, onça pintada, papagaios, tucanos, entre outros.

A Amazônia ainda conta com uma flora diversa. Estima-se que são mais de 14 mil espécies de plantas, incluindo árvores de grande porte, como a castanheira e as palmeiras, e outras localizadas em áreas inundadas, com destaque para a vitória-régia, um dos símbolos da região.

Essa rica biodiversidade apresenta elevado potencial medicinal e cosmético, desde que haja uma exploração responsável e sustentável, diferente da extração da madeira, na qual 95% da atividade baseia-se em técnicas predatórias.

A região também apresenta importância hídrica, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta. O rio Amazonas lança, por segundo, cerca de 175 milhões de litros de água no mar.

A região amazônica destaca-se ainda por seu valor humano e cultural, sendo lar de aproximadamente 33 milhões de pessoas, incluindo diversos povos indígenas que somam cerca de 1,6 milhões de pessoas.

Amazônia: fonte dos ativos da CARE

A riqueza da Amazônia pode ser explorada com consciência, sustentabilidade e desenvolvimento humano, incluindo os conhecimentos e a mão de obra da população local.

Parte dos habitantes do bioma está comprometida com a difusão dos saberes regionais, abrindo as portas da Amazônia com responsabilidade.

Com isso, diferentes ativos com potencial medicinal e aplicabilidade cosmética podem ser conhecidos. Entre eles:

  • óleo de Pracaxi: extraído das sementes da árvore de pracaxi garante a preservação da floresta. É rico em ácidos graxos e ação antioxidante; 
  • óleo de rosa mosqueta: também com extração a partir das sementes, é um ativo com alto poder hidratante devido às concentrações de ácidos graxos, efeito antioxidante, calmante, sendo indicado para peles sensíveis, e estímulo à produção de colágeno e elastina.
  • óleo de jojoba: é um ativo rico em ceramidas e também fonte de vitaminas A, B1, B2 e E e ácido mirístico. Tem poder hidratante e umectante, ajuda no combate aos radicais livres devido à ação antioxidante e tem efeito anti-inflamatório.

Esses são alguns dos ativos presentes nos dermocosméticos naturais, veganos, orgânicos e limpos da CARE.

Como parte do propósito da CARE de um autocuidado mais sustentável, atuamos junto às comunidades locais visando à preservação da biodiversidade da Amazônia em associação com o desenvolvimento humano e econômico da região.

Um best-seller do nosso catálogo é o Sérum Facial Hidratante e Iluminador Skindrops Glow, com rosa mosqueta na composição, além de probióticos, vitamina E natural, óleo de açaí orgânico, argila rosa, argila branca, lavanda e alecrim.

Glow

Essa composição natural faz com que o uso diário do sérum promova mais vitalidade à pele, ajudando na proteção contra a radiação solar, toxinas e demais agentes externos ao mesmo tempo em que combate os radicais livres e atua como anti-inflamatório.

Outro queridinho com ativos amazônicos é o Sérum Hidratante para Olhos Eye CARE, formulado com óleo de pracaxi e óleo de jojoba, poderosos antioxidantes naturais. Reduz bolsas, olheiras e linhas finas e tem aplicador de  pedra de jade, que melhora a microcirculação sanguínea da região.

eye care

Prove a pureza, a vitalidade e o poder da Amazônia na sua pele! Escolha se cuidar a beleza limpa da CARE! 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.