Clean Beauty: conheça a nova tendência de beleza limpa!

Clean Beauty: conheça a nova tendência de beleza limpa!

O movimento clean beauty está crescendo no Brasil e no mundo e especialistas indicam que esse é o futuro dos dermocosméticos e maquiagens.

Apesar da expansão do clean beauty, a falta de unidade na definição do termo faz com que muitas pessoas ainda tenham dúvida sobre o assunto. Pensando nisso, esse conteúdo vai abordar:

Entenda tudo sobre o movimento e o significado de clean beauty e como selecionar cosméticos limpos para sua rotina de beleza. Confira!

O movimento clean beauty é formado por marcas e consumidoras atentas às questões de saúde e ambientais envolvidas nas escolhas dos cosméticos e maquiagens usados no dia a dia.

O clean beauty é um reflexo de uma conscientização maior quanto aos produtos usados e a importância de formulações limpas que promovam mais saúde e bem-estar às consumidoras no longo prazo.

Apesar de não ser sinônimo, o movimento clean beauty é fortalecido por outras tendências no universo dos cosméticos, como produtos orgânicos, veganos e cruelty-free.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido pela Soil Association, por exemplo, revelou que:

  • 79% dos consumidores têm maior propensão a adquirir produtos orgânicos;
  • 41% optam pela beleza orgânica por preocupação com a sustentabilidade.

Outro estudo indicou que o termo beleza vegana já representa 13% das conversas sobre beleza, mas apenas 4% dos produtos disponíveis no mercado.

Apesar desses movimentos se fortalecerem, eles não significam diretamente clean beauty. Entenda essas particularidades a seguir e fique por dentro do universo de clean beauty!

Clean Beauty: o que é?

O termo clean beauty, ou beleza limpa, na tradução literal, não tem uma definição única, mas podemos entendê-lo como referente aos produtos dermocosméticos com formulações limpas, sem agentes tóxicos na composição.

Isso significa que o produto clean beauty é livre de uma série de componentes que podem causar prejuízos à saúde e desregulação, como:

  • parabenos;
  • sulfatos;
  • ftalatos;
  • petrolatos;
  • chumbo;
  • fragrâncias;
  • conservantes;
  • filtros químicos.

Esses componentes são controversos, sendo que estudos já comprovam malefícios às consumidoras, como alergias, alterações e distúrbios hormonais, concentração de minerais pesados no organismo e outros.

Dessa forma, o movimento clean beauty é alinhado com a superação do uso desses ingredientes nas formulações de cosméticos, mas podem ser usados compostos sintéticos ou mesmo de origem animal.

Com isso, um cosmético classificado como clean beauty não necessariamente terá componentes orgânicos, naturais, veganos e cruelty-free.

Caso a consumidora esteja alinhada com esses princípios, deverá buscar informações adicionais na formulação do produto e nos valores da marca.

Também faz parte do movimento clean beauty ser uma empresa transparente, comprometida e ética com os consumidores, nomeando e informando de forma clara e objetiva os componentes das formulações.

Para muitos especialistas em beleza limpa, algumas empresas estão investindo em formulações limpas, alinhadas ao clean beauty, mas que não seguem os demais movimentos de beleza natural.

Alguns nomeiam essa prática de greenwashing, ou seja, empresas que apenas revestem suas práticas, desenvolvendo formulações limpas, mas sem um real alinhamento com o movimento clean beauty.

Dessa forma, é importante que a consumidora avalie o que é relevante para ela, considerando se a marca atende aos seus princípios e garante uma formulação eficiente, mas segura.

Quais são os benefícios da Clean Beauty?

O crescimento do movimento de Clean Beauty não é injustificado, uma vez que vários benefícios podem ser observados pelas consumidoras desde os primeiros usos.

Além disso, as vantagens do clean beauty estendem-se ao meio ambiente devido à proposta de consumo consciente e transparente envolvido na política das marcas e entre as adeptas desse estilo de vida transformador.

Estética

Os benefícios estéticos são os primeiros e uma preocupação importante de quem adere aos cosméticos da beleza limpa, afinal, eles precisam entregar os resultados estéticos esperados.

Os benefícios com a aparência devem-se ao fato de que os produtos de beleza limpa, seja com componentes sintéticos ou de origem natural, são resultado de pesquisas e desenvolvimento tecnológico.

Isso significa que é um equívoco pensar que beleza limpa é sinônimo de produto artesanal. Muitas marcas, como a CARE Natural Beauty, investem intensamente em pesquisas para formulações mais limpas, seguras e eficientes.

Além disso, as vantagens estéticas também são observadas com a redução de quadros de alergias, queimaduras ou irritações na pele decorrentes de formulações com agentes tóxicos na composição.

Leia mais:

Batom vegano: o que é, por que usar e quais os benefícios

Dermomake: o que é e para que serve

Saúde

A estética é um benefício inicial dos cosméticos do clean beauty, mas não o único. Ao remover elementos tóxicos e controversos das formulações, o movimento visa a manutenção da saúde e bem-estar das consumidoras no longo prazo.

Um dos aspectos mais críticos de formulações “sujas” são seus riscos de longo prazo à saúde.

Segundo o médico e especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Luiz Perez, produtos alergênicos podem agravar a condição de uma pele sensível ou com alguma condição específica.

"Ingredientes suaves e não irritativos são mais adequados para peles sensíveis ou propensas ao melasma, por exemplo", explica ele.

Para quem tem espinhas e cravos no rosto, produtos Clean Beauty também são ótimas alternativas, porque são livres de substâncias tóxicas que, eventualmente, podem causar o agravamento do quadro.

Para se ter uma ideia - e, indo para além da pele -, os parabenos, presentes em muitas formulações de dermocosméticos, inibem a ação do estrogênio, aumentando os níveis desse hormônio no organismo.

No longo prazo, essa elevação do estrogênio está relacionada à divisão celular e chances aumentadas de câncer de mama, ovário e útero.

Veja também: Toxinas de cosméticos e Síndrome do Ovário Policístico: qual a relação e como tratar?

Outro componente perigoso é o chumbo, que, apesar de não inserido na formulação, pode contaminar outros componentes e está presente em mais de 650 produtos, como protetores solares químicos, bases, esmaltes e batons.

No longo prazo, o acúmulo de chumbo no organismo está associado ao desenvolvimento de problemas neurológicos, riscos aumentados de aborto espontâneo e alterações na fertilidade.

Portanto, o comprometimento do movimento clean beauty em abolir esses componentes da formulação de cosméticos é uma vitória à saúde das consumidoras, que passam a ter opções limpas e eficientes.

Conscientização

Como visto, apesar de clean beauty não ser sinônimo de produto natural, orgânico ou vegano, é comum que esses atributos andem juntos.

clean-beauty-serum-care

O clean beauty é um movimento comprometido não apenas com cosméticos com formulações limpas, seguras e transparentes, mas que também promove uma maior conscientização sobre o consumo e o impacto ambiental e social.

Com isso, é mais comum encontrar cosméticos limpos que usem embalagens biodegradáveis, com programas de descarte consciente e com produtos que respeitem e valorizem sazonalidades e produção local.

Confira também:

Embalagem em refil: por que usar e quais seus benefícios?

Blue Beauty: conheça esse movimento sustentável

Julho sem Plástico: o que é e para que serve esse movimento!

Quais ingredientes são clean beauty?

Os cosméticos clean beauty podem ter diversos ingredientes extraídos de plantas, sintéticos ou de origem animal.

No caso da CARE Natural Beauty, além de limpos, os ingredientes são veganos, cruelty-free, orgânicos e naturais, podendo ser usados em todos os tipos de pele: oleosaseca, mista, acneica e madura.

As formulações dos produtos contam com poderosos ingredientes naturais, como ácido hialurônico vegetal, óleo de girassol, óleo de pracaxiargila branca, entre outros ativos nobres que unem o poder da natureza com o da tecnologia.

Nossa linha de skincare e maquiagem clean beauty cuidam da pele com toda a delicadeza da natureza, mas com a potência da tecnologia para você obter os melhores resultados.

Aqui vão produtos queridinhos da CARE que previnem e combatem o envelhecimento precoce a partir dos 30 anos, especialmente, em peles maduras:

clean-beauty-care

Instant Eye Lift

O Instant Eye Lift é um sérum clean beauty para a área dos olhos, ou seja, livre de toxinas, e que promove efeito lifting imediato, além de ser antiaging no médio e longo prazo. Conheça a formulação:

  • EPS Seafil 2%: exopolissacarídeo (EPS) marinho sintetizado em laboratório a partir de uma pequena amostra de plâncton Mer d’Iroise, na França;
  • Linefill 3%: ativo obtido a partir de sementes do sésamo/gergelim, que promove hidratação da pele;
  • Easyliane2%: composto desenvolvido a partir do micro-organismo Rhizobium, presente na raiz de plantas e 100% natural;
  • TENS UP 10%: composto hidrocolóide obtido a partir de açúcares da raiz da chicória e da Tara, responsável pelo efeito lifting do sérum.

O Instant Eye Lift pode ser usado duas vezes por dia na rotina de skincare vegano  e sua tecnologia promove efeito lifting instantâneo na região dos olhos, somado ao efeito de tratamento para redução das marcas de expressão e rugas.

Skindrops Filler

O Skindrops Filler é um sérum preenchedor natural, vegano e com formulação clean beauty, livre de componentes tóxicos e com performance comprovada. Sua composição inclui:

  • EPS Seafill 2%: exopolissacarídeo (EPS) marinho sintetizado em laboratório a partir de uma pequena amostra de plâncton Mer d’Iroise, na França;
  • Linefill 3%: ativo vegetal produzido a partir de sementes de gergelim, que hidrata a pele e atua no processo de adipogênese;
  • óleo essencial de alecrim 0,15%;
  • óleo essencial de lavanda 0,15%.

O Skindrops Filler promove uma pele viçosa, hidratação, firmeza e elasticidade à pele, reduz a profundidade de rugas, possui efeito preenchedor com aumento do volume facial e suaviza linhas finas.

Portanto, os cosméticos clean beauty da CARE entregam resultados desde o primeiro uso e são comprometidos com a saúde das consumidoras e um consumo mais consciente, natural e saudável.

São totalmente seguros para crianças, gestantes, lactantes e pessoas em tratamento de quimioterapia.

Veja também: 

Produtos para o rosto na gravidez: saiba quais usar

Outubro Rosa: cosméticos sem toxinas para pacientes em tratamento contra câncer

A marca também é mundialmente reconhecida pelo minimalismo, concentrando o máximo de ativos nas formulações em cada produto, além de maquiagens multifuncionais para maior praticidade no dia a dia.

“Lançamos fórmulas eficazes para que a pessoa não necessariamente precise ter um produto para cada coisa, tendo aquela rotina gigante, já que ninguém tem tempo mais a perder”, afirma Patrícia Camargo, cofundadora da CARE.

Além da linha de SkinCARE, 100% limpa e de alta performance, outro forte da marca é a linha de maquiagem glow, com produtos Clean Beauty que deixam a pele radiante e naturalmente iluminada.

Clique aqui para conhecer nossos queridinhos glow e brilhe muito por aí!

Para saber mais sobre Clean Beauty, assista ao nosso vídeo no canal do YouTube: 

E aí? Gostou do conteúdo? Deixe seus comentários logo abaixo para sabermos o que você achou!

Agora que você já sabe tudo sobre Clean Beauty, que tal dar uma olhadinha em mais assuntos relacionados a esse universo limpo?

Tom e subtom de pele: o que é, quais são e como descobrir o seu

Bruma: o que é, para que serve e como usar

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.