Blue Beauty: conheça esse movimento sustentável

Blue Beauty: conheça esse movimento sustentável

O movimento sustentável alcançou diferentes esferas nos últimos anos e não é diferente com a beleza, que tem diferentes iniciativas como greenwashing, clean beauty, green beauty e mais recentemente, o blue beauty.

Quanto mais criamos consciência sobre as questões ambientais que nos rodeiam, maiores são as oportunidades de progredir e tornar o universo da beleza cada dia mais sustentável.

Pensando nisso e no fato de ser um movimento consideravelmente recente, preparamos esse conteúdo para falar sobre:

Continue a leitura e entenda o que é blue beauty, como ele ajuda o nosso planeta e o que a CARE faz para contribuir positivamente com esse movimento!

Maquiagem vegana da CARE Natural Beauty

blue beauty_1

Com tantos movimentos novos comprometidos com a causa ambiental, como o greenwashing, clean beauty e green beauty, o blue beauty, ou beleza azul,  é relativamente recente. 

O blue beauty preocupa-se com as transformações climáticas e ambientais causadas pela poluição nas redes hídricas, como rios, mas com foco nos oceanos, especialmente devido ao plástico.

Em um primeiro momento do movimento blue beauty, a preocupação focava-se no uso de sacolas plásticas e também no de canudos descartáveis.

Associado aos movimentos sustentáveis da beleza, diversas práticas já passaram por mudanças, como:

  • proibição das microesferas de plástico, como as usadas em glitter;
  • substituição do algodão pelos discos de crochê;
  • lenços de remover maquiagem se transformando em opções biodegradáveis.

Outras mudanças voltadas para o movimento da beleza limpa, verde e consciente vão desde como os cosméticos são desenvolvidos,  sendo cruelty-free (livres de exploração animal), mas também redução do uso de embalagens de plástico, incentivo ao uso de refil e definição de processos logísticos mais sustentáveis.

O impacto do plástico no oceano!

plástico no oceano

Para se ter uma ideia da dimensão dos impactos ambientais causados pelo uso excessivo e pelo descarte incorreto de plásticos, estima-se que, em 2050, o mar terá mais peso em plástico do que em vida marinha!

Além disso, um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que, a cada ano, oito milhões de toneladas de plástico têm as águas dos oceanos como destino final, matando em torno de 100 mil animais marinhos.

Mundialmente, são produzidos mais de 120 bilhões de unidades de embalagens de cosméticos por ano, muitas das quais nem sequer chegam a ser recicláveis.

É um número preocupante, e, ainda que façamos a nossa parte na melhor das intenções, nem sempre aquela garrafa plástica que jogamos no lixo reciclável será realmente reciclada. Por isso, além do descarte consciente, é necessário pensarmos além!

Vamos conferir juntas?

A existência de diversos movimentos sustentáveis, dos quais o blue beauty é apenas um, deve-se à importância de repensarmos o consumo e as práticas cotidianas, colocando o impacto ambiental no centro das decisões. Mas, por quê?

  • controle do aquecimento global, responsável pelas temperaturas extremas de calor e de frio;
  • enfrentamento às mudanças climáticas que causam, além das alterações na temperatura, fenômenos ambientais, como tornados, derretimento das calotas polares e outros;
  • resposta coletiva ao colapso climático, buscando, ao menos, retardar problemas ambientais que podem ser irreversíveis;
  • viabilidade de um futuro digno às próximas gerações;
  • manutenção da flora e fauna, reduzindo o impacto humano sobre o ambiente que resulta na extinção.

Portanto, a sustentabilidade tem sim um foco no meio ambiente, mas ela também expressa um comprometimento com as futuras gerações, pois as mudanças climáticas podem apresentar riscos sociais, políticos e econômicos no longo prazo.

Como posso fazer a minha parte?

sustentabilidade

Para que o movimento blue beauty e demais ações em prol da sustentabilidade do planeta sejam suficientes é essencial que haja um comprometimento coletivo, com cada um fazendo a sua parte.

O senso crítico e a autorresponsabilidade são práticas fundamentais para que os movimentos sustentáveis tenham adesão. Algumas práticas do dia a dia alinhadas ao blue beauty incluem:

  • busque, sempre que possível, reutilizar as embalagens de produtos plásticos, como optando pelos refis;
  • reduza o consumo de produtos com embalagens plásticas;
  • defenda mudanças legais que garantam redução do uso de plástico e menor impacto ambiental no sistema hídrico como um todo;
  • estabeleça estratégias diárias para redução da produção individual e familiar de lixo;
  • apoie marcas que incentivam a produção e a entrega de produtos de forma mais sustentável, como retirando plástico dos processos de produção e logística.

Leia também: Consumo Consciente: saiba o que é, e como praticar!

Saiba o que a CARE faz para apoiar o blue beauty

O ritual de selfCARE não envolve apenas o cuidado com o nosso corpo, mas também nos faz refletir sobre os impactos negativos que alguns produtos causam na natureza e que, consequentemente, nos afetam.

Por isso, a CARE tem como prioridade o cuidado no modo geral e apoia o movimento blue beauty, utilizando alta tecnologia e ativos naturais para criar produtos que, além de cuidar da natureza, também contribuem com a saúde do nosso organismo.

Todas as embalagens dos nossos cosméticos são feitas com materiais recicláveis. Também contamos com papel biodegradável e sacolas feitas de cana-de-açúcar.

Fazemos tudo isso em respeito ao meio ambiente e a tudo de incrível que ele nos proporciona. Por isso, estamos sempre atualizados, buscando cada vez mais resultados satisfatórios dos processos de reciclagem em parceria com a EuReciclo.

refis da CARE

E, claro, não podemos esquecer de mencionar que disponibilizamos o formato refil dos nossos produtos de skinCARE. Dessa forma, não é necessário descartar a embalagem do produto quando ele acaba: basta reutilizá-la, adquirindo um refil!

Viu que prático? O nosso bolso agradece, a saúde e a natureza também!

Leia também: Relatório EuReciclo: o impacto positivo gerado pela CARE

Quer ajudar o planeta? Então vamos juntas!

Entender a responsabilidade que temos com o meio ambiente e a preservação ambiental é extremamente importante. É para isso que a CARE trabalha dia após dia, trazendo novidades de produtos naturais, orgânicos, veganos, cruelty-free e, claro, sustentáveis!

Reduza, repense, responsabilize-se, reaproveite e recicle! Vamos juntos salvar o planeta?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.