Manteiga de Cupuaçu: o que é e quais são seus benefícios!

Manteiga de Cupuaçu: o que é e quais são seus benefícios!

A manteiga de cupuaçu já é muito conhecida na gastronomia brasileira, mas seus benefícios são tão amplos que, cada vez mais, ela passa a integrar produtos cosméticos.

Para saber tudo sobre a manteiga de cupuaçu, confira esse conteúdo no qual vamos falar sobre:

Ficou curiosa com esse super composto? Então vem com a gente!

Manteiga de Cupuaçu Orgânica, o que é?

A manteiga de cupuaçu é obtida das sementes do cupuaçuzeiro (Theobroma Grandiflorum), árvore nativa da região amazônica e parente do cacau.

A extração da manteiga de cupuaçu ocorre com meio da prensagem a frio das sementes que contêm cerca de 45% do óleo. 

São necessários três anos para que o cupuaçuzeiro comece a dar frutos e, posteriormente, são aproximadamente 12 por árvore. Dessa forma, um cultivo e uso conscientes são fundamentais para que haja equilíbrio com o ciclo da planta.

A manteiga de cupuaçu tem cor branca ou amarela clara e aroma adocicado, com temperatura de fusão de 35º, de forma que pode derreter em dias mais quentes ou em contato com a pele, facilitando sua absorção.

manteiga de cupuaçu

Quais são os seus benefícios?

Uma das propriedades da manteiga de cupuaçu que mais se destaca é a presença de ácidos graxos (ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico). Além disso, o fruto também é rico em vitaminas A, B1, B2 e C. 

O uso da manteiga vegetal em cosméticos deve-se às propriedades anti-inflamatórias, hidratantes, antioxidantes, emolientes e lubrificantes do composto.

A manteiga de cupuaçu pode ser usada na pele, cabelos, lábios e unhas devido ser um triglicerídeo que apresenta equilíbrio entre ácidos graxos saturados e insaturados.

Além dos ácidos graxos, o composto é rico em antioxidantes, polifenóis e fitoesteróis, promovendo benefícios como:

  • contribui para a retenção da água na pele;
  • auxilia em processos de cicatrização;
  • ameniza os sinais do envelhecimento da pele;
  • reduz irritações e inflamações cutâneas;
  • ajuda na hidratação e fechamento das cutículas capilares;
  • ajuda no controle do frizz e redução do volume dos cabelos.

Nos cabelos, o uso da manteiga de cupuaçu é indicado tanto na etapa de hidratação como de nutrição do cronograma capilar.

Suas propriedades resultam no aumento da umidade natural dos fios, melhorando a elasticidade que previne a quebra do fio. Além disso, ajuda na maciez e brilho dos cabelos.

A manteiga de cupuaçu está disponível em diferentes formulações para o cabelo, incluindo xampu, condicionador, pomada, finalizador e máscara capilar.

Benefícios da manteiga de cupuaçu para a pele

A manteiga de cupuaçu contribui para a absorção e retenção de líquidos pela pele, proporcionando equilíbrio hídrico e hidratação profunda da pele.

Esse extrato vegetal absorve raios ultravioleta (UV) dos tipos UVB e UVC que são danosos à pele; no entanto, não é possível calcular sua equivalência com produtos com FPS, não substituindo o protetor.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Apesar disso, ela pode compor fórmulas naturais visando reduzir os danos causados pelos raios solares UVA e UVB. 

A manteiga de cupuaçu também é uma aliada de pessoas com a pele sensível, pois tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, amenizando quadros de irritações e inflamações cutâneas, como eczema, psoríase e dermatite.

A característica emoliente da manteiga de cupuaçu faz com que ela nutra profundamente a pele ao mesmo tempo em que proporciona maciez e suavidade ao toque. 

O conjunto de ácidos graxos com polifenóis e fitoesteróis faz com que haja uma reposição adequada de lipídios, o que é particularmente benéfico em peles com tendência ao ressecamento ou danos externos, como intensa exposição solar.

As propriedades do ácido oleico ajudam na formação de uma barreira de proteção na pele, contribuindo para a construção da membrana celular e evitando a perda de água pela pele.

O polifenol atua como antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres, enquanto os fitoesteróis promovem equilíbrio hídrico-lipídico e acalmam a pele, principalmente se houver tendência às irritações.

Assim, a manteiga de cupuaçu pode ser usada tanto em tratamentos específicos, como em caso de pele rachada, machucada ou irritada, bem como ser utilizada preventivamente na rotina de cuidados para promover hidratação, nutrição e demais benefícios à pele.

Manteiga de cupuaçu orgânica na sua make

A manteiga de cupuaçu está presente em muitos cosméticos para a pele, mas uma novidade incrível é que ela também pode fazer parte da formulação de makes.

Nas formulações de batom da CARE Natural Beauty, a manteiga de cupuaçu orgânica ganha aliados nativos do Brasil, como a manteiga de cacau orgânica, óleo de açaí orgânico, cera de carnaúba, cera de candelilla, amido de tapioca, ácido hialurônico vegetal e esqualano de oliva.

O resultado é um batom hidratante e nutritivo com alta pigmentação e origem vegana. Além disso, a formulação contribui para amenizar linhas de expressão da região dos lábios.

Conheça aqui a coleção de Batons Veganos da CARE para uma make com manteiga de cupuaçu orgânica e uma formulação limpa e vegana.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.