Espinhas no rosto: o que pode ser, o que causa e como tratar

Espinhas no rosto: o que pode ser, o que causa e como tratar

Você tem espinhas no rosto e não sabe como tratar? Esse conteúdo vai te mostrar tudo o que fazer

Ter espinhas no rosto pode ser frustrante, mas com os cuidados e o tratamento adequado, é possível controlar a acne e melhorar a aparência da pele.

Entender as causas das espinhas no rosto e adotar uma rotina de skincare consistente pode fazer uma grande diferença. Além disso, é importante saber quando procurar um dermatologista para receber orientação médica.

Nesse conteúdo, vamos te mostrar tudo isso e mais um pouco:

Lembre-se: ter espinhas no rosto não é o fim do mundo, e, com as opções de tratamento disponíveis, você pode ter uma pele saudável e bonita. Venha saber como!

Espinhas no rosto: o que são

Ter espinhas no rosto pode ser uma experiência frustrante e desconfortável para muitas pessoas. Mas o que exatamente é uma espinha?

Simplificando, uma espinha é uma inflamação da pele que resulta em uma protuberância vermelha e dolorosa no rosto.

Essas protuberâncias são causadas por uma combinação de óleo em excesso, bactérias e células mortas da pele, obstruindo os poros.

O significado de espinhas no rosto

As espinhas no rosto podem ter diferentes significados para as pessoas. Para alguns, elas são apenas uma parte normal da adolescência e desaparecem com o tempo.

Para outros, podem ser um sinal de desequilíbrio hormonal ou problemas de saúde subjacentes. Independentemente do significado pessoal, ter espinhas no rosto pode afetar a autoestima e a confiança de uma pessoa, e por isso é tão importante tratar da forma correta.

espinhas-no-rosto-mulher

Muitas espinhas no rosto de repente: o que pode ser

Se você notar um grande número de espinhas no rosto de repente, pode ser assustador e confuso. Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer:

  • aumento da produção de óleo na pele devido a alterações hormonais. Isso pode ocorrer durante a puberdade, menstruação ou gravidez
  • certos medicamentos
  • estresse
  • maus hábitos de cuidados com a pele também podem desencadear um surto de espinhas no rosto.

Você sabia que espinha em cada parte do rosto tem um significado diferente?

Cada região do rosto tem muito a dizer sobre o que pode estar acontecendo com o corpo. Veja o significado de cada uma delas:

Espinhas no queixo

As espinhas no queixo são particularmente comuns em mulheres e podem estar relacionadas a flutuações hormonais. Essas espinhas tendem a ser grandes, dolorosas e podem estar cheias de pus.

Por isso, uma das principais causas das espinhas no queixo é o desequilíbrio hormonal, especialmente durante o ciclo menstrual.

Além disso, tocar constantemente no queixo ou apoiar a mão nele pode transferir óleo e bactérias para a pele, causando o aparecimento de espinhas nessa região.

Veja também: Acne hormonal: entenda as causas e qual o melhor tratamento

Espinha na testa

As espinhas na testa são um problema comum para muitas pessoas. Elas podem ser causadas por uma série de fatores, incluindo oleosidade excessiva, suor, uso de produtos capilares comedogênicos e até mesmo o estresse.

O uso de bonés, chapéus ou faixas apertadas na testa pode obstruir os poros e levar ao aparecimento de espinhas.

Espinha no pescoço

As espinhas no pescoço podem ser incômodas e difíceis de tratar devido à sensibilidade da pele nessa região.

Elas podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo suor, fricção com roupas, produtos de higiene pessoal comedogênicos, isto é, que tem maior possibilidade de entupir poros, e até mesmo a transferência de óleo e bactérias das mãos para o pescoço.

Para tratar as espinhas no pescoço, é importante manter a pele limpa, evitar produtos comedogênicos e usar roupas de tecidos respiráveis.

Espinha interna no nariz

Uma espinha interna no nariz pode ser extremamente desconfortável e dolorosa. Essas espinhas são causadas quando os poros ficam obstruídos e a infecção se desenvolve abaixo da superfície da pele.

Uma das principais causas das espinhas internas no nariz é a produção excessiva de óleo, que pode ser agravada pelo uso de produtos inadequados para o rosto.

Para tratar uma espinha interna no nariz, é importante não espremê-la e aplicar compressas quentes para ajudar na recuperação.

Espinha na bochecha

As espinhas nas bochechas podem ser bastante frustrantes, especialmente porque essa área é mais visível. Elas podem ser causadas por uma combinação de fatores, incluindo oleosidade excessiva, bactérias, uso de produtos comedogênicos e até mesmo a transferência de sujeira e bactérias das mãos para o rosto.

Além disso, certos hábitos, como apoiar a mão na bochecha ou usar telefones sujos podem contribuir para o aparecimento de espinhas nessa região.

espinhas-no-rosto-pele-acneica

O que causa espinhas no rosto

Existem várias causas para o aparecimento de espinhas no rosto. Uma das principais é o aumento da produção de óleo na pele, que pode ser causado por flutuações hormonais, estresse, uso de certos medicamentos e até mesmo maus hábitos de cuidados com a pele.

A presença de bactérias na pele e o acúmulo de células mortas podem obstruir os poros e levar ao aparecimento de espinhas.

Veja também: 

Cravos no rosto: o que são, como evitar e como tirar

O que é bom para tratar espinhas no rosto

Existem várias opções de tratamento para espinhas no rosto, dependendo da gravidade e da causa subjacente. Algumas opções incluem o uso de produtos tópicos contendo ingredientes como ácido salicílico, peróxido de benzoíla, ácido glicólico, ácido lático ou niacinamida.

É importante manter a pele limpa e evitar o uso de produtos comedogênicos. Em casos mais graves, um dermatologista pode prescrever medicamentos orais ou realizar procedimentos específicos, como extração de comedões ou terapia a laser.

Quais doenças causam espinhas no rosto

Embora as espinhas sejam frequentemente associadas à acne, existem algumas doenças que podem causar o aparecimento de espinhas no rosto.

Uma delas é a rosácea, uma condição crônica que causa vermelhidão, inflamação e espinhas.

Outra doença é a acne fulminante, que é uma forma grave de acne que pode causar dor intensa, feridas abertas e cicatrizes. É importante consultar um dermatologista para um diagnóstico adequado se você estiver preocupado com o aparecimento de espinhas no rosto.

Leia também:

Manchas vermelhas na pele: o que pode ser e quais os tipos

Foliculite: o que é e como tratar!

Tratamento caseiro para espinhas no rosto

Existem vários tratamentos caseiros que podem ajudar a reduzir o aparecimento de espinhas no rosto:

  • aplique uma compressa quente na área afetada para ajudar a abrir os poros e aliviar a inflamação;
  • use produtos naturais, como óleo de tea tree, aloe vera ou mel, que têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias;
  • mantenha uma rotina de cuidados com a pele consistente, incluindo limpeza regular, esfoliação suave e hidratação adequada.
Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Como evitar espinhas no rosto

Embora seja impossível evitar completamente o aparecimento de espinhas no rosto, existem algumas dicas que podem ajudar a minimizar o risco:

1. Mantenha uma rotina de cuidados com a pele consistente

Inclua limpeza regular, esfoliação suave e hidratação adequada.

2. Evite tocar constantemente no rosto e procure manter as mãos higienizadas

Lave as mãos com frequência para evitar a transferência de óleo e bactérias.

3. Não use produtos comedogênicos e mantenha uma dieta equilibrada

Dê preferência ao uso de cosméticos oil-free, livre de toxinas na composição e alimente-se com uma dieta rica em frutas, legumes e água.

4. Busque pela ajuda de um dermatologista sempre que necessário

Embora muitas espinhas no rosto possam ser tratadas com cuidados caseiros e produtos de venda livre, em alguns casos pode ser necessário procurar a ajuda de um dermatologista.

Por isso, se você notar outros sintomas, como vermelhidão intensa, inchaço ou feridas abertas, é importante buscar atendimento médico imediato.

Produtos de skincare para espinhas no rosto

Para manter a pele saudável e prevenir o aparecimento de espinhas no rosto, é importante adotar uma rotina de cuidados com a pele consistente. Isso inclui limpeza suave com um produto adequado para o seu tipo de pele, esfoliação regular para remover células mortas e hidratação adequada para evitar o ressecamento.

espinhas-no-rosto-skincare

Além disso, evite o uso de produtos comedogênicos e sempre use protetor solar para proteger a pele dos danos causados pelo sol.

Leia mais: 

Protetor solar no inverno: por que e como usar

Protetor solar líquido ou em pó: qual o mais indicado para você?

Conheça o Kit Pele Acneica da CARE

Se você está lutando contra espinhas no rosto e busca uma solução eficaz, conheça o Kit Pele Acneica da CARE Natural Beauty, marca vegana, cruelty-free e 100% livre de toxinas para o corpo e o planeta.

espinhas-no-rosto-kit-pele-acneica-care

Esse kit é especialmente formulado para ajudar a controlar a acne, reduzir o aparecimento de espinhas e promover uma pele mais saudável.

Com ingredientes ativos comprovados, o Kit Pele Acneica pode ajudar a melhorar a aparência da sua pele e restaurar sua confiança.

Experimente hoje mesmo e diga adeus às espinhas no rosto! Aproveite para conhecer toda a linha de produtos CARE e se cuidar com a beleza limpa que toda pele ama e precisa!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.