Protetor solar líquido ou em pó: qual o mais indicado para você?

Protetor solar líquido ou em pó: qual o mais indicado para você?

Todos sabem que para garantir a saúde do organismo de forma geral, a solução não é se esconder do sol, mas sim, ter uma exposição segura e cuidados contínuos com a pele, evitando períodos do dia de maior intensidade da radiação e usar sempre protetores solares, até mesmo dentro de casa ou no trabalho.

Com a ampliação da oferta de fotoprotetores no mercado, é natural que você fique na dúvida sobre qual deles usar e não saiba exatamente quais as diferenças entre eles.

O fato é que o uso de um tipo de protetor solar não necessariamente deve anular o outro, pois tanto o líquido quanto o em pó - aliados ao fato de serem físicos ou químicos - se complementam no processo de fotoproteção ao longo do dia.

Neste post, você vai conferir:

Continue com a gente e saiba qual é o tipo mais recomendado para a sua pele.

protetor solar em pó

É melhor usar protetor solar líquido ou em pó?

A proteção solar depende diretamente do tipo de fotoprotetor utilizado, e muitas vezes o consumidor não tem ideia nem do tipo nem da quantidade de protetor que deve ser aplicada.

Para garantir uma maior proteção em exposições solares diretas, como em praias, piscinas ou atividades ao ar livre, aconselha-se utilizar como primeiro passo a fotoproteção na forma de loção, ou líquida, principalmente para pessoas com problemas de pele, como melasma ou vitiligo, ou que tenham a pele muito clara.

Nestes casos, o uso do protetor solar em pó é recomendado em conjunto com outros protetores e pode ser muito útil para casos específicos. Se você trabalha em um escritório, na frente de um computador, por exemplo, é uma ótima pedida, mas se tiver exposição ao sol por muito tempo, o pó com filtro vai ser apenas um complemento da fotoproteção.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

O protetor solar em pó ajuda a proteger contra a luz visível e tonaliza a pele, disfarçando imperfeições e proporcionando um efeito mate. É ideal para o dia a dia, pois garante um efeito natural. Possui textura fina e não oleosa, que permite manter a maquiagem e ainda ajuda na proteção solar.

É um produto muito fácil de usar, perfeito para quem tem preguiça ou de passar protetor ou de passar base facial. Ele também pode ser usado como uma segunda barreira de proteção, por cima do seu FPS normal: uma ótima arma para a exposição do sol, especialmente se você tem manchas.

O que são protetores físicos e químicos e quando usá-los?

Ao escolher um filtro, geralmente nos atentamos apenas ao Fator de Proteção Solar (FPS), sem levar em conta as substâncias presentes nas fórmulas desses produtos.

Existem dois tipos de protetores: os químicos e os físicos.  Os protetores químicos reagem com a radiação ultravioleta do sol, atenuando os efeitos na pele. Já os físicos são formados por compostos minerais, como óxido de zinco e dióxido de titânio, que atuam como uma barreira que reflete os raios solares. Ou seja, os princípios químico e físico referem-se ao mecanismo de ação de cada protetor.

Dentro dessa classificação, podemos dividir os filtros solares em orgânicos (químicos) e inorgânicos (físicos), mas o importante é haver uma prescrição correta dos filtros que são ideais para a sua pele e características individuais. Muitas vezes, é preciso associar filtros químicos e físicos, e noutras, usar somente filtros físicos.

Para o rosto, recomenda-se aplicar uma quantidade equivalente a uma colher de chá cheia - isso quando falamos de filtros em loção ou em creme. Então, se você se expuser ao sol, essa é a quantidade que você deve usar.

Estudos atuais mostram que, para distúrbios de hiperpigmentação como o melasma, a proteção UVA é mais importante que o Sun Protection Factor (SPF), ou Fator de Proteção Solar (FPS). O SPF é simplesmente uma medida para verificar se o protetor tem condições de inibir a radiação UVB, isto é, o quanto ele protege em relação à ultravioleta B, e isso é percebido através de uma medida chamada dose eritematosa mínima.

A proteção UVB para pessoas que têm vitiligo, por exemplo, é muito importante, porque garante que não haja inflamação aguda ou queimadura superficial (vermelhidão após um dia de sol).

Contudo, se a pessoa quer amenizar o fotoenvelhecimento (processo causado pelo excesso de exposição solar) e o melasma - que são as principais questões da fotoproteção do dia a dia, em casa ou no trabalho -, é necessário dispor de uma proteção eficaz UVA, que deve ser mais ou menos um terço do seu FPS.

Os filtros que mais protegem em relação à radiação ultravioleta A são os inorgânicos (barreiras físicas), e por isso é tão importante o filtro físico para pessoas com melasma. Já para o câncer de pele, os dois filtros são muito importantes para proteger tanto de UVB quanto de UVA.

Importante destacar que não adianta ter um protetor com FPS 90 ou 100 se ele não tiver uma proteção eficiente contra ultravioleta A, isto é, não ter um filtro físico na sua composição. Caso isso aconteça, é necessário complementar com um filtro físico ou trocar o seu protetor de escolha.

Uma solução livre de polêmicas é usar filtros físicos no rosto e deixar os produtos químicos para o corpo quando se expuser ao sol. 

Protetor solar no rosto

Por quanto tempo dura a ação do protetor solar na pele?

O tempo de reaplicação é algo muito importante a ser observado. Não adianta passar o protetor solar em casa, sair para a praia ou outro lugar e voltar às 18h sem reforçar a aplicação. Após cerca de duas ou três horas, no máximo, o protetor já não faz nenhuma função, e aqui mora com um grande desafio, porque, em muitas vezes, a pessoa está em situações em que é impossível pegar o creme com base, colocar na mão, passar no rosto, lavar as mãos etc., como por exemplo, quando está no ambiente de trabalho.

Por isso, para essas reaplicações regulares, os filtros em pó e/ou em bastão são os mais indicados por serem muito práticos e eficientes.

Protetor solar antes ou depois do sérum?

A ordem de uso dos produtos é muito essencial para garantir uma proteção eficaz. Se o protetor solar for aplicado por baixo do sérum ou da maquiagem, não funcionará tão bem, porque ele deve ser sempre a última camada de tudo.

É muito comum a pessoa fazer todos os passos do skincare, passando o sérum e a maquiagem por cima do protetor solar. Dependendo do protetor aplicado, a pessoa inutilizará algumas das suas características e, se aplicar uma base por cima, a pessoa poderá até mesmo diluí-lo.

Além disso, o pó deve ser depositado (aplicado com batidinhas), com a certeza de que toda a pele foi coberta.

protetor solar FPS 30

Protetor solar em pó da CARE Natural Beauty

A CARE Natural Beauty é uma marca que busca transformar vidas através do consumo consciente de Beleza Limpa, com dermocosméticos de alta performance e ativos naturais em alta concentração.

Seu novo protetor solar em pó SunCARE Powder FPS 30 é multifuncional, tem a função de matificar o rosto e fazer o filtro físico. Além do mais, protege contra os raios solares UVB, UVA e da luz visível, e auxilia a prevenir queimaduras solares, o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce da pele.

O filtro possui textura ultraleve e fina, além de toque seco. Com ativos de origem mineral e natural, conta com uma combinação exclusiva de filtros físicos e poderosos antioxidantes.

 A coloração do pó foi criada para se adaptar aos mais diferentes tons de pele e é baseada na micronização (processo high-tech de redução das dimensões das partículas) de pigmentos inorgânicos e minerais. O produto se funde naturalmente ao tom da pele, esconde imperfeições e a deixa com acabamento impecável.

 O SunCARE Powder deve ser usado como finalização da maquiagem e ser reaplicado a cada duas horas para garantir uma proteção contínua.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.