Embalagem em refil: por que usar e quais seus benefícios?

Embalagem em refil: por que usar e quais seus benefícios?

Beleza e sustentabilidade nunca caminharam tão juntas como nos últimos anos. Cada vez mais, tanto a indústria cosmética quanto o consumidor estão se conscientizando de que não basta apenas cuidar da estética, mas, aliado a isso, é preciso usar produtos com apelos sustentáveis para que a cadeia sustentável esteja completa.

As mudanças dos nossos comportamentos de consumo têm resultado em movimentos mundiais, como o de Consumo Consciente e o Blue Beauty, que surgiram justamente para reverter esse quadro de criticidade ambiental e dar um respiro ao nosso planeta.

Para se ter uma ideia, você sabia que, atualmente, o consumo dos recursos naturais é cerca de 75% maior do que a Terra é capaz de regenerar? Isso significa que precisaríamos de 1,7 planetas para sustentar os atuais padrões de consumo do mundo!

Outro dado super preocupante é que se estima que, em 2050, o mar tenha mais peso em plástico do que em vida marinha! Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que, a cada ano, oito milhões de toneladas de plástico têm as águas dos oceanos como destino, matando em torno de 100 mil animais marinhos.

O desgaste do planeta Terra vem se acelerando rapidamente, e o que temos feito para frear esse processo destrutivo?

Leia esse post até o final e saiba mais sobre:

  • Os impactos negativos das embalagens convencionais

Todo produto depois, que é utilizado, necessita de uma correta destinação, o que nem sempre acontece. Aliás, o que raramente acontece!

Neste sentido, a poluição plástica é um dos principais problemas ambientais da atualidade e uma prática capaz de diminuir o impacto ambiental do plástico é adquirir refil de produtos na área de cosméticos.

Você tem ideia de para onde vai o seu lixo pessoal? A reciclagem é muito importante para reduzir o impacto ambiental.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que a produção de resíduos sólidos no Brasil está estimada em torno de 160 mil toneladas por dia, sendo apenas 31,9% materiais recicláveis.

Para minimizar o impacto de tais produtos, existem algumas alternativas, como o investimento em programas de conscientização sobre a importância da reciclagem e destinação correta de materiais, estímulo à utilização de sacolas retornáveis sempre que possível e o uso de embalagens do tipo refil.

As embalagens refil, normalmente, são produzidas em materiais como o polietileno (PE) e o polipropileno (PP), que são facilmente recicláveis e têm baixo custo. Isso reduz o preço final do produto e contribui para que o consumidor se interesse pela alternativa.

  • O que é consumo consciente?

reciclar
Mundialmente, são produzidos mais de 120 bilhões de unidades de embalagens de cosméticos por ano, muitas das quais nem sequer chegam a ser recicláveis. É um número preocupante, e, ainda que façamos a nossa parte na melhor das intenções, nem sempre aquela garrafa plástica que jogamos no lixo reciclável será realmente reciclada. Por isso, além do descarte consciente, é necessário pensarmos além!

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2018 identificou que 41% dos participantes entendiam o consumo consciente como práticas para mitigar o desperdício e as compras desnecessárias.

De fato, o termo pode ser compreendido assim, mas envolve também questões mais amplas.

O consumo consciente considera também o comprometimento ambiental e ecológico dos produtos e serviços, desde a matéria-prima até seu processo produtivo, inclui a economia de recursos como por meio do uso dos produtos até o fim da vida útil e a reciclagem.

O consumidor consciente também é comprometido com o bem-estar das sociedades atuais, mas também das futuras gerações e busca desatrelar esse sentimento de satisfação com a prática excessiva do consumo.

A prática, portanto, é inversa ao consumo compulsivo e acumulador, tanto por fatores socioambientais como também considerando o bem-estar físico, mental e financeiro do indivíduo, visto que o endividamento pessoal e familiar é um problema social complexo na nossa sociedade.

Assim, o consumidor consciente entende que desempenha um papel individual, mas associado a esse movimento, para buscar equilibrar seu consumo pessoal ao impacto proporcionado ao meio ambiente, buscando a minimização das práticas negativas.

Assim, o consumo consciente é mais do que um movimento ou um tipo de consumo, mas trata-se de um estilo de vida. O aspecto positivo é que mais pessoas estão comprometidas com o consumo consciente.

  • Como adotar práticas sustentáveis?

sustentabilidade

Apesar de muitas pessoas associarem o consumo consciente a um retiro no meio da natureza, a realidade é muito mais prática do que isso e são as atividades do dia a dia que vão promover uma transformação sólida.

Dessa forma, ainda que uma filosofia de vida mais natural e minimalista possa sim refletir os princípios do movimento, o fundamental é difundir que todas as pessoas podem ter práticas de consumo mais conscientes.

  • Planeje suas compras
  • O consumo consciente tem tudo a ver com o que compramos. Na verdade, trata-se de um movimento que visa transformar a relação com a pose, entendendo as implicações sociais e ambientais de toda a cadeia produtiva.

    Dessa forma, invista em planejamento das suas compras. Como? Faça uma lista de tudo o que você quer comprar (cosméticos, maquiagens, perfumes, roupas, acessórios e até eletrodomésticos e itens de decoração para casa) e reflita sobre a necessidade e utilidade de cada item.

  • Avalie os impactos de seu consumo
  • Quando for avaliar a sua listinha de compras, reflita sobre a cadeira produtiva dos itens desejados. Isso não significa gastar horas em cada item, calma.

    A dica aqui é considerar como o meio ambiente e sociedade são impactados por seus hábitos e escolhas de consumo.

    Um exemplo, você quer um creme facial... que tal buscar uma marca natural, comprometida ambientalmente, que usa matéria-prima nativa, valoriza a mão de obra local e reduz os impactos negativos na cadeia produtiva?

    Provavelmente, esse processo vai te ajudar a escolher marcas mais responsáveis e inclusive se envolver e conectar mais com suas seleções, garantindo produtos que tenham mais a ver com você e seu estilo de vida.

  • Reutilize produtos e embalagens
  • Um dos principais sintomas do desperdício da sociedade atual é que muitas vezes comprar um novo é mais barato ou prático do que consertar o que está quebrado.

    Portanto, evite esse tipo de prática e busque, sempre que possível, consertar e reutilizar itens no dia a dia.

  • Reduza o consumo de produtos de origem animal
  • O consumo consciente não pressupõe o veganismo ou uma alimentação vegetariana, no entanto, a consciência sobre os problemas ambientais do planeta passa por compreender os impactos negativos da exploração animal.

    Dessa forma, é possível comprometer-se com pequenas iniciativas, como a segunda sem carne, ou fazer transformações mais profundas no seu estilo de vida, como por meio do veganismo.

    Além disso, evitar o consumo de produtos de origem animal, como o couro, lã, cera de abelha, pena de ganso etc. é uma opção acessível, da mesma forma que evitar o uso de produtos testados em animais, como muitos dermocosméticos.

    • A importância do uso de refis

    refis

    Um ponto muito importante a se pensar é: quando você compra um produto, costuma verificar se ele possui refil? Essa opção possibilita aos consumidores trocarem apenas o conteúdo na próxima compra, o que significa menos embalagens e geração de resíduos sólidos no meio ambiente. 

    Esse olhar mais consciente ao renovar o estoque do seu produto preferido também se reflete no seu bolso. Isso porque, além de terem menos plástico em sua composição, os refis custam, em média, 20% a menos do que os itens regulares.

     

    Diversas empresas, principalmente do setor de cosméticos, estão investindo cada vez mais nos produtos com refil, mais práticos, econômicos e sustentáveis. 

    Portanto, não descarte; reutilize!

     

     

    Alguns benefícios em usar refis:

    • menor custo de produção de embalagens, o que contribui para a redução de preço do produto;
    • otimização dos estoques, uma vez que os produtos em refil têm volume menor e ocupam menos espaço;
    • em muitos casos, o refil contém o produto concentrado, aumentando a sua vantagem econômica;
    • maior fidelização do consumidor, seja em função dos preços menores, seja por afinidade com a postura sustentável da marca.
    • Como a CARE Natural Beauty cuida do meio ambiente

    Várias marcas já se deram conta das vantagens da adoção de embalagens refil, como a economia, melhor custo para o consumidor, posicionamento da marca como ambientalmente responsável, entre outros.

    A CARE Natural Beauty está sempre atualizada em relação a isso, buscando cada vez mais resultados satisfatórios dos processos de reciclagem em parceria com a EuReciclo, instituição que tem como base a compensação ambiental aplicada à logística reversa das empresas, tendo como principal missão contribuir com um mundo mais sustentável.

    Essa compensação trabalha encaminhando, de forma ambientalmente correta, uma quantidade de resíduos equivalente às embalagens dos produtos que uma empresa adiciona no mercado.

    Para operacionalizar todo o processo, sem que ocorram erros e de maneira confiável, primeiro a EuReciclo homologa os operadores que fazem a triagem e a destinação das embalagens, verificando, por meio de notas fiscais e documentos em geral, a origem pós-consumo e o destino do material.

    Com isso, a empresa ajuda seus clientes a alcançarem a meta estabelecida pela legislação brasileira com relação à destinação correta de, no mínimo, 22% das embalagens referente ao total colocado no mercado.
    Refis_SunCARE Powder
    A CARE possui uma linha completa de cosméticos para todos os tipos de pele que são naturais, orgânicos e veganos. Para cada produto, a empresa desenvolveu refis em alumínio, material que tem ciclo infinito de reciclagem, baixo consumo de água para sua produção e mínimos impactos ao meio ambiente.

    Algumas opções de refis são:
      • Refil CARE Mist: água de beleza que pode ser usada na tonificação, hidratação, revitalização da pele e finalização da make;
      • Refil Eye CARE: sérum hidratante para região dos olhos que promove nutrição, amenização de sinais e combate ao envelhecimento precoce, bolsas e olheiras;
      • Refil SunCARE Powder: pó translúcido com poder FPS 30, que oferece alta proteção contra as radiações UVB e UVA e auxilia a prevenir queimaduras solares, o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce da pele ocasionado pela exposição ao sol.
      • Refil Skindrops Filler: sérum preenchedor natural, vegano e com formulação High Clean Beauty: completamente livre de toxinas e com performance comprovada.
      • Refil Instant Eye Lift: tratamento preenchedor para área dos olhos com efeito lifting imediato natural, vegano e com formulação livre de toxinas, que reduz linhas e rugas a curto, médio e longo prazo.

      sustentabilidade_2

      Portanto, se você quer caminhar conosco em busca de um consumo consciente, opte pelo uso de refis e venha conhecer nossos produtos! 
      #weCAREaboutPlanet

      Para saber mais sobre nossas embalagens recicláveis, assista ao vídeo no nosso canal do YouTube:  

      Deixe um comentário

      Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.